sábado, 28 de dezembro de 2019

Na festa que é a São Silvestre de Lisboa

A equipa 4 ao Km (eu, João Cravo, Isa e Vitor)

Foi mais um grande final de tarde de Atletismo com a 12ª São Silvestre de Lisboa a contar com 10.112 classificados, o que é apenas a 7ª vez que em Portugal se quebra a barreira dos 10 mil. As 5 primeiras vezes entre 2015 e 2017 e, após um 2018 sem qualquer, este ano já temos duas, a Meia de Lisboa e agora a São Silvestre de Lisboa.

Especial realce para duas situações. A percentagem de atletas femininas, 33,1% (3.346 entre 10.112) o que dá um terço, o que é uma marca muito boa no panorama nacional (nas minhas primeiras corridas em 2006, essa percentagem andava entre os 3 e 6%). Ainda falta para o ideal 50% mas a coisa vai-se compondo. 
A outra situação é a sempre curiosa guerra dos sexos, em que as atletas femininas de elite partem à frente com a distância temporal igual à diferença entre o vencedor masculino e feminino do ano transacto, para ver quem chega à frente. Até esta edição registava-se um empate a 5-5. Quem desempatou? Ninguém! Os vencedores de cada género, Jéssica Augusto e Adel Mechaal, chegaram à meta ex-aequo de mãos dadas. Uma muito bonita atitude de elevado desportivismo!
Actualização: Por uma questão de photo-finish, a vitória foi dada aos homens que assim passam a 6-5.

Aqui ainda uma hora antes da partida, a tomarmos o pulso ao ambiente
Sobre a minha corrida, foi melhor do que receava pois desde meio da semana que ando constipado. Nada de gripe, apenas constipação mas isso afecta o, digamos, "carburador" que é o nariz. E o meu receio era a subida da Avenida da Liberdade pois numa subida mais necessário se torna que o ar entre e saia bem.

Foi importante o aquecimento para fazer subir a pulsação e adaptar-me a esta questão respiratória.
Partimos na 2ª de 3 vagas e correu-se bem no início. Pelotão com muita gente mas sem afectar significativamente o ritmo. Talvez na 3ª vaga isso tenha sucedido por serem mais atletas. 
Sou alto defensor deste sistema de partidas por vagas pois tal permite um melhor fluxo e qualidade de corrida.

Já na zona de partida
As primeiras centenas de metros foram a controlar para as pulsações não subirem rápido demais e depois entrei no ritmo limite para a situação, agradado com o facto de a respiração não estar a afectar muito. 

E assim fui até chegar ao quilómetro 7 e iniciar a subida da Avenida da Liberdade. Esse era o meu medo pelo que a constipação poderia afectar mas, felizmente, acabei por fazê-la relativamente bem.

Quando estava a passar pelo balão do 8º km, fui ultrapassado pelo Carlos Cardoso, e essa foi uma enorme medalha, ter conseguido estar 8 quilómetros à frente do grande Carlos Cardoso. Sim, sim, eu sei que ele está a vir duma lesão e que até partiu na 3ª vaga, mas deixem-me "vaidosar", eh eh

Feita a rotunda do Marquês, altura de começar a descer e, ao passar no balão do km 9, iniciar a contagem para a classificação especial do último km, onde dei o que podia.

Se antes da prova, e devido à constipação, apontava apenas para baixar da hora, acabei por registar 56.19, o que foi bastante satisfatório. Mesmo assim, sinto que fiz um esforço maior do que no GP de Natal onde marquei menos 3.32. A respiração sempre se manifestou nalguns quantos segundos por km... 

No GP Natal o último Km foi em 4.35, hoje marquei 4.37 em idêntico percurso. No entanto, nessa classificação registei um salto em relação à geral. Na geral fui 4.430 em 10.112 (sim! claramente na 1º metade!) e na classificação do último km melhorei 347 lugares (4.083º). No escalão é que não consegui entrar na 1ª metade por pouco (238 entre 468).

Falta apenas uma prova para dar por terminado 2019. E qual a melhor para acabar em beleza? Claro! Só pode ser a mítica São Silvestre da Amadora, um dos sempre mais aguardados eventos em cada ano! 
Também ela organizada pela HMS, como hoje, o que é sempre uma garantia de alta qualidade e profissionalismo!



E após a prova. Os sorrisos dizem tudo, não é verdade?

8 comentários:

  1. De salientar sempre o mais importante das provas, o espírito de amizade e alegria =)

    Fizeste um bom tempo face aos constrangimentos nasais. Somos 4 ao km e não é cá uma constipação que nos manda abaixo! =)

    Venha a mais especial de todas, a Amadora!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sim, amizade é o mais importante!

      Deitar abaixo? Seria preciso muito mais! :)

      Beijinhos, parabéns pela vossa prova e até à Amadora!

      Excluir
  2. Caro João,
    Pois é, com o nariz totalmente entupido, e fazer esse tempo final !!!
    E então terminar o último K a 4.37, o que é?
    Grande forma, grande forma para dizer adeus ao 2019.
    Parabéns, ...... ai que lá vou dizer o que "não gostas" ....... parabéns ohhhhhhh Carlos Lopes (não resisti :)
    Gr abraço
    MIKE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não. Dizer adeus a 2019 é mesmo nas últimas horas na São Silvestre da Amadora :)

      Grande abraço e um excelente 2020 para ti, Teresinha e todos os vossos

      ps - Estavas à espera que respondesse ao "Carlos Lopes"? Eh eh

      Excluir
  3. Muitos parabéns por mais uma bela prestação!
    E desejos de optimas entradas em 2020!

    ResponderExcluir
  4. Hehehe … olha, gostei muito desta São Silvestre :) … e como sempre um gajo põe-se na converseta e fotos nada ;)
    Bem … mais uma prestação de bom nível … pareces um relógio suíço :)
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh, por acaso foi, as duas com uma diferença dum segundo!

      Grande abraço

      Excluir