domingo, 20 de julho de 2014

Correr por Benfica, homenageando Francisco Lázaro

Os dois 4 ao Km presentes, Orlando e eu

Antes de escrever sobre a prova de hoje, uma palavra muito especial à nossa atleta Rute Gonçalves que cumpriu ontem os 50 kms do Ultra-Trail de Sintra - Monte da Lua. Parabéns Rute, grande orgulho! :)

Falando então de hoje, o Futebol Benfica (popularmente conhecido como Fó-Fó) organizou, com a colaboração da Xistarca, mais um Memorial Francisco Lázaro, o primeiro Maratonista internacional português que a 15 de Julho de 1912 perdeu a vida nos Jogos Olímpicos de Estocolmo.

Preparados para a partida. O vencedor, Luís Margarido, é o das riscas verticais verdes e brancas
Após cinco edições entre 1989 e 1993, em 2012 reactivou-se esta prova que contou assim com a sua 8ª edição e uma participação constante nestas 3 corridas da sua nova vida. Em 2012 foram 371 os classificados, 347 em 2013 e hoje 363, dos quais 51 atletas femininas (14%).

A vencedora feminina, Kcenia Bougrova, a cortar a meta
Luís Margarido do Vitória de Setúbal, em 31.45 e a promissora jovem de 19 anos Kcenia Bougrova do Valejas, com 41.56, foram os destacados vencedores. Ele, com 3.12 de avanço sobre o 2º, Pedro Marques, e ela com 3.29 sobre a sua colega de equipa Alexandrina Barros.

Com a Mafalda que fez um ligeiro treino enquanto eu aquecia. Mais importante do que o estar a correr, é o estar a gostar
Iniciei a manhã desportiva com o aquecimento que serviu também para um ligeiro treino da Mafalda, após um muito bom que fez na 6ª. 

Hoje o meu objectivo mais optimista apontava para o minuto 56. E digo muito optimista pois ainda na semana passada realizei 58.28 na Lagoa de Santo André, que é boa para tempos, enquanto esta prova tem uma certa dureza. 
Para não ajudar, acordei com aqueles problemas intestinais que me têm afectado há mais de 2 meses e que não se descobre a causa. Têm andado mais espaçados, esta semana tinha sido apenas na 5ª feira, mas hoje foi mais forte e afectou-me, como senti no aquecimento.

Mas como o objectivo era aquele, parti à luta e até ao quilómetro 7 ia para média de 56 e baixo. Estava com um ritmo constante e controlado. Entretanto ao quilómetro 5 tive o grato prazer de receber um incentivo por parte do colega de equipa Vítor que esperava a nossa passagem para ir realizar um treino por Monsanto. Obrigado Vítor, estes apoios contam muito na altura do esforço :)

Meta cortada com o Orlando
No 7º quilómetro apanhei o Orlando e ao chegar-me sabia desde logo que ele não iria bem pois em condições normais fico bem atrás. Fui então a acompanhá-lo mas da minha parte também comecei a ter problemas derivados do tal problema e comecei a sentir-me um pouco tonto. 
Cheguei a recear ter que andar um pouco, o que faria de imediato se o ponteiro do alarme chegasse ao vermelho. Como não chegou, deu para manter o ritmo possível e cortámos a meta em 57.30, o que atendendo às dificuldades da prova e às incidências, foi bem bom.

No próximo sábado vou estrear-me a correr no Autódromo de Portimão, na Corrida Jumbo, após ter sentido a sensação de o ter feito no Autódromo do Estoril no mês passado.
Gostava dum tempo na casa dos 55, para acabar este ciclo de provas que só irá ser retomado mês e meio depois nas Lampas
Mas não estejam a pensar que vou tirar férias. Nem pensar! O mês de Agosto vai todo ser dedicado a treinos longos com vista à Maratona do Porto. Por isso, esta seria a melhor altura para estes misteriosos problemas deixarem-me de vez pois tenho muito a esforçar-me!

Cumprido!



Não quero terminar sem focar dois pontos negativos que assisti hoje. Um prende-se com uma série de atletas que cortavam as curvas pelo passeio, retirando vários metros à distância. Em especial no passeio que vai da Avenida do Uruguai para o lado do Colombo e que só nesse cortavam cerca duns 50/60 metros. No final, não sei qual será a satisfação de olharem para um tempo supostamente de 10 kms mas que acabou por ser para si de 9.700 / 9.800... Uma regra básica é cumprirem com o percurso estabelecido.

O outro com uma transeunte, entre a Estrada dos Arneiros e do Uruguai, que gritava à nossa passagem "Vão para Monsanto e não prejudiquem o trânsito. Havia de vos dar uma dor nas pernas que não se mexiam uma semana!". 
Que saudades do público da Amadora e Peniche...

14 comentários:

  1. Começo pelo fim: não gosto de provas de 10 km mas fiquei com muita pena de não ter feito essa prova só para mandar esse transeunte para um certo sitio! Ando muito pouco tolerante!
    Cortar passeios é o pão de cada dia! Já em aconteceu em prova eu ir pelo sitio certo e todos os pretensos atletas que corriam junto a mim estarem a atalhar!
    Espero que essa maquina afine de vez e que o meu pé vá ao sitio a ver se faço um treino longo contigo em Agosto (se fores devagarinho)!
    A Mafalda não sabe mas qualquer dia está na maratona!
    Forte abraço campeão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que na curva que ia dar ao abastecimento, fui eu e mais 2 atletas na estrada, o resto cortou tudo pelo passeio...

      Um abraço

      Excluir
  2. Ainda bem que não ouvi esse "transeunte"... Quanto aos cortes do passeio no referido ponto crítico, apenas 1 atleta entre o grupo de 10-12 onde eu seguia (malta que fez 42-43 minutos) cometeu tamanha chico-espertice. Posto isto, não se pode generalizar tal atitude a todo o pelotão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naturalmente refiro-me ao que vi, onde ia, não é minha intenção generalizar ao pelotão. Digo uma série de atletas pois na curva antes do abastecimento parecia que eu e mais dois é que íamos errados pois todos os restantes cortaram pelo passeio, numa ciclovia que ali há.

      Excluir
    2. Claro que sim, João, não foi essa a intenção do meu comentário. Felizmente ainda somos muitos aqueles que não cortam caminho. Um abraço e parabéns pelo blogue.

      Excluir
    3. Obrigado João Pedro Caniço, um abraço

      Excluir
  3. Estou a ver a Mafalda muito motivada :) E estou a gostar!

    Acho muito mal essa pessoa estar a dar má fama ao meu bairro! Ela que me venha dizer alguma coisa enquanto treino que vai ver! ;)
    Pessoas mal-dispostas à parte, espero que tenhas gostado de correr pelo meu bairro :) Eu já corro muito por aqui e já conheço todas essas ruas de cor.

    Agora dá-lhe em Portimão! E nem me fales em Lampas que eu só de pensar numa Meia fico já toda ansiosa!

    Beijinhos e bons treinos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está a ser uma surpresa muito especial! :)))

      Quanto a quem deixou má fama ao teu bairro, deixa lá que a outra que até me queria bater com uma bengala, foi no meu bairro aquando do Grande Prémio da Ribeira da Lage...

      Beijinhos e continua a dar-lhe forte! :)

      Excluir
  4. João, antes de mais, muitos parabéns pela tua prova (tempo muito bom, sobretudo tendo em conta o que tens passado) e um força especial à Mafalda, recentemente convertida! Muito bem. :)
    Também nunca percebi as bocas por parte de transeuntes ou gente a assistir ou, pior, por parte de outros atletas! Mas "os cães ladram..."
    E, para finalizar, obrigada pelo orgulho e apoio! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Excelente descrição e parabéns pela prova!

    Abraço

    João

    ResponderExcluir
  6. Começando pelo fim, aqui em Almeirim há um colega corredor (foi comigo a Sevilha, acabou com 3h07!) muito engraçado que quando treinamos juntos e alguém atalha num passeio começa logo a gritar "O QUE É ISTO?? TEMOS PARDALUDOS???" ahahah cada vez que penso em atalhar lembro-me logo dele, por isso nem me arrisco. Quanto às bocas dessa senhora..bem..nem há muito a comentar..só me faz lembrar quando fiz a minha primeira maratona, em Lisboa, e os carros apitavam para sairmos da frente! É incrivel a falta de cultura desportiva das pessoas.. Olha ainda ontem vi um comentário na página de Facebook do Monte da Lua de um senhor que dizia qualquer coisa como "se fossem todos trabalhar em vez de andarem em caminhadas é que faziam bem!" eheh

    Bem, agora a tua prova, parece que apesar de essa porcaria não te largar, pelo menos estás a voltar à tua forma :) É bom saber! Venha a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caso que achei mais inacreditável foi na minha Maratona de estreia, Lisboa 2012. A uns 100 metros do retorno, em Algés, um casal de holandeses decidiu virar logo ali. Vir da Holanda para fazer a Maratona de Lisboa e depois saber que não se fez 42.195 metros porque se cortou 200 metros?!?

      Essa do irem todos trabalhar, numa Meia dos Palácios, ouvi um gritar "Se fosse para trabalhar ninguém ia a correr". E como estava esse? Às 10 da manhã à porta dum café, com uma cerveja na mão e uma barriga de bola de basquetebol. Que grande exemplo de grande trabalhador...

      Enfim... eles não sabem nem sonham o que estão a perder!

      Um abraço, Filipe

      Excluir