domingo, 7 de julho de 2013

Bem duro, mas... que rico treino!

Antes do treino

Segundo o plano de treino para a Maratona, hoje era dia de treino de 24 kms. Ora se o plano diz isso, não há desculpas com o calor, é para se fazer!

Claro que tomámos as nossas precauções. Começámos mais cedo do que vai ser a prova (a hora exacta de partida foi 9.26) e escolhemos ir correr para Lisboa no percurso da Maratona que se realizava em Dezembro, para aproveitarmos as sombras entre os prédios. 

Claro que sabemos que temos que treinar o calor mas este fim-de-semana foi excepcionalmente quente, com temperaturas a chegar aos 40, algo que não acreditamos ir suceder em Outubro. Apesar de actualmente o tempo ser uma imprevisibilidade.

Seguimos o percurso da dita Maratona até aos Restauradores, para aí atalharmos até ao Martim Moniz e retomarmos o percurso da prova, agora nos seus quilómetros finais. Para quem conhece, já está a ver o que é. A subida da Almirante Reis. A distância exacta chegou já quase no estádio.

Antes de me alongar, há algo que é fundamental ficar escrito. O sucesso deste treino só foi possível em virtude do apoio logístico da Mafalda que aos 5, 10, 15 e 19 kms estava no caminho a dar duas garrafas de meio litro a cada. Uma para se beber, outra para despejar. Sem este apoio, não teríamos conseguido chegar ao fim. Nem a meio...

Devo confessar que estava receoso com este treino pelas dificuldades que o calor sempre me coloca. Mas uma vez mais concluí que após a Maratona do ano passado estou mais forte e resistente. Além da companhia que é fundamental, em especial quando é uma companhia de alguém que está altamente focada no objectivo final, como é o caso da Isa.

Assim, foi um treino que se fez com duas vertentes, dificuldade e prazer. Podem parecer antagónicas mas quem corre entende.

Houve uns bocadinhos que tivemos que andar, para recuperar, mas sempre tudo controlado e apontávamos de imediato um ponto para recomeçar e aí chegados não havia outra opção. 

De início sentia-me cansado (quem não se sente com o forno que tem estado?) mas também senti a Isa bem e foi questão de seguirmos sempre sem pensar no que faltava mas o que já estava feito.

Logicamente, a última coisa que interessava num treino com este tipo de condições, era o tempo final. Apenas por curiosidade, corremos durante 3.14.31, no que foi uma óptima sessão de resistência.

Durante este tempo, apenas nos cruzámos com um único atleta. Mas em certas esplanadas sentimos alguns olhares incrédulos. "Mas quem são estes loucos que andam a correr com esta temperatura?"

Pois estes loucos vão ter a alegria suprema de cortar uma meta a 6 de Outubro!

Para finalizar, e mais uma vez, os agradecimentos à Mafalda por todo o apoio. E também à Isa que está a ser uma companheira de treino/objectivo/sonho que supera todas as expectativas.

O que eu gostei deste treino!  

Depois do treino. Olhando para a fotografia será fácil perceber qual foi o nosso estado de espírito depois das 3 horas e 14 a correr?

24 comentários:

  1. Hehe =) Mas que óptimo treino o de hoje. Mais um no longo caminho que ainda temos de percorrer até ao grande dia. Apesar do calor fizemos um bom treino e isso é muito importante para nos levantar a moral.
    Obrigada por tudo a ti e à Mafalda. Abastecimentos 5*, companhia 5*, treino 5*!
    Beijinhos

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  2. É de atletas...
    Um abraço, continuação de bom plano, os pequenos desvios ao mesmo são, por vezes, necessários e até, fundamentais à concretização dos objectivos propostos. Abraço

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  3. Fantástico!! Estão de parabéns!!! Grande treino o vosso!! São uns guerreiros sem dúvida :D
    Continuem assim e no dia 6 de Outubro será "canja" como se costuma dizer!! :)
    Um grande beijinho aos dois e força :D

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    1. Marta... canja não será certamente, muito longe disso! Nem assim teria o valor mítico que uma Maratona tem :)

      Obrigado, beijinhos e força para 15/9 :)

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  4. Bem isso é mais treino para a Ultra Maratona Atlântica que outra coisa!
    Sei que do ponto de vista psicológico esses treinos são muito importantes mas do ponto de vista físico tenho algumas dúvidas.
    Por vezes podem surgir problemas em consequência de terminados exageros no treino que só se dá conta deles depois nos dias a seguir. Só que espero que nada disso aconteça e também quem sou eu para avaliar este, ou qualquer, tipo de treino.
    Outro problema que coloco é o tempo efectuado a cada 5 km. O abastecimento deve ser feito a cada 15 minutos e o que acontece é que os abastecimentos colocados a cada 5 km só permitem que isso seja efectuado pelos atletas da frente das provas mas, vá lá, alguém que ande a 5 ao quilómetro ainda terá uma abastecimento em tempo razoável agora quem corra a 6 ao km vai demorar 30 minutos a percorrer esses mesmo 5 quilómetros e isso proporciona um abastecimento muito deficiente que ainda mais se agrava em situações de elevadas temperaturas.
    Por alguma razão a Maratona de Lisboa vai ter abastecimentos de 25, km e 2,5 km a partir dos 5 quilómetros...
    No vosso caso abasteceram de quanto em quanto tempo?
    Já agora uma dica: uma boa solução para se ir conhecendo o que desidratamos durante um treino é pesarmo-nos imediatamente antes do treino e imediatamente a seguir a ele. A diferença entre os valores será, seguramente, água que perdemos.
    Fazendo esse controle de peso antes e depois do treino, conjuntamente com a temperatura ambiente durante o treino e o andamento usado podermos chegar a valores bastante exactos das nossas necessidades de hidratação em prova.
    Também concordo que o calor (ou outras condição atmosférica exceptuando as trovoadas) não é impeditivo de para se efectuar o treino mas julgo que o treino se deve adaptar as condições atmosféricas.
    Sei que a ideia é a adaptação ao calor mas será a solução mais indicada, compensa o desgaste que esse tipo de treino provoca?
    Será que um treino feito a uma hora mais madrugador, e mais fresca, sem abastecimento e com outro tipo de andamento não seria mais benéfico?
    Não sei, tenho muitas dúvidas!
    O que sei é a minha experiencia pessoal e ela foi de sempre ter efectuado os treinos longos de duas horas em jejum e sem abastecimento mas fugindo do calor.
    Nunca treinei a horas de temperaturas elevadas com o propósito de me habituar as mesmas e apesar disso sempre que se me apresentaram temperaturas elevadas em prova consegui superar as mesmas com um saldo positivo e estou a lembrar-me de uma célebre meia maratona em Tróia, na década de 80, que levou muitos atletas a desistência e até ao hospital!
    Penso que um atleta bem treinado, habituado a treinos longos em jejum e sem abastecimento é um atleta mais apto a enfrentar o calor durante uma prova desde que tome a precaução para se abastecer convenientemente e adapte o andamento as condições atmosféricas que vai enfrentar.
    Claro que uma maratona com calor implica outros cuidados e, talvez, outro tipo de treino mas não estarão a exagerar? Não estarão as “destreinar”?
    Desculpem este longo desabado de que quem não tem autoridade nenhuma para o fazer! Tudo o que sei é da minha prática como corredor de fundo e dos resultados que obtive e é tudo bem pouco.
    Hoje vocês foram HERÓIS, sem sombra de dúvida fica-me é a dúvida se esse tipo de heroísmos é o mais indicado para a preparação da vossa maratona.
    Um forte abraço desta velha “raposa” manca!

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    1. Olá Jorge

      Mas nós tomámos as nossas precauções, daí termos escolhido um percurso que proporcionava sombra, dum lado ou de outro da estrada.
      Os reabastecimentos eram de 5 em 5 mas com 2 garrafas de meio-litro, esse litro durava-nos até ao reabastecimento seguinte.

      Como vês, escusas de te preocupar que está tudo pensado.
      E sim, estes treinos, no nosso caso concreto, são necessários, tanto para preparação física como, a mais importante, mental.

      Obrigado pela tua preocupação

      Um abraço

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    2. Certo campeão.
      Acredito na importância de um treino desse do ponto de vista psicológico mas do ponto de vista físico só tendo a opinião de profissionais na matéria (e tinha que ser mais que um!).
      Pode ser que ainda vá procurar essa opinião!

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    3. A maneira como acabámos e como estamos agora, 7 horas depois, prova que utilizámos todos os cuidados necessários para um treino nestas condições.

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  5. Parabéns! Foi um grande treino! Acho que fizeram uma boa escolha em treinar com o calor, visto que o corpo humano está mais habituado a correr com o frio do que o calor, visto a prova ser numa manhã de Outubro leva a crer que esteja calor.

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    1. Exacto, Sílvio, temos que trabalhar as nossas partes mais fracas, e hoje foi muito importante para isso.

      Um abraço

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  6. Valentes! Nem quero imaginar a temperatura do alcatrão! ihih :) Isso é que é empenho nos treinos, força! Vai ser uma bela dobradinha para ti e estreia para a Isa.

    Beijinhos e obrigada pela msg, foi mesmo muito, muito duro!

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    1. Rute... MUITO VALENTE foste tu!

      Mais uma vez, PARABÉNS! :)

      Beijinhos grande heroína

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  7. Grande treino João!
    A continuarem assim, estão no bom caminho para vencerem a Maratona.
    Hoje também fiquei a saber o que é correr (e andar) debaixo um terrível calor.

    Abraço.

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    1. É essa a intenção!|

      Mas tu, Vítor, é que foste um dos heróis do dia :)

      Um abraço

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  8. Estão no bom caminho. FORÇA!!!

    Forte abraço algarvio! ;)

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    1. Boa continuação de férias! :)

      Um abraço

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  9. Muitos parabéns aos 3, especialmente à Mafalda. Força, essa empreitada vai no bom caminho, embora ainda vá no inicio.
    Abraço

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  10. Grande treino!
    Foi preciso coragem para enfrentar aquele calor.
    Pessoalmente prefiro levantar-me cedo e fugir ao calor.
    Continuação de bons treinos!

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    1. Obrigado

      No caso actual, temos mesmo que enfrentar o calor para combater esse nosso ponto fraco

      Um abraço

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  11. Vocês são um espectáculo! Como se diz na minha "terra": o que vocês andam a fazer... É de rijo/a!
    Continuação de bons treinos!

    Comentário tipicamente feminino: vocês andam a combinar os modelitos dos treinos? É que se me afigura um comentário: adoro o 'pendant' do amarelo nos dois atletas! E o roxo dos calções da Isa ficam tchanan com o amarelo! Aprovado! Para mim, em estilo são medalha de ouro! Já! :D

    Beijinhos

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