sábado, 14 de março de 2015

5º (e último) de 30 e 3º em 4 semanas. Ufa! :)

Mais um treino rumo a Paris para os dois Joões 
O desafio de hoje era conseguir novamente 30 km. E o desafio era grande por várias razões. Era o 5º nesta preparação para Paris, quando fiz apenas 1 para a de estreia e não pude fazer nenhum para Sevilha e Porto. O plano inicial consistia em 2 treinos de 30 mas que cedo passaram para 4 ao constatar que estava bem. Afinal, ainda havia outro, o de hoje. Mas o desafio era maior ao ser o 3º em 4 semanas. 

Mas o principal desafio era ser ao sábado de manhã. Normalmente ao sábado sinto-me cansado pela semana de trabalho e aproveito o dia para recuperar forças. Mas o João Cravo apenas podia hoje e, claro, entre ele ir sozinho hoje e eu amanhã sozinho, havia toda a vantagem em irmos juntos a ajudarmo-nos mutuamente. E funcionou como um desafio adicional. Se conseguisse também os 30 ao sábado, dava mais "boost" mental.

O percurso foi desta vez ao contrário de há 2 semanas, ou seja, Cais do Sodré-Cascais. Para perfazer os 30, começámos na Praça do Comércio. Mas antes, foi a "odisseia do xixi". Como o treino era longo, convinha ir de bexiga vazia. Tentámos a casa de banho da estação do Cais do Sodré mas vimos que é paga. Tentámos os barcos, tanto no Cais do Sodré como na Praça do Comércio e ambas fechadas, sendo que esta última tinha a indicação que se encontrava fechada por ter sido vandalizada! 
Cafés àquela hora, estavam quase todos fechados. O que estava aberto, encontrava-se às moscas, sendo chato entrar sem consumir nada. Se estivesse cheio, passávamos despercebidos.
Bom... a vantagem de ser homem é que se resolve atrás duma árvore quando ninguém está a passar. E acabou  assim esta odisseia.

Os primeiros quilómetros não foram fáceis pois estava um pouco preso mas a partir dos 3 fiquei bem. Modo automático e siga em direcção a Cascais.

Sempre com o sol por trás (não pus protector e o pescoço tem uma ligeira queimadura...) nos últimos 10 o vento começou a sentir-se contra. Mas o desgaste vinha de tanto passeio que massacra mais as pernas e a partir dos 24 veio a certeza que o final ia ser duro.

E foi, em especial os últimos 2 quilómetros onde só o desejo de completar os 30 levou a nunca parar. Tenho consciência que fui atrasando o João que estava naturalmente cansado mas com mais estâmina que eu.

E chegou-se ao fim! Consegui o 5º de 30 e nunca andando em qualquer deles um só metro que fosse. 
Curiosamente, as marcas foram todas na casa das 3.20. Por ordem de marcas: 3.20 / 3.24 / 3.27 / 3.28 / 3.28. Regular!

O João Cravo provou, uma vez mais, que está muito bem e a caminho duma estreia de sonho.

Acabando em Cascais, o que merecia eu? Ora, para quem não sabe, não sou pessoa de me meter em grandes comidas, não tenho vícios nesse aspecto, apenas um "pecado". Adoro gelados! Mas até nisso se vê a dedicação que tenho reservado a esta Maratona, pois se comia um praticamente todos os dias (era o momento de relax ao chegar a casa vindo do trabalho), agora tem sido à volta de apenas um por mês. Mas estava em Cascais, muito cansado mas feliz por ter conseguido mais este treino bem sucedido e decidi que merecia uma prenda.
Fui ao Santini (os melhores gelados que conheço) e pedi um cone com morango e ananás de São Miguel.
Só digo uma coisa. Se adoro qualquer gelado do Santini, o de hoje ainda me soube melhor! Que rica prenda!

Agora, para a semana é a Meia de Lisboa, na semana seguinte 20 calmos e na outra, uma semana antes, vou descontraidamente aos 10 km da linda corrida de Constância.

Faltam 29 dias (amanhã 4 semanas). Ai ca emoção!!!!!

25 comentários:

  1. Credo não me digas que para fazer a coisa se tem de fazer tantos treinos de 30 km! Eu cá é que não me meto nisso :)
    Bem é o teu último treino de 30 km salvo seja! :)
    Pois um gelado!... Sempre tem algumas vantagem ser um corredor urbano! Aqui não há nada disso! Mas não morro sem acabar um treino na Biju em Santarém para comer um "monte" de celestes! Quem as conhece sabe que uma não chega para nada! :)
    Aquele abraço campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Último de 30... para Paris! :)

      Agora fiquei curioso. O que são celestes?

      Um abraço e força para a coisa! :)

      Excluir
    2. Para ti e para o mundo não Escalabitano:
      http://www.docesregionais.com/doce-regional-celestes-de-santa-clara/

      Excluir
    3. Eh pá... já fiquei aguado. Olha que deve ser celestial :)
      Em Salvaterra conheço é os Barretes, mnahm mnham. Mas já sei o que vou experimentar da próxima vez que passar lá :)

      Excluir
    4. Opps já troquei Santarém com Salvaterra!
      Vou é deitar-me que preciso de descansar :)))

      Excluir
  2. Especáculo...um relógio suíço :):):) ...tudo bem feito, agora é só controlar :) ...tic, tac, tic, tac...tá quase.
    Abraço

    P.S: O melhor gelado da minha vida foi um Perna de Pau (não te rias, para um Perneta não haveria melhor) no fim da minha primeira prova de atletismo depois de adulto...a Meia Maratona de Lisboa em 2010 ...estava morto e aquilo soube-me pela vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi como ontem. Aquele gelado soube-me pela vida!

      Um abraço!

      Excluir
  3. No geral foi um bom treino João, foi um grande desafio mas que completámos com sucesso. Apesar de ter acabado bem e com a sensação que tinha feito mais qualquer coisa ali a meio do treino se não fosse contigo tinha parado.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi, sem dúvida que foi bom. No meu caso, mesmo com cansaço também consegui, e no teu, provaste, uma vez mais, que estás bem preparado para a estreia! :)

      Um abraço e força!

      Excluir
  4. Uau, 5 treinos de 30km! Nunca fiz nada parecido em nenhuma das maratonas que fiz! Fazia sempre só 2 ou 3, e eram quase sempre um sacrificio! Realmente, preparação perfeita! Agora é a descer até lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido uma preparação imaculada. Ninguém me pode acusar que não dei o tudo por tudo nesta preparação. Fiz tudo certo, espero não estragar nada agora :)))

      Um abraço

      Excluir
  5. Desde que te sigo acho que esta é a melhor preparação que já fizeste, João! Creio que a maratona te vai correr muito bem. Atenção que quando digo isto não estou a falar em tempos. Acho que farás uma prova mais confiante, seguro e em melhor forma física. O que se traduzirá em 42,195km muito felizes como tu bem mereces!

    Beijinhos e GO! GO! GO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente pude fazer uma preparação "comme il faut"!
      E é isso que procurava, poder chegar a uma Maratona com a sensação do dever cumprido (não esperava é que fosse tão bem cumprido!)

      Beijinhos e obrigado :)

      Excluir
  6. Começo pelo fim ehehhehe
    Santini!!!!
    Partilho da mesma paixão que tu... a ultima vez que comi á precisamente um mês, comi chocolate e pimenta rosa.... João é de ir á lua!!!!!!!!! Que delicia!!
    :)

    Agora vamos ao que interessa.
    Vocês são dois torpedos amarelos!!!!
    APRE!!!

    Estão imparáveis.
    Não é apenas um que será feliz, mas sim dois JOÕES felizes em Paris!!! :)

    Grandes atletas!!!!

    Muitos beijinhos e força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serão cinco 4 ao km felizes em Paris :)

      Santini, Santini... ai ai! :)

      Obrigado e beijinhos, Marta!

      Excluir
  7. Nem sei como demoraste tanto tempo a resolver onde ir fazer "xixi" eheheh :)

    Mais um excelente longo, tudo encaminhado! E quanto aos gelados, catano desde que não seja em exagero quem mais merece se não somos nós que fazemos dos desportos mais exigentes que existem? Principalmente quem se está a preparar para uma maratona :)

    Um abraço João!

    ResponderExcluir
  8. Grande João! Consistência irrepreensível! O caminho está quase feito! Agora é reduzir e manter essa grande forma!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela excelente preparação João!
    Não falhou nada até aqui e não vai falhar nada no grande dia!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. João, já fazes treinos de 30 km com a facilidade de quem troca de cuecas! eheheh

    Vai correr bem!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era bom que fosse assim... Custam e este custou muito!

      Obrigado, Luís, um abraço

      Excluir
  11. Muitos parabéns João, um autentico relógio Suíço. Eu tenho um grande fascinio por metodologias de treino pelo que "sou obrigado a perguntar": qual a razão para tantos treinos superiores a 3h? Mesmo sentindo bem e pernas frescas (dentro do possível), não acha que poderá a esforçar demais?

    Dada esta abordagem de treino, confesso que tenho muita curiosidade em saber o seu plano de treino. Está a pensar divulga-lo?

    Continuação de uns bons treinos e Paris certamente irá correr bem, a preparação está fortissima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado

      Atendendo ao que já vou conhecendo de mim próprio e à experiência das 3 Maratonas que já realizei, sei quais são os pontos que necessito de trabalhar mais e o colocar muitos km nas pernas foi a maior prioridade.
      Não só a nível físico como mental.

      O plano de treinos que segui, acabou por ser um longo ao fim-de-semana, enquanto durante a semana, à 3ª feira um treino de recuperação, à 4ª um treino normal (8 a 10Km) e às 5ª ou 6ª feira treino de séries.

      Um abraço

      Excluir