quinta-feira, 24 de maio de 2012

Jamor em perigo

Sendo a saúde física e mental um bem fundamental e prioritário nas preocupações de quem governa uma população, entendendo-se população como todos e não alguns, há que criar condições para que as pessoas se possam mexer e praticar actividades que vão potenciar essa mesma saúde.

Na zona de Lisboa temos um rico pulmão natural, espaço privilegiado para a prática desportiva, o Complexo Desportivo do Jamor. 

Atletismo, Duatlo, BTT, Natação, Canoagem, Rugby, Hóquei em Campo, Futebol, Ténis, Tiro ao Arco, são apenas alguns dos muitos desportos que, de cor e rapidamente, me recordo onde qualquer um pode ali praticar. Muitos outros há, inclusive os que não são desportos em si mas potenciam o exercício, como aquele parque munido de diversos aparelhos para os mais sedentários se exercitarem.

Não é por mero acaso que o Centro de Alto Rendimento se situa aqui, criando uma saborosa mistura de atletas profissionais e amadores a usufruírem deste espaço.

Porém... está previsto o esquartejamento de diversas áreas fundamentais deste espaço público, colocando-o ao serviço de interesses privados. 

Para maior conhecimento do que se passa e poderá acontecer, aconselho a leitura atenta do blog da Liga dos Amigos do Jamor - Amigos do Estádio Nacional, clicando em cima do nome, ou da sua página no Facebook.

Como tem sido hábito neste povo, calar, permitir e depois lamuriar não é solução. Se não formos todos nós a defender o que é nosso, quem o fará?

2 comentários:

  1. “Sendo a saúde física e mental um bem fundamental e prioritário nas preocupações de quem governa uma população(...)”
    Pois é devia ser prioritário mas, na verdade, quem nos governa faz tudo no sentido de piorar a saúde dos Portugueses quer através do desmembramento do serviço nacional de saúde, quer através de medidas que tornam a vida da população cada mais mais difícil contribuindo para o agravamento da sua saúde.

    Aos grandes empresários, aos magnatas da construção civil, tudo é permitido passando por cima de qualquer lei e fazendo as maiores vigarices e atentados ambientais.
    O pequeno particular, que quer fazer uma modesta obra, vê-se atoalhado em leis extremamente rigorosas e burocracias labirínticas.
    No fundo isto é com a diferença entre quem é apanhado a roubar num supermercado para comer porque tem fome e aqueles “senhores” que fazem enormes desfalques que envolvem a alta finança: o primeiro é preso porque é ladrão ao segundo nada lhe acontece!
    Enfim tudo isto é uma questão política ou seja somos governados por quem favorece, e vive, destes estado de coisas e não é de agora, infelizmente, andamos assim há muitos anos pois só têm mudado as "moscas".
    Cabe-nos a nós ir lutando contra estes estado de coisas, fazendo o possível para que mude muito mais que as “moscas” senão um dia destes estamos afogados em mer*** se não se dá o caso de já nos encontrarmos nessa situação.
    As minhas desculpas por tão longo comentário.

    ResponderExcluir
  2. Há muitas coisa "estranhas" a acontecer neste país...

    ResponderExcluir