domingo, 1 de março de 2015

Orgulho de amigos + Outro treino de 30 + "Teiquirizi!"

Com o João Cravo antes do treino
Em primeiro lugar quero endereçar aqui os meus mais entusiastas parabéns à Isa e Vítor pela sua fantástica prestação no VI Trail de Conímbriga - Terras de Sicó, onde não só tornaram a concluir outra Ultra-Maratona como bateram por significativa margem a maior distância já efectuada ao percorrerem os 65 quilómetros da prova! (que foram 67 pois enganaram-se um pouco no caminho)
Foi um dia de grande emoção e expectativa a acompanhar à distância esta aventura. São um espectáculo e um enorme orgulho!

Mas não foram os únicos elementos dos 4 ao Km a baterem o seu record de distância pois o João Cravo, na sua preparação para a estreia em Maratona em Paris, também aumentou a sua maior distância de 28 para 30 quilómetros, tendo realizado o seu treino muito bem e provando que está no caminho certo para uma óptima estreia.

Após o treino de 30 da semana passada, o de hoje seria, teoricamente de 28, que é a distância entre a estação de Cascais e a do Cais do Sodré, onde apanhámos o comboio às 8.20 para termos chegado a Cascais às 9 e dando início ao treino.

Fomos surpreendidos por uma temperatura mais amena em relação aos últimos tempos e, como tinha uma camisola de manga comprida e outra de manga curta, logo tirei a comprida e fiz o percurso com a de manga curta. Já há uns tempos que não corria assim.

Na conversa, a distância foi sendo vencida e o estado geral era bom. Comecei a pensar que daria para o que tinha pensado. Se chegasse bem aos 28, arredondava a coisa para os 30.

O problema deste percurso, e que não nos lembrámos, é que a partir dos 24, quando as pernas já não vão tão frescas, começamos a apanhar empedrado, o que massacra um pouco.

Mas aos 28 a coisa ia boa e lá continuámos os dois para os 30. O "Jorge Branco" é que me custou (para quem não percebe porque chamo de Jorge Branco ao último quilómetro, veja o nome do excelente blogue do Jorge, que logo percebe), mas também foi vencido e completei assim o 4º treino de 30 Km nesta preparação para Paris (e 2º consecutivo).

Para a semana, é altura de descansar, fazendo um calmo treino de 20 quilómetros. 

Como se pode perceber, não só hoje como ao longo destes quase 3 meses, esta preparação está a ser bem melhor do que a mais optimista perspectiva. E estes treinos de 30 vêm ajudar imenso, não só no plano físico como no mental, onde a confiança está em alta.

O plano que estabeleci não está a ser cumprido pois estou a fazer sempre mais do que o previsto, mas temos que nos adaptar às circunstâncias e não imaginava chegar aqui assim, e onde o factor peso joga uma importante cartada pois desde Setembro até agora já perdi 7,4 kg, mercê dum bem elaborado plano nutricional, essencialmente virado para mais energia mas também com o natural componente peso, que a Filipa Vicente idealizou.

Se nas duas primeiras preparações para Maratona tinha realizado apenas um treino de 30 em cada, e tendo andado um pouco em ambas, nas duas seguintes não fiz nenhum. Para esta idealizava dois e já vão quatro e nunca andando um metro que seja em qualquer um deles. 

Como se depreende, a coisa está muito boa mas quero pedir a todas que "teiquirizi!" (este palavrão é a adaptação aportuguesada que fiz do take it easy!)
Quero dizer com isto que muita gente tem idealizado que chego a Paris e vou correr este mundo e aquele, e que esta preparação é a fitar um tempo. Posso garantir que não! Tudo o que tenho feito, é para sentir que fiz a melhor preparação possível (coisa que por várias razões não pude efectuar em anteriores) e chegar lá e sentir-me sempre bem. Não penso em tempos (e se fitasse tempos a melhor táctica era mesmo não pensar em tempos).

O que apenas pretendo é correr o melhor possível e sentir que fiz tudo bem feito (e até agora é fácil constatar que me tenho dedicado a 100% ou mais e tenho feito tudo certinho). Se eventualmente e sublinho bem o "se", bater o meu tempo record (5.02.13), baixando das 5 horas, ficarei muito feliz. Mas se não bater e a Maratona correr como quero, ficarei igualmente muito feliz.

Mas se o bater, o que não será propriamente fácil, será marginalmente e não tempos impossíveis para mim como já me disseram! Se fizer, digamos 4.57, baixo das 5 horas e bato o record por 5 minutos o que é excelente, mas sendo excelente, acredito que quem está a pensar em tempos loucos, ficará desanimado.

Por isso, caros amigos, teiqueirizi por favor! :)

E no final do treino, cansados mas felizes!

24 comentários:

  1. Força João...é destas postas que eu gosto de ler por aqui...tudo a correr bem, motivação e humor em alta :):):) ...força para o que falta, que é pouco ;)
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta pouco e falta muito :)
      Ontem faltavam 42 dias. E esse é o número mais mítico :)

      Um abraço, Carlos

      Excluir
  2. Continuação de boa preparação para Paris, sem pressões! Compreendo que os amigos tenham sempre aquela fé em nós, que nos falta, mas poder ter uma prova feliz, independentemente do resultado, é das melhores prendas! Por isso, teiquirisi, sem stress. :)
    Como podes ver, somos uma equipa de grandes conquistas! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se somos, Rute! E tu és um grande exemplo! :)

      Beijinhos e obrigado

      Excluir
  3. (Penso que o comentário que mandei ontem se perdeu...Vamos ver se me lembro do que escrevi).
    Estás a fazer mais treinos de 30 km para a Maratona que eu fiz para as 12 horas em 1987. Eu só fazia 3 horas (30 km) de 15 em 15 dias! Brutal! Que maquina!

    Parabéns ao ULTRA CASAL MARVILHA VICTOR E ISA! A pensar que fui padrinho da “menina” Isa na Meia Maratona e ela agora está uma SENHORA atleta! Adoro quando os (as) afilhados (as) ultrapassam o padrinho!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ontem não recebi comentário.

      Eu preciso muito destes treinos. Sei quais são os meus pontos fracos e o que tenho que trabalhar.

      É verdade, Jorge, quem imaginaria naquele final de Setembro de 2012 que estávamos a apadrinhar uma atleta desta fibra?!? :)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
    2. Esqueci-me de agradecer a publicidade ao UK! Fartei-me de rir com aquela do Jorge Branco!
      Mas tu exageras em quase tudo menos nas distancias que ficaste bloqueado num número.... e mais não digo hi hi hi hi

      Excluir
    3. Eu não fiquei bloqueado num número. Paixões e dedicações não se discutem :)

      Excluir
  4. Eu, Filipe Honório Torres, juro solenemente que não estou a prever nenhum tempo canhão para o Sr. João Lima e apenas espero que ese acabe a sua prova com satisfação e sentimento de dever cumprido. Dito isto, despeço-me com um abraço e amizade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh eh!

      Mais uma vez, muitos parabéns pelo monumental feito (e empeno) de sábado.
      Eu que fico tão feliz com os meus 30, nem imagino o que serão esses 3 digitos!!!

      Um abraço

      Excluir
  5. Meu caro, cada um sabe de sim e para quem acredita, Deus de todos nós.
    Dito isto, o unico recor que espero que pulverizes é mesmo o da satisfação e alegria de correres os 42 e pozes!

    Agora, que está bem encaminhado para, em principio e prégnósticos só no fim, as coisas correrem melhor que noutros desafios, parece!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que estou com uma preparação que nunca tive (independentemente de falarmos de marcas :) )

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  6. Mais um grande treino na tua excelente preparação João.

    Com companhia os treinos ficam mais fáceis.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com companhia, são muito mais fáceis! :)

      Um abraço e força, que daqui a 41 dias vamos todos fazer história!!!

      Excluir
  7. Isso vai no bom caminho João! Força!

    Ao ler o título deste post pensei que fosse um daqueles treinos em que no final há uns moscateis e umas jolas.... pois o Teikirizi parece nome de Cocktail! :)

    Abraço e Teikirizi!

    ResponderExcluir
  8. Vamos embora que para a frente é que é o caminho. ;)
    Continuação de bons treinos, companheiro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns aos dois!
    A ti por mais um treino de 30 km (qualquer dia comes treinos de 30 km ao pequeno-almoço eheheh) e ao Cravo pelo recorde de distância.
    Estão ambos num excelente caminho rumo a Paris!

    Obrigada por toda a força transmitida durante a prova, foi muito importante para nós :)

    Beijinhos amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Eh eh, gostei dessa de comer 30 km ao pequeno-almoço :)

      Beijinhos amiga e, nunca é demais repetir, muitos parabéns! :)))

      Excluir
  10. Obrigado pelo teu apoio João!
    Fomos muito ajudados por toda essa força!
    E parabéns por mais um grande treino! Parabéns ao João Cravo pelo recorde de distância!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vítor e muitos, muitos parabéns! :)

      Um abraço amigo

      Excluir
  11. Hum duvido que a continuar assim não faças o teu melhor tempo! Era uma recompensa mais que justa pela excelente preparação que estás a fazer!

    Continuação de bons treinos João! Um Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, possível é mas o meu foco é fazer a melhor preparação possível (coisa que não pude nas anteriores por diversos problemas) para realizar a melhor Maratona possível, independentemente da marca. Mas se fizer o melhor tempo, será marginalmente e não marcas como já me disseram :)

      Um abraço e, novamente, parabéns pela fantástica vitória na Árvore! :)

      Excluir