terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

8 anos


A 20 de Fevereiro de 2010 nascia este blogue, fruto da necessidade de colocar em palavras o que as corridas me transmitiam. 

8 anos depois, por cá continua e continuará enquanto eu por cá andar.
Muitos bons blogues têm ficado inactivos por os seus donos terem passado a documentar as suas corridas no Facebook. É uma opção, como tantas outras, mas prefiro esta forma, muito mais duradoura e não do imediato de hoje que está esquecido na cronologia do amanhã.

Para mais, por ter uma grande dívida de gratidão com este blogue que me permitiu conhecer pessoas fantásticas que, doutra forma, os nossos caminhos talvez não se tivessem cruzado. E são tantas, número que, felizmente, continua a aumentar.

Dito o mais importante, as emoções, vamos às minhas sempre presentes estatísticas.
Até ao momento, 1.617 artigos publicados, 3.033 fotografias colocadas e 11.431 comentários recebidos.
O número de visitas cifra-se em 591.578, às 17 horas de ontem.

Este blogue veio na sequência da minha página Joaolima.net, iniciada a 14 de Maio de 2009 e, especialmente em virtude do calendário e histórico de provas, regista o número de 3.391.285 visitas.
Somadas as duas plataformas, temos assim 3.982.863 visitas, quase, quase nos 4 milhões o que muito me satisfaz e orgulha.

Como através da plataforma blogue não consigo ter dados de todos os países que já lá entraram, apenas o tenho pelo site. E o que mais me espanta é que já recebi visitas de 204 países / estados / principados / regiões autónomas! Já faltam poucos...

Para verem todos esses países, distinguidos pelo seu código de internet, e ordenados pelo número de visitas, cliquem aqui

Tem sido um prazer ter-vos desse lado. Muito obrigado!

44 comentários:

  1. A minha primeira referência no mundo dos blogs, e acredito que de praticamente toda a gente que se iniciou neste mundo. Concordo em absoluto contigo em relação à questão Facebook VS blogs. Parabéns pelos 8 anos e que continues por muito mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipe mas há grandes referências bem mais antigas que o meu (Ana Pereira, Fernando Andrade, Jorge Branco...)

      Em relação ao Facebook, o problema é que, enquanto no blogue se queremos ler algo de há 3 anos é só ir à barra do histórico, no Facebook é preciso uma enorme dose de paciência para lá chegar. Porque cada um tem a sua filosofia.

      Um abraço e óptimas corridas!

      Excluir
  2. Parabéns João, venham mais 80 anos de escrita :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Agapito!

      Ora se tenho 57, mais 80 dá 137 anos de vida... sim, é perfeitamente possível! :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Parabéns!

    E vamos ficando por cá, cada um do seu lado do blogue, por mais 8, e 8 e 8 e 8 e 8 e ...

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      E 8, e 8 até estar a relatar a minha Maratona aos 100 anos! :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Não tenho palavras para ti, pelo teu blogue, pelo que fazes pelo histórico das provas, pela tua amizade, pela tua fraternidade, pelo que corres. Sei que é uma enorme honra, nestes tempos em que cada qual só olha para o seu umbigo, termos desenvolvido grandes projectos colectivos e sermos os únicos na blogosfera corredora que trabalha assim! Olha ADORO-TE MANO MAIS VELHO!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela presença contante, no blogue e nas nossas vidas. És sem dúvida a maior referência dos amadores e amantes das corridas :)

    Um grande beijinho e venham mais 8!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fabiana!
      Mas não haverá um certo exagero? :)

      Beijinhos e boas corridas! :)

      Excluir
    2. Não creio, e os restantes comentários comprovam esta minha "teoria" ;)

      Excluir
    3. Assim não vale que fico sem argumentos :)

      Excluir
  6. Muitos parabéns, João! Que continues por cá muitos mais, pois gosto sempre de ler os teus relatos :)

    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Ainda bem que gostas de ler (aqui para nós, também gosto de ler os teus!)

      Beijinhos e boas corridas. Força para aquilo!!!

      Excluir
  7. João
    Eu é que tenho "...uma grande dívida de gratidão ...", pelo livro aberto que é este blog.
    O teu site está na minha barra dos mais visitados. E corro para Ele quase todas as manhãs.
    recebe um abraço apertado, um obrigado pela partilha e parabens pelo oitavo aniversário. IC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo Isaac pelas palavras.
      Aliás, conhecemo-nos por causa de o leres :)

      Grande abraço e até uma próxima corrida!

      Excluir
  8. O meu blog fez 5 anos e eu já sinto um orgulho enorme, imagino tu com 8 anos e com esta base de seguidores enorme!

    És A referência nesta blogosfera da corrida, não há hipótese! Venham muitos mais anos, sempre a correr!

    Sobre o Facebook vs Blog, para quem me conhece sabe que eu sou um grande utilizador de novas tecnologias e que gosto de explorar aquilo que nos permite estar mais próximo das pessoas. No entanto, isto é como os livros vs ebook readers. Um blog é um blog, o Facebook só pode ser visto como um complemento. Eu no Facebook não me vejo a ler textos enormes como faço em blogs. Se temos menos seguidores por isso? Olha paciência, pelo menos posso escrever o quanto me apetecer :)

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor!

      É isso mesmo.

      Um abraço e óptimas corridas. Sempre a dar-lhe! :)

      Excluir
    2. Tal e qual! Adoro quando me dizem que os meus textos são longos de mais.

      Excluir
    3. Os teus textos nunca são longos demais. São é épicos! :)

      Excluir
  9. Parabéns e obrigada pelo enorme e generoso serviço que prestas aos corredores de pelotão por este país fora...e além fronteiras! ehehe
    O teu blog é uma referência e importante fonte de informação que tanto jeito nos dá!
    Obrigada!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      Se é útil, mais satisfeito fico :)

      Beijinhos!

      Excluir
  10. Parabéns João, e obrigado por estares desse lado.
    Pessoalmente adoro ler os teus relatos das provas e ver a tua entrega e dedicação, além de que o teu calendário é fundamental.

    Abraço e que continues por aí muitos mais anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tiago! E, tem piada, mas eu também quero ficar deste lado muitos anos :)

      Um abraço e até à próxima corrida

      Excluir
  11. PArabéns João! Continua a dar-lhe nas teclas que a malta aprecia! Eu aprecio! Por vezes, o facto de andarmos desaparecidos, ou pelo menos, por não escrevermos nada ou comentar, não quer dizer que não leiamos os textos da blogosfera da corrida! Eu leio, acompanho "mais ou menos" regularmente e os teus textos são bastante apreciados por mim!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado Luís!
      Ainda bem que aprecias :)

      Um abraço e até uma qualquer corrida

      Excluir
  12. Foi o teu blogue que me deu a conhecer o João Lima ... não o sigo desde inicio, mas sigo o teu blogue desde que comecei à procura de cenas de corrida na net ... foi dos primeiros ... já escrevi que andei algum tempo em que seguia caladinho, um dia num acto de loucura comentei e vejam só, o tal João Lima respondeu-me ... depois comecei a achar piada comentar e receber resposta, depois fui abusando nos comentários, e agora tenho a mania de mandar postas de pescada em todas as tuas publicações. Este blogue é serviço público pelo exemplo que és ... o teu site é serviço público pela quantidade de informação sobre corrida que dás a beber a quem quiser. Muitos parabéns e votos que venham muitos e muitos mais anos.
    Grande abraço

    P.S. e não fosse este blogue não te tinha conhecido, e só por isso já valeu a pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu és das pessoas fantásticas que conheci em virtude do mundo dos blogues :)

      Um grande abraço e venham sempre muitas "postas de pescada"

      Excluir
  13. Eu até ia comentar mas houve aí um perneta que me roubou as palavras :p
    Mas é isso mesmo... serviço publico!
    És certamente a inspiração para muitos e se isso não fosse verdade não tinhas esses quase 4milhoes de visitas ;)
    Continuação de boas corridas, bons relatos e venham muitos mais anos!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Parabéns e que muitos mais anos venham, cheios de boa disposição e simpatia ;)

    Beijinhos

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lígia! Vou tentar... por mim, só se não puder :)

      Beijinhos, boas corridas e até dia 11

      Excluir
  15. Parabéns João! Continua a escrever que eu continuarei a ler. Obrigado pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  16. Escrever após tantos comentários deixa-me pouca margem de manobra para dizer algo que não tenha já sido dito. Assim sendo, deixo aquele post que ainda hoje está nos meus favoritos e que de tempos a tempos vou reler em busca de inspiração e motivação:

    http://joaolimanet.blogspot.pt/2016/03/barcelona-historia-da-minha-sexta.html

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nuno!
      Ainda bem que esse artigo te inspira.

      Um abraço e boas corridas :)

      Excluir
  17. Já disseram quase tudo, eu também destaco o serviço público que prestas aos amadores da corrida, e não é só o calendário/histórico das provas... é a paixão que transmites, nota-se que escreves com prazer e isso inspira-nos a todos. Parabéns pela dedicação e continua!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. Grande João, muitos parabéns por este trabalho continuado! Muita saúde e entusiasmo para os próximos 8 anos é o que é preciso. Vejo que a Coreia do Sul está muito bem representada nas estatísticas... :) Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Qual é a tua responsabilidade na estatística sul-coreana? :)

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  19. Grande João!
    Bom, o que é que se pode dizer mais.
    Para já um grande Abraço de Parabéns!
    Depois, dizer que grande parte dos meus trabalhos estatísticos sem esta excelente fonte jamais seriam possíveis.
    Para mim, há duas “Torres do Tombo” em atletismo: Arons de Carvalho na pista e João Lima em estrada/Trail
    João, eu sou um pouco mais cota que tu na idade, mas muito mais cota na modalidade. Por isso, posso dizer que ainda sou do tempo (e o Jorge Branco, Fernando Andrade e Ana Pereira também são) do lema da Spiridon: Corredores ao Serviço de Corredores! E o que cumpres é integralmente esse lema!
    Um grande Bem-haja por isso e, como é da praxe nestas ocasiões, que venham, no mínimo, mais oito anos!

    Forte Abraço

    Orlando Duarte

    Ps. Dizer que os teus textos nunca são longos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, Orlando!

      Fico sensibilizado com a alusão ao lema da Spiridon

      Um grande abraço

      Excluir
  20. Quase 4 milhões de visitas são um impressionante atestado da importância do que conseguiste construir ao longo dos anos, João !
    Visitar o teu blog, mesmo por vezes com algum atraso, como acabou de me acontecer, é sempre um prazer imenso.

    Ler os teus relatos e toda a descrição das provas, dos treinos, das conquistas e dos contratempos, do sofrimento, das alegrias, do estado de espírito, das conquistas e das dificuldades é, não raras vezes, quase como ir a correr ao teu lado, tal a forma como as descreves.

    Quanto ao histórico/calendário é difícil expressar um agradecimento. Aquilo que reuniste a longo do tempo tem um valor inestimável para todos os que correm (eu encontrei resultados meus de corridas dos anos 90 que julgava perdidos para sempre !). E, quando é preciso confirmar a data de uma corrida, o teu blog é o SITE. Uma espécie de Diário da República das corridas. Se não está aqui, não existe, eheheh.

    Um grande obrigado pelo teu trabalho, João.

    Abraço
    Ricardo_A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras, Ricardo!

      Ah ah ah, essa do Diário da República é muito boa :)

      Um abraço e boas corridas!

      Excluir