domingo, 26 de janeiro de 2020

Mais vale tarde...

Já deveria ter vindo aqui escrever como tem sido o plano para Madrid, iniciado a 2 de Janeiro. 
Já deveria ter vindo aqui escrever como foi a Corrida com os Campeões no dia 11. 
E porque não os vim aqui relatar? Porque não aconteceram.

No dia que o plano deveria ter arrancado (dia 2) apareci com uma gripalhada que foi não só forte, como prolongada. Há 6 anos que não tinha uma assim e isso obrigou-me a parar toda a primeira quinzena do mês. Inclusive falhando a Corrida com os Campeões. E para quem me conhece, para eu falhar uma prova, é que a coisa não estava mesmo nada bem.

Finalmente, dia 16 recomecei os treinos, em jeito de recuperar primeiro a forma, não só após uma paragem como, principalmente, pelo que deitou abaixo. 

Treinei 16, 17, 19 e... parei novamente. Uma dor ao redor do joelho esquerdo. Não no joelho mas à sua volta. 

A coisa não passava e fui à osteopata. Em virtude dos fortes ataques de tosse que tive naquele período (e diga-se de passagem que a tosse ainda não passou completamente, imaginem!), terei dado um jeito nas costas que foi implicar com um tendão que passa ali pela zona da pata de ganso e acabei por formar um quisto ceroso que a osteopata Paula Almeida conseguiu dar cabo dele.

Assim, e espero que definitivamente, regressei ontem aos treinos. Ontem em modo de apalpar terreno para ver como a coisa está e hoje a tentar ir reganhando forma. Apenas espero que os estragos feitos nessa zona não tragam mais consequências.

A Maratona de Madrid é de exactamente hoje a 3 meses. 3 meses é o tempo ideal para preparar uma distância destas. No entanto, primeiro tenho que readquirir a forma, prevendo 3 semanas. Depois, poderei iniciar o plano, numa altura que faltarão 2 meses e 1 semana. Muito curto para mim, portanto terei que adoptar um plano de contingência. É curto mas é o que há. E mais vale começar tarde do que não começar. Desde que não haja mais complicações, a coisa faz-se (ou tem que se fazer!).

Entretanto no treino de hoje, estreei os meus novos companheiros de corrida, Adidas Solar ST 19, a continuação dos Supernova, linha que uso desde 2009 e que são os ideais para o meu estilo de passada.    
Serão eles a levarem-me à meta madrilena.


19 comentários:

  1. Agora o importante é recuperares a forma aos poucos e até Madrid tens muito tempo =)
    Que os teus novos companheiros te dêem muitas e boas corridas =) E claro que te vão levar até aquela meta madrilena.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa mas infelizmente a coisa complicou-se e estou parado.

      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  2. Bom, antes de mais espero que já estejas melhor e que continues a recuperação.

    Depois, é fantástico como o nosso corpo é uma máquina integrada.

    Neste caso, infelizmente.

    Depois, tens certeza das Solar?
    É que as ST costumavam ser a gama com mais apoio a pronadores, enquanto que as Supernova "só" eram as neutras.
    https://www.adidas.pt/search?q=solar&multi_age_gender=homem&sport=running

    Se bem que a Adidas foi sempre uma confusão com as denominações...

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado jnr mas infelizmente a coisa complicou-se e estou parado.

      Sim, tenho a certeza. O Solar é igual ao Supernova

      Um abraço

      Excluir
    2. Bolas, não era essa a resposta em relação ao teu estado que queria ler.

      As melhoras.

      Excluir
  3. Caro João,
    É, "um mal nunca vem só" mas, também dizemos que " não há bem que sempre dure nem mal que nunca acabe".
    Trocando por miúdos, o que é importante é que já tás pronto pra iniciar os treinos pra maratona de Madrid e tens esses pneus ultra leves á espera de serem calçados.
    Siga.
    Bons treinos e nada daquelas tosses que só atrapalham
    Gr abraço e mts 🏃🏃🏃🏃🏃🏃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mike mas infelizmente não estou pronto para iniciar a aventura Madrid pois a coisa complicou-se, estou parado e sem perspectivas de quando regressar.

      Um abraço

      Excluir
  4. Muitos e bons km com as novas companheiras. Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos mas esses km só quando puder regressar. A coisa complicou-se e estou parado.

      Um abraço

      Excluir
  5. Ánimo! Ánimo!

    Toca a dar uso às novas pantufas e a tentar minimizar o mais possível os estragos. Se uma maratona é feito de coração e cabeça, isso não te falta. Não tenho dúvidas :)

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inês. Sim, uma Maratona é feita de coração e cabeça mas também o fisico tem que estar apto para correr, o que não é o caso.

      Beijinhos

      Excluir
  6. Usei muitos Sequence e Supernova porreiros. Esses são giros, os meus últimos ST parecem uns sapatos ortopédicos :\ Bons treinos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo desejo de bons km mas estou parado.

      Um abraço

      Excluir
  7. Companheiro

    bons treinos para Madrid, com a tua experiência a coisa vai lá, força.
    Abraço,
    António Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado António mas a coisa complicou-se e estou parado.

      Um abraço

      Excluir
  8. Olá João.

    Espero que não haja mais "azares", e que os treinos corram bem, para ires cheio de força espalhar magia pelas ruas madrilenas. ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ligia mas sim, houve mais azares e estou parado desde a altura deste artigo e ainda sem previsão de poder retomar... Isto está complicado

      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  9. Oi João. A data da Meia de Bragança afinal é em Março e não Maio. https://www.mdb.pt/noticia/inscricoes-para-i-meia-maratona-de-braganca-abrem-esta-semana Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Não ligues João. Eu é que li mal. É mesmo em Maio. :\

    ResponderExcluir