domingo, 22 de setembro de 2013

Calor em Destak

Os 4 ao Km presentes: Lúcia, Eberhard, Isa e eu

A 6ª edição da Corrida da Linha - Destak, ficou marcada por um forte calor, apesar do Outono já ter começado.

Para os muitos que vão à Maratona daqui a duas semanas, este foi um aviso do que poderá suceder, apesar de acreditar que quem manda no tempo vai ser amigo (isto é uma cunha...).

Apesar da canícula, a corrida registou a 2ª maior participação de sempre, com 2.572 atletas, mais 213 que em 2012 e apenas batida pelo record de 2011 quando 2.941 cortaram a meta. Com excepção da primeira edição, todas ficaram na casa dos dois milhares de classificados, o que diz bem do sucesso popular deste evento onde a organização esteve, como habitualmente, em muito bom plano.

Quem se estreou a vencer nesta corrida foi Bruno Fraga do Reboleira / Gabinete de Fisioterapoia no Desporto, que despachou os 10 kms do percurso em 32.09, batendo ao sprint e por um segundo o sportinguista Luís Pinto. A 14 segundos chegou Emiliano Vieira do RB Running.
Bruno Fraga foi o 5º vencedor diferente numa relação onde apenas João Marques bisou (2010/2011).

Sandra Teixeira vitória com record de percurso

Já no sector feminino, Sandra Teixeira do Sporting alcançou a sua 3ª vitória após os triunfos nas duas primeira edições. E batendo o record de percurso, que já lhe pertencia, baixando-o em 39 segundos, fixando-o em 36.48!
Vera Fernandes, agora a representar o RB Running, foi a 2ª a 2.07 e Mónica Moreiras do NucleOeiras fechou o pódio a 25 segundos da 2ª

A meta para a Isa, eu e Vítor, em conjunto com outra atleta

Quanto a este vosso escriba, o plano para a Maratona indicava 8 kms mais os 10 da corrida e assim foram feitos, sempre na companhia da Isa e Vítor, que se vão estrear na mítica distância de hoje a 2 semanas (o tempo não pára!).
E como correu? Ora se na semana passada foram 27 e sempre em grande alegria, hoje foram 18 bem mais custosos. Tudo pela responsabilidade dum calor muito forte, como já referi no início, e que inclusive fez alguns estragos no nosso pelotão, mas com a entreajuda de todos lá fomos os três juntos até à meta, onde nos últimos dois quilómetros já os percorremos a uma velocidade jeitosa.

Nesta altura há que ter o máximo dos cuidados, o trabalho está feito, nada mais se poderá ganhar, muito se poderá perder, Portanto, correr com muita cabeça e fugir a loucuras é a palavra de ordem para que o dia 6 seja (e vai ser) memorável.




20 comentários:

  1. Hoje realmente o dia estava quentinho. Fui fazer o meu treino pelas 8.30h e já aí se notava bem o calor. Mas algo me diz que este calor vem só para meter um bocadinho de "veneno" eheh porque no dia 6 já se reservou um bom dia de outono para vocês!! (oh S. Pedro tu não me faças ficar mal hein?!) :D

    O tempo voa realmente, parece que foi ontem que li aqui e no blog da Isa que vocês iam participar. Estava eu a dar os meus primeiros passos na actividade blogueira. :)

    Agora é ir rolando até dia 6 :D

    Um beijinho muito grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é o mesmo S.Pedro que me presenteou em Dezembro com um tempo fabuloso para correr uma Maratona, então não nos vai deixar mal! :)

      Beijinhos e bons treinos para o dia 13 :)

      Excluir
  2. Hoje tive ali uns kms complicados. E é nestas alturas que se nota ainda mais a amizade e o companheirismo e fiquei muito sensibilizada por vocês terem permanecido comigo, terem desviado a rota, terem-me oferecido água, marmelada. Obrigada por tudo.
    Faltam 2 semanas e hoje todos ganhámos mais respeito pelo calor e pela maratona. Mas vamos conseguir!
    Beijinho grande padrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que eu concebo as corridas dos atletas de pelotão. Amizade, companheirismo, cumplicidade.
      Não foi nada demais :)

      Vamos conseguir! :)

      Beijinhos Pré-maratonista Isa, Quase Maratonista Isa :)

      Excluir
  3. O calor é que complicou tudo, mas soubemos dar a volta e acabar por cima.
    A vossa companhia e o facto de o pé não me doer, foi o melhor do treino e da prova.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma óptima notícia, o pé não te ter doído. Que se mantenha assim. Força Vítor!

      Excluir
  4. Olá João! Há uma frase que referes que diz tudo: "o trabalho está feito, nada mais se poderá ganhar, muito se poderá perder". E é isto que vos deve "guiar" até dia 6 onde farão a festa! TODOS!
    Beijinho :)

    ResponderExcluir
  5. Parabéns João bem como aos outros amigos em referência. Gostava de vos fazer companhia na Maratona mas desconfio que a Serra D´Arga uma semana antes não o vai permitir, contudo deixo já aqui o desejo de uma excelente prova, principalmente para os 2 estreantes. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Só de imaginar o calor já fico aflita! Para mim, é dos maiores sacrifícios, qual chuva, qual frio...
    Ao menos o plano de treinos manteve-se e já estão uns quilómetros mais próximos de cruzarem a Meta no dia 06. Força!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tu já te "graduaste" em calor! Nem imagino o que terás passado no Almonda...

      Beijinhos e força para sábado. Estamos contigo! :)

      Excluir
  7. Boa prova / treino!
    O calor no dia 6 é a minha principal preocupação, espero que o S. Pedro esteja do lado dos atletas.
    Continuação de boa preparação.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou muito mau! Desconfio que vão ter uma maratona para "torrar!
    Mas quem me dera a mim ter condições para treinar para uma maratona mesmo que fosse de "torrar". Por isso, desculpem lá, não consigo ter pena nenhuma de vocês pois acho que é uma felicidade enorme alinhar nos 42,195 km mesmo em condições meteorológicas muito adversas!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por mais este treino-prova. Agora é fulcral pouparem-se ao máximo, fazerem os treinos que faltam sempre com uma postura cautelosa (mesmo que saltem um ou outro). E vitamina C para dentro do organismo :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Quando se aproxima uma prova de longa distância é fundamental aproveitar as provas mais pequenas para complementar com percursos de treino, o que permite participar nas provas e cumprir com o plano de treinos.

    O calor deste fim de semana, ainda que possa ter prejudicado a prestação na prova, associado a mais 8 kms de treino, permitiu assim fazer um treino de 18 kms com temperatura elevada e sem sombras, o que sem dúvida irá ajudar caso no dia da Maratona o tempo esteja quente (esperemos que não, e que possam cair uns aguaceirozitos que até ajudam a refrescar).

    Na minha preparação para a Maratona (que planeio fazer apenas em 2014) tenho incluido treinos com elevadas temperaturas para que possa estar preparado caso tal aconteça no dia da prova.

    Quando olharem para trás irão ver que este treino/prova se calhar até vos ajudou aos vos preparar para temperaturas mais elevadas.

    Bons treinos e FORÇA para a Maratona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós tivemos o cuidado de ter realizado vários treinos em pleno verão e à hora do almoço, exactamente para ganhar essa endurance.

      Força para 2014 :)

      Excluir