segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A panca das previsões meteorológicas


Uns tempos antes da minha primeira Maratona, ia todos os dias consultar as previsões meteorológicas. Mais por curiosidade de saber o que iria apanhar pois sendo em Dezembro não era expectável algo de complicado para correr. E acabou por ser um dia de sonho até no estado do tempo pois estiveram as condições perfeitas (melhor era impossível) para quem ia correr 42 kms.

Agora, a pesquisa das previsões começou muito tempo antes, desta feita por receio do que possa estar. Historicamente, nos últimos anos esse dia tem sido quente e o percurso não tem sombras, ampliando o problema de, em virtude da muito tardia hora de partida, estarmos a correr às horas que o sol está a pique.

Mais do que o calor, são os raios de sol que me assustam, pela razão que apontei (do ângulo a essa hora), portanto o meu primeiro desejo tem a forma de nuvens. 

E tempo nublado foi o que desde cedo as previsões apontavam. Os graus iam subindo ou descendo, possibilidade de chuva aparecia e desaparecia, mas as nuvens estavam sempre presentes. 

O medo com o calor excessivo deu-se a duas escassas semanas do grande dia, no domingo do Destak, mas as previsões lá continuavam com as ansiadas nuvens.

Mas previsão meteorológica é isso mesmo, previsão baseada no momento. Sabemos como é o clima, basta um parâmetro alterar ligeiramente e tudo muda, por vezes radicalmente. Recordo-me de ser miúdo e as pessoas parodiarem muito o que apelidavam de "boletim mentirológico" na TV pois se em 7 dias as previsões falhavam 1 ou 2, era o gozo generalizado, como se os técnicos garantissem aquele tempo, quando apenas apresentavam a previsão baseada nos factores existentes. Mas como tudo que se dizia na televisão era sagrado (quantas discussões acabavam com "disseram na televisão!" como se fosse a verdade suprema?) as pessoas estranhavam haver alguém que tinha ali "mentido" no que era apenas e tão somente uma previsão.

Ora o que ando a ver há semanas, é tão seguro (nada!) como até uns 3 dias antes, ou mesmo na véspera pois basta uma massa de ar quente ou fria desviar-se e tudo altera. Mas sempre se vai sofrendo ou contentado com o que se vê, mais um factor de emoção e suspense numa tarefa que já tem e muito esses factores.

E como está agora? Pois o tempo real começou a nublar, esfriar e chover e as previsões para dia 6... a aumentar a temperatura e as nuvens a darem lugar a um céu limpo... Ai, ai, ai!

Mas, ainda ontem aprendi uma lição com uma estreante em Maratona, Isa, que, apesar de ansiosa, mantêm-se serena. E serenei consciente que o trabalho (bem) feito está cá.

E querem que diga? Hoje já olhei mais de soslaio para as previsões. Esteja o tempo que estiver é para cortar a meta e o resto são pormenores. Claro que com calor será (muito) mais difícil, mas a motivação está em alta e... VENHA A MARATONA!
       

20 comentários:

  1. Ora nem mais...venha ela. Muita força João, estou com contigo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que sim, Carlos, e acredita que toda essa vossa força é muito importante para mim!

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Assim é que é falar!! E domingo é que vai ser correr!! :)
    É para dar tudo, João! Até ao fim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dar tudo até ao fim, não. Dar tudo até lá para os trintas. Depois o meu tudo acaba e começo a inventar tudo, he he!

      Beijinhos

      Excluir
  3. Para não estar a dizer "eu bem te disse" vou só dizer I TOLD YOU SO! =P

    Epá, queres saber? Venha o sol! Quero lá saber! É para fazer!
    Nós conseguimos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou como tu. Venha o que vier, a gente dá cabo dele! :)

      Beijinhos :)

      Excluir
  4. Ainda hoje dei comigo a pensar: "com o tempo que está hoje é que era..." mas não escolhemos... chegando o dia da prova, é como estiver, é como a fazemos!

    Caso não me aleije nem adoeça entretanto, no domingo lá estarei com todos vós, para aquela que será a minha 1ª maratona!
    E hei-de acabá-la nem que seja a rastejar!
    É como diz o Karnazes: "Corre se puderes, anda se tiver que ser, rasteja se a isso fores obrigado... mas nunca desistas!"

    Que vos corra bem a vossa maratona, que eu vou tentar que me corra bem a minha!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita força para a estreia! É uma sensação de felicidade e superação única que vai ficar para todo o sempre!

      Um abraço

      Excluir
  5. Já encomendei o granizo mas tens de me dizer o calibre que pretendes para eu fazer chegar essa informação ao São Pedro a fim de ultimar a encomenda e ter tudo pronto no domingo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas oh Jorge, se o S.Pedro aceita encomendas tão precisas, pede-lhe para repetir as mesmas condições do 9 de Dezembro de 2012. Isso era perfeito! até voávamos (mais ou menos...)

      Um abraço

      Excluir
  6. Já não quero saber, é como estiver :)

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Também dou comigo a ver o que se vai passar no domingo, Teoricamente do sol e da temparatura entre os 21/23º C não iremos escapar.
    Outro factor que me preocupa é o vento. Em grande parte do percurso vai ser contrário ao sentido da prova e se estiver forte vai dificultar a nossa vida.
    Abraço e até domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver calor, o vento contra pode ajudar a arrefecer

      Um abraço e até domingo!

      Excluir
  8. Grande moral, espero ficar contagiado, mas mesmo assim o calor assusta-me...
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que assusta mas assusta mais se formos assustados! :)

      Um abraço e força para o grande dia!

      Excluir
  9. Tenho a certeza que conseguirás terminar a maratona independentemente do tempo que fizer, e acredito que a fazer sol não estará tanto calor como à algumas semanas.

    No caso de estar muito calor, em cada abastecimento retira 2 garrafas de água, ou uma de bebida isotónica e outra de água, despejando uma de água pela cabeça abaixo para ajudar a refrescar o corpo.

    FORÇA e BOA PROVA !!!

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
  10. Os Grandes Atletas são assim...sempre em alta motivação

    meu caro João,
    votos de uma excelente prova que o tempo nos ajude e que possamos cortar aquela meta da mesma forma sentida mas felizes com que o fizemos o ano passado
    (já passou quase 1 ano..)

    grande abraço e até domingo ( faça sol ou faça chuva)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desejo duma excelente Maratona, Jorge!
      Tudo a correr pelo melhor!

      Um abraço

      Excluir