quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Tentar Cascais ou tentado por Cascais


Será possível concluir a Meia-Maratona de Cascais com apenas 10 dias de treino e após uma paragem forçada de 7 semanas devido à intervenção que tive?
Domingo responderei.

Sempre gostei dos 20 Km de Cascais, nos quais participei por 9 vezes, mas sempre dizendo que deveria ser Meia-Maratona.
Tal sucedeu no ano passado mas onde estive apenas como espectador por ter disputado a Maratona de Sevilha uma semana antes.

Este ano seria a 2ª falta consecutiva mas a partir do momento que as operações correram tão bem e se colocou a hipótese do regresso a 1 de Fevereiro, comecei a sonhar com a participação, consciente das dificuldades devido à paragem.

A grande dúvida era, além de ter ou não luz verde no dia 1, se seria desaconselhado  do ponto de vista clínico realizar tão cedo uma Meia.

O meu médico é, felizmente, também maratonista e tem plena consciência do que é correr. E a sua resposta foi: "Do ponto de vista clínico não há qualquer problema. A partir do momento que lhe digo que pode correr, pode fazer a distância que quiser, à velocidade que quiser, séries, etc. Agora se consegue fazer uma Meia com apenas 10 dias de treino após esta paragem, esse problema já é seu. Clinicamente não há qualquer entrave".

Optei por decidir após uns quantos treinos para aquilatar da possibilidade, e dado que aceitam inscrições até à véspera da prova.
Foi por isso que no artigo anterior, após a relação das provas em que me inscrevi, acrescentei. "Mas... vamos ver se haverá mais qualquer coisa...".

Ora acontece que se o primeiro treino pós-regresso correu muito bem, os seguintes não. Se a bicicleta estática e caminhadas ajudaram a manter a parte respiratória em condições, os músculos trabalhados são diferentes e não sofrem com os impactos. E aí é que a coisa está mais custosa.

No domingo experimentei um treino de 13 km e as sensações não foram boas. Marquei uma hora e 32, média de 7.07, o que prova que arrastei-me. Apenas como curiosidade, dado que as circunstâncias não são de modo algum comparáveis, o meu record aos 15 é de 1.16 e agora fiz 1.32 em 13 km, provando-se como a forma é volátil. São 2 minutos ao km.

Mas isso já sabia e participar na Meia será sempre sem a mínima preocupação com marcas pois com o meu actual ritmo de tartacol (para quem não sabe, tartacol é uma mistura de tartaruga com caracol) não dá a mínima chance para o que quer que seja.

Findo esse treino de 13, concluí que não estava em condições para enfrentar uma Meia. Pode-se alegar que 13 já estavam, faltavam só mais 8 mas àquele ritmo, 8 é perto duma hora e se me custou o que custou chegar ali, como aguentaria mais uma hora?

Mesmo assim decidi adiar a decisão à espera duma melhoria significativa durante a semana.
A melhoria não foi significativa mas sabemos que por vezes o ambiente de corrida produz grandes alterações.

Posto isto, decidi ir baseado na teoria do "e se?". Entre não tentar e ficar com a dúvida se seria possível ou não, ou ir tentar, ficando muito feliz se conseguir ou sem qualquer mágoa de ter que ficar pelo caminho com a consciência que ao menos tentei, prefiro nitidamente o ir tentar.

Assim, domingo alinharei à partida, adoptarei conscientemente uma toada de sobrevivência e logo verei até onde conseguirei ir.

Há quem possa chamar precipitação, eu chamo de paixão. Quero muito fazer esta prova e vou tentar. Mas sempre sem pôr nada em jogo.

Domingo logo relatarei o que saiu. E como foi a primeira corrida com os meus novos sapatos adquiridos ontem e rodados hoje de manhã.

Quais são? Ora essa pergunta é fácil de responder. Desde 2009 que apenas uso Adidas Supernova. Nos primeiros anos tive vários problemas nos pés até se descobrir qual o calçado ideal para mim, cessando de imediato esses tais problemas. Desde então, e já lá vão 9 anos, é sempre este modelo. Ou melhor, a evolução que o modelo vai tendo.

Aqui estão eles: 




São ou não são bonitos e a darem vontade de muito palmilharem?

8 comentários:

  1. Talvez seja cedo, sim. Mas tens o ok médico e percebo-te perfeitamente. Além disso, sei que és das pessoas mais conscientes que por aqui anda, e respeito-te e admiro-te muito por isso, pelo que não tenho qualquer dúvida de que, se algo não estiver bem, não terás problemas em abrandar, parar ou mesmo desistir. Vais sem pressão e com uma motivação enorme, depois de tanto tempo parado, por isso, acredito que vá correr bem 😊

    Também vou lá estar, também no meu ritmo de tartacol… Havemos de nos ver, certamente 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havemos de nos ver, sim :)

      Beijinhos, muito obrigado e bom "estágio" até domingo

      Excluir
  2. Muito bom o regresso, João.

    Ainda tive para me inscrever, um pouco como tu, esperar até à ultima mas eu não estou de todo em forma para o fazer.

    Mas vou ver se desta vez consigo ir fazer claque :)

    Estive a ver as fotos do treino de 30 km para a tua 1ª maratona, a cor das Adidas é quase igual :)

    Portanto, está tudo alinhado para que seja mais um belo par para te fazer muito feliz a fazer o que gostas.

    Abraço e se não nos virmos, bom regresso à competição.

    PS: essas em verde, não ? ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era bom vermo-nos para ficarmos a conhecermo-nos pessoalmente.

      Quanto aos sapatos, eu não escolho a cor, a cor é que me escolhe. Ou por outras palavras, é a cor que há actualmente em stock para o modelo.

      Um abraço e, espero, até domingo

      Excluir
  3. Coração grande, esse o teu!
    Acho que se fizeres a corrida em modo gestão, vais cortar a meta!

    Beijinhos e boa Meia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Há que acreditar, lutar e resistir :)

      Beijinhos

      Excluir
  4. Só ter visto isto depois de saber o resultado final é batota? As Supernova estão na minha "wishlist", mas ainda não as consegui apanhar em bom preço.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batota? Não... :)

      Bom preço para as Supernova não é fácil...

      Um abraço

      Excluir