domingo, 8 de dezembro de 2019

Na Meia dos Descobrimentos em memória dum grande amigo


Querido amigo Nuno!

Lá fizemos outra corrida juntos. Esta diferente, sem ser fisicamente após a chocante mas receada notícia de 2ª. Hoje foste sempre a acompanhar-me mentalmente. E conversámos, conversámos muito, recordando vários episódios.

Como a primeira vez que falámos. Estava eu com a Sandra na única vez que fui treinar com ela para o Jamor e vi o Luís acompanhado por alguém que eu não conhecia, tu. E quando disse que ia fazer os Trilhos de Monsanto, assustaste-me com a descida que lá havia. Mas fui à mesma numa das raras presenças em trilhos, antes de descobrir que não tinha jeito para esses percursos, tal como tu. Foi a primeira vez que tu e a Sandra se viram mas não se ligaram. A faísca foi no ano seguinte.

E no dia a seguir a terem começado tudo, quiseste fazer comigo a 1ª Corrida do Sporting (2011) para ajudares-me a baixar dos 50 aos 10, algo que vinha a perseguir há quase 5 anos. Prescindiste da tua corrida, numa altura que não corrias mas sim voavas (36 aos 10 e 2.54 em Maratona!!!) para ajudares esta tartaruga. Mas eras assim, bondoso e sempre pronto a ajudar.
Não deu nesse dia, apareci com uma valente constipação (e ainda demoraria mais 5 anos a alcançar esse feito) mas recordo com uma ponta de vaidade o sprint que fizemos para a meta e que tanto te surpreendeu. E essa é uma doce medalha, ter surpreendido alguém que era conhecido pelos amigos como a Gazela!

Na Meia de hoje, a dos Descobrimentos, estamos a percorrer uma parte do que foi a minha 1ª Maratona e a quem tanto a devo pela tua fundamental ajuda. Sempre fiquei com a sensação que abusei de ti nesse dia. Estava combinado acompanhares-me nos primeiros 21 e ficavas no Cais do Sodré. Mas a parte que receava era exactamente do Cais do Sodré até Algés e volta. Pedi-te mais ajuda e tu, incapaz de dizeres não a um pedido dum amigo, lá foste até passarmos novamente pelo Cais do Sodré, já aos 35. E que cansado estavas! Quem está de fora pode ficar surpreendido com o teres 2.54.01 em Maratona e ficares cansado daquela forma por 35 lentos. Mas, não só ires a esforçar por correr o que era devagar para ti, mas principalmente o estares tanto tempo (4 horas) a correres o que nunca tinhas feito. É que despachavas a coisa num instante... 
E no final, deste-me um belo quadro pintado por ti, com todo o imenso jeito que sempre tiveste! Há coisas que ficam bem gravadas no coração.

E Sevilha 2014? Um dia tão feliz para todos e onde, apenas 3 meses a teres sido operado a um joelho, levaste a tua querida Sandra a estrear-se de forma brilhante numa Maratona! Que dia mais fantástico! 

E o que dizer de Paris 2015 onde fomos surpreendidos, quando saíamos do apartamento para ir para a partida, com a vossa presença? Foram de propósito a Paris para nos apoiar!!! Como esquecer coisas destas? 
E o episódio da gorda nessa Maratona? Se fiz uns muito bons 35 km iniciais pelas ruas da mais bela cidade, na Maratona que era o meu sonho, por causa dos dois dias anteriores, dei um berro que se ouviu na Cochinchina. E tu, ali em pleno Bosque de Bolonha, a quereres dar-me alguma injecção de energia e ao veres um pouco à minha frente uma atleta mais "envelopada", a gritares "Olha a gorda, João! Não vais ficar atrás da gorda!" e eu, já mais que nas lonas, a gritar-te, já meio afinado "Quero lá saber da gorda!". O que nos rimos depois e em qualquer dos momentos que recordámos esse episódio que só passando por ele!

E com tudo isto, chegámos à meta de hoje. Sem estar em forma para tal, e após uma semana muito difícil, deste-me a força necessária para realizar um tempo impensável para o momento actual, 1.58.39. Esta marca é tua!

Tanto falámos nesta Meia mas mesmo assim ficou para trás tanto episódio de tão sã amizade que tive o enorme prazer de partilhar com alguém tão bondoso, puro e isento de qualquer tipo de maldade. Se toda a gente fosse como sempre foste, o mundo era um verdadeiro paraíso! 

Até sempre, grande amigo Nuno, continuarás bem vivo nos nossos corações e perpetuado num casalinho maravilhoso!

(Um abraço do tamanho do mundo para o João Ricardo que consagrou esta corrida a ajudar-me a alcançar o objectivo de sub 2 horas para poder dedicar ao Nuno. Muito obrigado por toda a ajuda, João, e por teres sempre feito acreditar que era possível!) 

Pequeno e resumido álbum de recordações dos episódios aqui narrados:


Na 1ª corrida que fizemos juntos, a 1ª do Sporting no tal sprint que me orgulhou


A "selfares" na minha 1ª Maratona, enquanto eu ia em esforço


O tal quadro que me ofereceste no final da minha 1ª Maratona. O estarem 8 gatos não é por acaso, era quantos tinha na altura. Tinhas um jeito e criatividade fantásticos. E ambos apaixonados por BD (da boa!) 


No histórico dia de Sevilha 2014 
Teu desenho alusivo à minha 1ª prova internacional (Sevilha 2014)

Antes da partida de Paris 2015 no dia da grande surpresa!


Aos 38 em Paris, devias estar a preparar-te para gritar por causa da gorda! (eu já vinha torto!)
E além da surpresa em Paris, ainda fizeste mais um desenho!

16 comentários:

  1. Que mais dizer amigo?
    Já estou de lágrimas nos olhos.
    O Nuno era mesmo um grande amigo, capaz de grandes gestos de bondade e amizade. Um ser humano muito especial. Vai estar sempre nos nossos corações!

    Parabéns pelo excelente tempo! Sub 2h! Acredito que hoje tivemos um empurrão do Nuno.

    Muitos beijinhos amigo e que possamos correr por muitos mais anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que ele nos foi a empurrar!

      Grande beijinho

      Excluir
  2. Agridoce meu caro, agridoce.

    Faz parte da vida mas custa sempre muito.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Linda homenagem, João. Li e saboreei cada uma das tuas palavras e imagens. Mas não fiquei surpreendido porque, como dizes, o Nuno era mesmo das pessoas que "se o mundo fosse feito de pessoas como ele, seria muito melhor". Grande abraço. João.

    ResponderExcluir
  4. Lamento muito a tua perda, João. Perdeste um amigo especial, mas acredito que não podias ter encontrado melhor forma de o homenagear do que com o tempo que fizeste ontem.

    Um grande abraço e um beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Caro João,
    Diz-se que há imagens que valem mais que mil palavras.
    Mas, como tudo na vida, há sempre exceções.
    Acabas de provar que a tua escrita é um belo hino á amizade.
    Gr Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
  6. Descrição do que é um amigo.
    Parabéns João!

    ResponderExcluir
  7. Bela homenagem João!! Um grande e forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Que homenagem João. Quem dera a muitos ter um amigo assim.

    Um grande abraço e força

    ResponderExcluir