terça-feira, 30 de setembro de 2014

A incrível evolução do record mundial da Maratona


O primeiro record mundial da Maratona foi registado em 1908 e foi de 2.55.18, média de 4.09,3 por km.

No ano seguinte, com 2.46.52, baixou-se da média de 4 ao km, para serem necessários 89 anos para a média baixar dos 3 ao km, quando em 1998 se registou 2.06.05, entrando-se assim na casa dos 2 minutos e tal, o que contrariava tudo o que foi dito em 1964, há exactamente 50 anos, quando o mítico Abebe Bikila colocou o record mundial em 2.12.12 nos Jogos Olímpicos de Tóquio e esse tempo foi considerado como tendo-se chegado ao limite humano.

Ora hoje em dia, um tempo de 2.12 é já uma marca sem qualquer significado no panorama mundial e o tal limite humano já baixou em quase 10 minutos!

A nova marca que Dennis Kimetto colocou no domingo como novo máximo, 2.02.57, baixando-se da barreira das 2.03, cria-nos a expectativa de ainda podermos assistir um dia à quebra da barreira das 2 horas, o que será algo de inimaginável ainda há pouco tempo.

A sua média foi de 2.54,8 por km, enquanto para baixar das 2 horas serão necessários 2.50,6 por cada km.
Ora 4 segundos e 2 décimos por km, para quem vai tão no limite, é muito tempo, mas... a realidade é que os quenianos estão a transformar a Maratona numa prova de velocidade. E isso nota-se no facto do record ter baixado 2 minutos e 41 nos últimos 12 anos, enquanto para baixar tempo semelhante, foram necessários 30 anos entre 1969 e 1999.

E a verdade é que quanto mais se baixa, mais rápida está a ser a evolução em termos de anos, o que parece ilógico mas vai bater na tal velocidade que os quenianos vieram imprimir e pelo facto de desde 2003 os records caírem com frequência em Berlim (por 6 vezes!).

Longe vai o record mundial do nosso Carlos Lopes em Roterdão 1985 com 2.07.12. Em 1988 entrou-se nas 2.06, 11 anos depois, nas 2.05, para 4 anos volvidos o grande momento de baixar das 2.05 para 2.04. Mais 5 anos e estávamos nas 2.03 e 6 volvidos, chegámos às 2.02!
Até quando? E... a tal chamada pergunta do milhão de euros, para quando a 1.59? 

8 comentários:

  1. Grande "posta" João, cheio de informação que eu gosto...já estava à espera :) ...quer dizer, da tua "posta", não deste recorde do mundo absolutamente assombroso...2,55min/km de média??? Eu só em sprint, a descer e a desmanchar-me todo chego a "tocar" nessa velocidade :)
    Baixar as 2h? Já não digo nada....
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive a ver a minha relação de Meias e em 36 que já fiz, só por 5 vezes baixei deste tempo! :)

      Um abraço

      Excluir
  2. Excelente post João, é realmente fascinante como os ritmos têm evoluído ao longo dos tempos..

    Gostei principalmente da frase "a realidade é que os quenianos estão a transformar a Maratona numa prova de velocidade". Pura das verdades.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ritmos "impossíveis" para tanto km! :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Boas!

    Eu diria que o recordista mundial a baixar as 2 horas está no Quénia, tem cerca de 13/14 anos e é iniciado, treina em altitude, treina já em função desse mesmo record e que tem como inspiração e motivação os ídolos seniores do seu país!
    Posto isto.. arrisco daqui a 12 anos em 2026.
    Se ganhar... onde é que reclamo o milhão? :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Quando uma dessas grandes maratonas internacionais, onde habitualmente se batem recordes dos mundo (porque tem as condições técnicas propícias para isso), lançar uma premio milionário para o atleta que baixar das duas horas aos 42,195 km provavelmente acelera-se o processo de se atingir essa marca fabulosa...
    Aliás, na minha modesta opinião, seria uma jogada publicitaria genial uma maratona, e o respectivo patrocinador (ou patrocinadores), lançar uma jogada dessas: um mega premio para o primeiro maratonista a baixar das duas horas.
    Penso que ainda vai demorar algum tempo até se obter uma marca dessas mas não tenho dúvidas que um premio milionário agitaria as águas, traria uma grande publicidade para a maratona que se metesse nisso e punha os atletas e treinadores a pensar, e trabalhar, para uma marca abaixo das duas horas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso irá suceder quando estiverem mais perto. Para se chegar lá ainda falta muito, quase 3 minutos.
      Vejamos, o record dá uma média de 1.01.28,5 em cada Meia, mas para se baixar das 2 horas, tem que ser uma média abaixo da hora em cada Meia, o que não é fácil pois ainda não se faz facilmente uma Meia abaixo da hora.

      Não sei quanto faltará mas será difícil ser menos de 20 anos.
      Seja quando for, gostava de estar vivo nessa altura :)

      Um abraço

      Excluir