domingo, 16 de setembro de 2018

20 maus*

* Até poderia ter colocado como título "João e os 20 maus" que ficava mais semelhante ao "Ali Babá e os 40 ladrões", mas como os 20 foram km e não pessoas, ficou assim...

Aqui estou de regresso à escrita após uma ausência de duas semanas por uma boa causa como o são as férias.

Foram duas óptimas semanas, muito descansadas em terras algarvias já calmas após o rebuliço que por ali são sempre Julho e Agosto.

Os treinos foram dia sim dia não, e cumpri com tudo o que tinha planeado. E três deles foram na pista de Cross das Açoteias onde em 2010 decorreu o Europeu de Cross que consagrou Jéssica Augusto como campeã europeia, num evento que tive o prazer de presenciar in loco. 

Num desses treinos fui acompanhado num km por Miguel Fonseca de Coimbra que me reconheceu daqui do blogue.

Noto que a resistência continua a estar minimamente satisfatória, o mesmo não se passa com a velocidade que está muito fraquinha desde os problemas entre Maio e Julho.

De regresso a casa, fiz um longuito, ontem já de noite. Estavam planeados 24 mas antes do arranque já tinha decidido encurtar para 20. Isto porque dois dias antes tinha, inadvertidamente, comido qualquer coisa com lactose. Problemas de comer fora e por mais cuidado que se tenha, pode haver qualquer coisa encoberta o que foi o que sucedeu. E como a minha intolerância está no máximo...

Assim, estava com a barriga muito inchada, pesada e com cólicas, além da disposição geral ficar naturalmente afectada.

Tudo isto redundou num treino muito complicado e difícil, onde os quilómetros estavam muito longos e nunca mais conseguia ver o fundo ao tacho. 
Basta dizer que estes 20 km aproximaram-se das duas horas e meia para se constatar a desgraça que foi!!! 
Único ponto positivo, o ter aguentado até ao fim.

Passando esta crise, que costuma durar até uns 3 dias, e hoje está melhor, tudo voltará ao normal. E por falar em voltar, no domingo irei regressar a uma corrida (a anterior foi em Pombal final de Julho), com a clássica Corrida do Tejo.

Entretanto não quero terminar sem falar no dia histórico que hoje foi para o Atletismo, com novo record mundial de Maratona. Local? Berlim... pela 8ª vez na sua história, sendo a 7ª consecutiva!

E se bater um record mundial é sempre brutal, o que dizer quando o é por 1 minuto e 18 segundos?!? Efectivamente, as 2.02.57 que Dennis Kimetto tinha registado em 2014, baixaram hoje, por Eliud Kipchoge, para 2.01.39!!! Média de 2.53,0 por km!!!

Já vamos no minuto 1!!! Sempre disse que gostava de ainda ser vivo no dia que se baixassem das 2 horas. Pois hoje foi dado mais uma forte aproximação. 
Como me recordo do record mundial do Carlos Lopes em 1985 com 2.07.12! Tempo que agora está em 468º na relação de tempos de sempre...

Entretanto Carla Salomé Rocha bateu o seu record pessoal, passando de 2.27.08 para 2.25.27 e passando de 8ª a 7ª melhor portuguesa de sempre. Durante a semana publicarei o top10 nacional actualizado. 
Até lá, uma boa semana a todos!

14 comentários:

  1. Foi um prazer poder dar uma volta naquela mítica pista com tão ilustre companhia. Uma coincidência de data/hora/local quase tão difícil de acontecer como ver um record do mundo na Maratona com esta categoria. Continuação de bons treinos João! Miguel Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma feliz coincidência. O prazer foi meu!
      Um abraço e boas corridas! :)

      Excluir
  2. Já dizia alguém e eu concordo: Treino mau é aquele que não se faz.

    Mas de facto nessas condições não podias fazer nada de jeito. As melhoras e o próximo será BOM, mesmo bom, vais ver.
    Beijinhos e até ao Tejo no domingo talvez? (eu vou)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana, assim o espero :)

      Beijinhos e até domingo

      Excluir
  3. Este mau só aconteceu para que os outros saibam mesmo bem :D

    Se tivesse corrido mal por outros motivos, directamente ligados à corrida, eu ficaria preocupada. Assim sendo, como foi por algo que não tem nada a ver e que até já melhorou entretanto, resta-me dar-te os parabéns por, mesmo no meio de tanto desconforto, teres aguentado esses longos 20km!

    Bons treinos e boa semana :) Um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Inês!

      A minha preocupação é se tal sucede nas vésperas de Valência ou Sevilha. Aí, a minha alcunha é o Tou Arrumado...

      Beijinhos :)

      Excluir
  4. Caro João,
    só a tua grande capacidade mental te permirte vencer quando o corpo não quer.
    Mts parabens.
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike! Tem dias...

      Grande abraço e tudo a correr pelo melhor

      Excluir
  5. Que saudades de também não falhar um treino nas férias :( Um mês depois do regresso é cedo de mais para dizer que preciso de férias? eheh Boa prova no Tejo!

    ResponderExcluir
  6. Sabes bem que concluir estes treinos complicados é muito importante. Sigaaaa …
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas ter confiança é muito importante e essa anda fraquinha

      Um abraço

      Excluir
  7. Treinas físico e treinas o mental. Por vezes um sai mais treinado que o outro. Daqui a um par de dias já estarás fino!

    bjinhos

    ResponderExcluir