domingo, 14 de julho de 2013

Sessão dupla Lagoa Stº André / Treino Memorial Lázaro

Os 4 ao Km presentes: Eberhard, Isa, eu, Lúcia e Carlos

No nosso plano para a Maratona, este fim-de-semana seria para 20 kms e decidimos assim reparti-lo em 10+10, com os primeiros 10 a fazerem-se na Corrida da Lagoa de Santo André no Sábado ao final do dia e os restantes no Memorial Francisco Lázaro a realizar na manhã seguinte.

Ora os planos saíram furados pois o Memorial acabou por passar para o próximo domingo, o que inviabiliza a nossa presença, mas decidimos ir cumprir com o estipulado e realizámos um treino no mesmo percurso do ano passado, ano do centenário (este ano será diferente).

É desta dose dupla que darei conta de seguida, chamando desde já a atenção para um recado da Isa no final. 

18ª Corrida da Lagoa de Santo André

Com os "Açoreanos" amigos, Sandra e Nuno. Boa disposição não falta!

Esta corrida é uma festa! 

O ambiente que se vive aqui é sempre diferente, talvez pelo período de férias, no momento ou sua aproximação. A isso junta-se um local propício e um convívio final muito agradável.

Este ano não foi diferente, antes pelo contrário. Tudo esteve como já nos habituaram e fazem desta prova obrigatória no calendário.

Umbelina Nunes, a tri-vencedora nas 4 primeiras edições desta prova, agora sempre atenta a que nada falte aos atletas

Além de todas as atenções que recebemos, saliente-se uma sempre muito agradável medalha pintada à mão, todos os anos com um motivo diferente, um animal da vasta fauna da Lagoa. 
No meu caso, foi a 7ª duma bonita colecção que pode ser apreciada na última fotografia deste artigo.


A organização foi recompensada com o igualar de record de participação que vinha desde 2008 com 610 atletas. Este ano, nem mais nem menos, o mesmo número, sendo 116 femininas (19%)

A nível de vencedores, exactamente o mesmo par de 2012, Alberto Chaiça dos Amigos do Parque da Paz (33.21) e Vera Fernandes do Bela Vista (38.26). Ele com mais 19 segundos que no ao passado, ela retirando 42 segundos a esse tempo. 

Segunda vitória consecutiva para Vera Fernandes

Foram acompanhados no pódio por João Cruz do Beja (33.48) e o vencedor de 1999, Eusébio Rosa dos Amigos do Parque da Paz (33.53) no sector masculino, enquanto no feminino subiram ao pódio Katarina Larson do Sporting Triatlo (40.21) e a vencedora de 2009, Chantal Xhervelle do Casal Figueiras (40.49)

Quanto à minha corrida, o momento é especial. Em virtude da preparação para a Maratona, esta foi a última corrida durante dois meses e a última, digamos, normal, antes desse ansiado dia, pois as outras duas que farei até lá são englobadas em treino longo. A 15 de Setembro a Corrida do Tejo num treino de 27 kms e uma semana depois a Corrida do Destak num de 18 kms. Assim, esta era a última hipótese até Novembro de realizar um tempozinho melhor. 

Partimos com muita cautela, o 1º km foi a 6.27, fomos aumentando gradualmente no 2º, 5.48 e depois descemos para os 5.18 e 5.12. Fomos correndo de trás para a frente e juntos até apanhar a Sandra e o Nuno. A Isa ficou um pouco com eles e eu segui pois estava a sentir-me bem.

Assim fui andando até que, ao fazer a rotunda que dá acesso à descida para a meta (uns 750 metros), apercebo-me que a Isa vem em grande velocidade a aproximar-se. Abrando o suficiente para me apanhar e irmos os dois a puxar até à meta, sempre incentivando-a pois o seu record oficial de 55.11 (tempo real) podia ser batido, apesar de estar muito apertado.

Vai... está quase... 

A média nesses últimos mil metros foi de 4.40, portanto o sprint final terá sido para o 4 muito baixo, ou melhor. Demos tudo o que tínhamos nesse final e duvido que pudéssemos ter ganho um só segundo que fosse. O que é certo é que cortámos a meta em... 55.11 (tempo meta a meta), igual ao segundo ao seu já existente record, o que provocou uma certa frustração dum lado, mas consciência que nesse final foi dado tudo. O problema foi uma certa melancia mas isso fica em suspense até a Isa escrever o seu relato.

De seguida, tempo para o convívio final e chegar a casa já perto da uma para "dormir à pressa" pois passados uma horas havia outra dupla légua a fazer, mas isso já segue.

Como curiosidade nesta corrida, o termos descoberto uma equipa, nova supomos pois ainda não a tínhamos visto, chamada 5 ao Km. 



Treino no percurso do Memorial Francisco Lázaro 2012

A Isa tinha convidado no seu blog quem quisesse aparecer. Não obtivemos qualquer resposta e pensávamos que iríamos apenas os dois. Afinal fomos 5, o que foi muito agradável.

Primeiro apareceram a Carla e o Jaime, um casal que não conhecíamos mas que em boa hora passámos a conhecer pois formam um casal bastante simpático.
Quando já tínhamos carregado no relógio para dar início ao treino, aparece o Vítor, um dos heróis do Almonda, que chegou mesmo a tempo de se juntar.

Fomos assim os 5 em ritmo muito agradável, e possível pelo facto de corrermos em passeio e com estradas por atravessar, e o treino fez-se muito bem. No meu caso e no da Isa, não nos ressentimos do esforço de ontem. E nos últimos 500 metros ainda puxámos um pouco. 

Ficou em aberto companhia para o treino de 25 kms a realizar no sábado pelas 18 horas entre Cascais e pouco depois de Belém.

Quanto ao Vítor... apenas digo que tivemos uma conversa muito agradável. Não foi, Vítor?

Os 5 magnificos: Carla, Isa, Jaime, Vítor e eu 

Recado da Isa

A Isa pediu-me para avisar que vai estar fora do seu excelente blogue durante uma semana, pelo menos, devido a ir de férias e, ao mesmo tempo, uma arreliadora avaria no seu computador.

O computador está a tentar ser reparado por um "conhecido e reputado técnico" e vamos ver o que irá acontecer.

A Isa diz que que lhe correu muito bem a prova de ontem e depois explica como uma melancia impediu o seu record. Também gostou muito do treino de hoje, em especial pelo que apreciou da companhia a quem agradece.
  

19 comentários:

  1. Estão em grande forma!!
    Essa melancia estou cá a desconfiar o que foi!
    Cuidado com os "conhecidos e reputados técnicos" são um perigo he, he, he!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh senhor Jorge Branco! Quem te ouça, até pensa que tens razão de queixa de "conhecidos e reputados técnicos"!!! (ih ih ih)

      Excluir
    2. Não há problema senhor João Lima que ninguém me ouve e depois ando a tentar mentir mais que o governo mas não estou a conseguir!

      Excluir
    3. Oh Jorge... podes ter talento para muita coisa mas, por mais que te esforces, nunca conseguirás mentir mais que eles.
      Missão impossível!!!

      Excluir
  2. Parabéns! Isso é que foi uma dose dupla com um bom começo! Pena não estar grande calor ontem, senão tinham aproveitado para um mergulhinho na barragem. ;)

    Da melancia: é uma fruta que gosto muito, mas decididamente não combina com a corrida, pelo menos em grandes doses. O verão passado senti-me bastante mal num treino por causa disso (acho que até cheguei a referir no blogue), lição aprendida! :)

    Beijinhos grandes e continuação de bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rute.

      Não conheço ali barragem. Estarás a referir-te à lagoa em si ou haverá alguma barragem?

      Beijinhos e boas corridas! :)

      Excluir
  3. Estão no bom caminho. Força!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora, Pedro, tudo na perfeição! :)

      Um abraço e força para ti!

      Excluir
  4. Excelente... Sempre a somar quilómetros :D
    Estou curiosa por saber a situação da melancia :D
    Adorei as medalhas, são muitos bonitas!!

    Um beijinho e bons treinos :)

    ResponderExcluir
  5. Fizeram um grande tempo!
    Essa é uma das provas que me falta fazer.
    O treino de hoje foi muito bom, nem se deu pelos km. Foi com certeza a boa companhia. Em relação à nossa conversa, ainda estou a pensar no assunto. Mas já faltou mais :)
    Ainda não posso confirmar a presença no treino de sábado, digo qualquer coisa 4ª ou 5ª feira.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já faltou mais?!? Estou a gostar! :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Força nisso Victor. Aproveita a embalagem de Almonda ;)
      Abraço

      Excluir
  6. Muito bem. Siga para bingo. Assim em grupo é bem melhor.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Tão giras as medalhas :). Continuação de bons treinos!

    ResponderExcluir
  8. Nunca me hei-de esquecer desta prova. Foi um feito notável o que eu consegui.... =P Não bater um recorde por 1s/melancia não é para todos...hehehe
    Mas gostei muito da corrida e adorei o nosso treino em grupo. Para repetir ambos!
    Beijinhos

    ResponderExcluir