sábado, 7 de abril de 2012

Pensando em Constância...

Para ser um sábado de Páscoa como os anteriores, hoje teria sido dia de Grande Prémio da Páscoa em Constância.

Infelizmente não o foi por a Câmara não ter disponibilizado verba. Não gastou e não viu chegar à sua terra mais dum milhar de atletas, caminhantes e familiares, onde muitos almoçariam ou tomariam algo, dando um impulso à economia local.
Mas quem não gasta não colhe e fico sem saber se pouparam mais ou ganharam menos...
Faz-me recordar há 3 semanas atrás em Salvaterra de Magos onde num café e depois num restaurante, ambos cheios, ouvi por duas vezes os donos do estabelecimento confessarem "se não fosse a corrida estávamos às moscas...".
Mas enfim, não sou contabilista de ninguém e cada um sabe de si. Mas não posso estar nostálgico com o facto de não ter corrido hoje em Constância.

Qualquer corrida é especial, mas se há uma que mais especial considero, é esta. Fruto dum local acariciado pela beleza, e dum percurso "mágico". Não sei explicar porquê, e sei que não acontece só comigo, mas aquele percurso tem algo de sublime que faz a diferença. Uma simbiose perfeita entre o acto de correr e respirar natureza. 
Todos os anos que lá corri, senti a mesma sensação na meta. O prazer de ter desfrutado de tão belo trajecto e o vazio de saber que necessitava doutro ano para poder tornar ali a correr.

Infelizmente, agora vai para mais dum ano. Nem sei se regressará. 
Todas as corridas que acabam, doem, mas esta foi uma dor maior.

Não quis deixar de falar hoje de Constância...

2 comentários:

  1. Caro Amigo...como te percebo.
    Sou Ribatejano (Riachos-Torres Novas) e como tal as festas de Contância foram e sempre serão...as festas de Constância.
    Depois da experiência única que foi a de fazer parte dos "realizados de Serra", com outros amigos comuns, não podia deixar de ter alguma ideia para colmatar esta decisão da CMC.
    Por ser um local mais distante e não haver capacidade para grande gestão orgazinativa, com a devida segurança incluída, nos R4F decidimos prestar a devida homenagem ao Grande Prémio da Vila, mas "apenas" com elementos do Grupo, não tinhamos capacidade para numa semana fazer mais...e a segurança era fundamental, pois estamos a falar de uma estrada com algum movimento e com muitas curvas.
    Assim sendo, com saída marcada para a hora da prova, arrancámos de Constância a correr, pelo trajecto da prova, seguimos depois até ao Castelo do Bode onde cruzámos o Rio e na margem contrária, esperávam-nos canoas, pagaias e coletes e a respectiva equipa de orientadores(segurança, segurança, segurança ).
    Lá deslizámos rio abaixo, de volta a Constância.
    Terminámos com um mega piquenique e a homenagem a tão antiga e especial prova ficou feita.
    Ao todo, entre corredores, navegadores e acompanhantes, juntámos quase 70 pessoas...foi uma bela festa num dia muito especial.
    Pró ano...se não hover grande prémio...alguma coisa se arranjará.
    Grande abraço.
    Nuno

    ResponderExcluir
  2. Esperemos que regresse. A Corrida de Constância é de facto especial, por vários motivos.

    Por outro lado, digo o mesmo que disse ao F.Andrade: Constância está lá, para nos receber, e quem "faz as corridas" são as pessoas, somos nós, e a provar isso mesmo está o grupo desse amigo que se juntou e foi lá correr.

    Claro que a Prova é sempre a prova, mas a Corrida como grande parte de nós a sente, não precisa de provas...

    ResponderExcluir