quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

A São Silvestre da Amadora é espectacular! - Episódio 12

Eu e Isa, os únicos 4 ao Km presentes. Ao fundo o Obrigado da organização aos atletas,que nós quisemos captar para o transformar no nosso obrigado à fantástica organização!

Cada corrida tem a sua personalidade e gosto de todas. Mas há aquelas que nos tocam de maneira ainda mais especial. Um pequeno lote de que a São Silvestre da Amadora faz parte. Um evento que se aguarda com saudades mal termina uma edição.

Isto tudo pelo maravilhoso público, pelo percurso, pela história, pela organização, pelas actividades paralelas. Tudo somado tornam esta prova em algo mágico. Aliado ainda ao facto de estarmos a escassas horas de mudança de ano, o que cria um ambiente muito sui generis.
Daí, em 14 anos de corridas, ter participado pela 12ª vez. E só não foram 14 por motivos completamente impeditivos, pé partido em 2008 e operação em 2017. Só mesmo força maior pode afastar-me deste evento.

E é assim com festa que se termina mais uma época de corridas (sigo a época em termos anuais e não de calendário desportivo). E este ano fechou com uma contabilidade record. Se 2017 detinha o maior número de quilómetros realizados num ano (corridas e treinos somados), com 2.316,163 km, este ano quebrei a barreira dos 2 milhares e meio, finalizando com 2.512,692 km.
Este aumento tem uma explicação bem simples. Além de em 2017 não ter corrido nas últimas 3 semanas do ano pela operação, o que impediu também qualquer km por todo o mês de Janeiro 2018, este ano só tive uma paragem de 10 dias pela queda que sofri em Julho. Mas o factor maior foram, muito excepcionalmente, as três preparações para Maratona, ao contrário das habituais duas. E isso pesou muito nas contas finais.

Aqui na Amadora ainda não me sentia a 100% da constipação e ainda algo desgastado pela São Silvestre de Lisboa 3 dias antes e nessas condições.
Nas anteriores 11 presenças, o melhor foi de 52.08 em 2010 e o tempo mais alto de 58.27 logo no ano seguinte, 2011. De resto, a maioria anda ali pelo minuto 56.
O objectivo era dar o melhor que conseguisse, de preferência não ultrapassar os tais 58.27

Se é sempre importante aquecer bem, aqui mais o é e não só pelo frio que se fazia sentir desde que o sol desapareceu. Tem a ver com o facto de subirmos muito nos dois primeiros quilómetros, por isso é fundamental a pulsação já estar devidamente preparada.

Na crónica do Grande Prémio de Natal, queixei-me que não estava a subir como costumava pois se tenho treinado muito, a nível de subidas tinha descurado um pouco. Desde então tenho trabalhado nisso, até porque a próxima Maratona em Madrid sobe muito, e notei uma boa melhoria nessa subida inicial onde estive bem.

Depois veio a descida, especialidade que é o meu ponto fraco, e a expectativa centrava-se como iria reagir na famosa subida dos Comandos. E também cumpri satisfatoriamente! 
Nessa altura era já uma certeza que a marca seria abaixo dos 58.27 e deveria andar pelos 57 ou mesmo nos habituais 56.

Na subida dos Comandos tive a companhia por um bocado do Tiago Marques e do José Miranda que seguiram na 3ª e última subida, exactamente na que não fiz bem, ao contrário das anteriores duas.

Aí, na parte final, fui apanhado pelo Orlando Duarte que acompanhou-me no restante percurso. Para tal, teve que abrandar algumas vezes mas não só ajudou-me como se ajudou a si pois o Orlando não queria ir mais depressa por uma questão muscular.

Tal como em 2015, tive o prazer de cortar a meta com o Orlando Duarte, um nome grande e um Senhor no nosso Atletismo. Muito obrigado, Orlando, pela ajuda!

O tempo foi, uma vez mais aqui na Amadora, na casa dos 56 minutos, 56.18
Curiosamente, fiz no espaço de três dias duas São Silvestres com a diferença de 1 segundo. Em Lisboa 56.19, Amadora 56.18

Pelo 3º ano consecutivo, bateu-se o record de classificados. Após os 1.295 de 2015, 1.460 em 2017, 1.599 em 2018 e ontem 1.810
Mais uma vez, e como sempre, super organização da HMS!


Com a Isa, Dora, Carlos Cardoso e Orlando Duarte após a meta
E agora com o Tiago Marques
Hoje é dia de repouso, amanhã inicia-se o meu 15º ano de corridas. 
Como sempre, o objectivo é correr com o mesmo prazer e felicidade que sinto desde que entrei neste maravilhoso mundo. Os dois grandes desafios, para os quais já estou inscrito em ambos, são a Maratona de Madrid (26 de Abril) e a Maratona de Málaga (13 de Dezembro).

Termino desejando a todos um excelente 2020. O melhor que se pode pedir, é daqui a um ano continuarmos todos por cá e de boa saúde!




Já após a prova com o Vitor que não pode participar por estar a trabalhar mas ainda chegou a tempo de assistir ao final

12 comentários:

  1. Caro Joao,
    Mais uma grande prestação na última prova do ano.
    Parabéns por isso mas, acima de tudo, parabéns redobrados pela grande vontade em te superares continuamente o que não é nada fácil manter a chama sempre acesa.
    Gr abraço e ótimo 2020 para ti e para os teus e, claro, sempre a 🏃🏃🏃🏃
    Mike

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike! Um abraço e um excelente 2020 :)

      Excluir
  2. Ainda não foi este ano que me estreei na Amadora, mas talvez para o ano :) O certo é que cada relato que leio, fico com mais vontade!

    Parabéns pelos teus tempos, não só nas duas São Silvestre, mas também pelo número de quilómetros corridos este ano. São um excelente reflexo da tua motivação e foco no treino :)

    Que venha 2020 e que venham mais duas Maratonas para ti!

    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo teu desejo :)

      Muita atenção em relação a experimentares a Amadora: Depois da primeira vez, não mais queres faltar! Estás avisada :)

      Um beijinho e tudo de bom neste 2020 :)

      Excluir
  3. Acabar o ano em grande! Um abraço e um excelente 2020, venham mais quilómetros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipe e um excelente 2020 para ti e todos os teus!

      Um abraço

      Excluir
  4. Não há melhor forma de terminar o ano! Esta prova é perfeita! Percurso duro e variado e depois aquele público espectacular e incansável no apoio aos atletas.

    E está mais uma no currículo =)
    E em 2019 fizeste uma brutalidade de quilometros!

    Estás de parabéns, pela amizade, dedicação e persistência.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa, mas por falar em brutalidade de quilómetros, eles foram repartidos mas olha que conheço um casal, bem simpático por sinal, que só num dia fez mesmo uma brutalidade de Km, eh eh

      Quanto à amizade, é fácil quando se tem amigos assim :)

      Beijinhos e força para um 2020 inesquecível! :)

      Excluir
  5. Grande João … tens toda a razão, a SS da Amadora é especial!!! É pena ser tão longe para mim .. mas sempre que puder aí estarei.
    Quanto a ti, mais uma ano finalizado em grande … desejo que 2020 te traga muitos e muitos km felizes, como sempre desejo a todos, sem lesões porque o resto vem por acréscimo. Grande Abraço e vemo-nos por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso é o melhor desejo que, naturalmente, retribuo!
      A São Silvestre da Amadora é a São Silvestre da Amadora e está tudo dito pois quem já lá esteve compreende, quem nunca esteve, só indo compreenderá :)

      Grande abraço

      Excluir
  6. Tenho pena de este não ter estado na Amadora, mas temos que gerir o corpo para não nos desgastarmos em demasia nestas são silvestres todas.

    A Amadora é realmente especial e é talvez a prova mais gozo me dá fazer. Acabamos o ano de coração cheio!

    Um excelente 2020 João! Um grande abraço

    ResponderExcluir