Para ser um sábado de Páscoa como os anteriores, hoje teria sido dia de Grande Prémio da Páscoa em Constância.
Infelizmente não o foi por a Câmara não ter disponibilizado verba. Não gastou e não viu chegar à sua terra mais dum milhar de atletas, caminhantes e familiares, onde muitos almoçariam ou tomariam algo, dando um impulso à economia local.
Mas quem não gasta não colhe e fico sem saber se pouparam mais ou ganharam menos...
Faz-me recordar há 3 semanas atrás em Salvaterra de Magos onde num café e depois num restaurante, ambos cheios, ouvi por duas vezes os donos do estabelecimento confessarem "se não fosse a corrida estávamos às moscas...".
Mas enfim, não sou contabilista de ninguém e cada um sabe de si. Mas não posso estar nostálgico com o facto de não ter corrido hoje em Constância.
Qualquer corrida é especial, mas se há uma que mais especial considero, é esta. Fruto dum local acariciado pela beleza, e dum percurso "mágico". Não sei explicar porquê, e sei que não acontece só comigo, mas aquele percurso tem algo de sublime que faz a diferença. Uma simbiose perfeita entre o acto de correr e respirar natureza.
Todos os anos que lá corri, senti a mesma sensação na meta. O prazer de ter desfrutado de tão belo trajecto e o vazio de saber que necessitava doutro ano para poder tornar ali a correr.
Infelizmente, agora vai para mais dum ano. Nem sei se regressará.
Todas as corridas que acabam, doem, mas esta foi uma dor maior.
Todas as corridas que acabam, doem, mas esta foi uma dor maior.
Não quis deixar de falar hoje de Constância...
Caro Amigo...como te percebo.
ResponderExcluirSou Ribatejano (Riachos-Torres Novas) e como tal as festas de Contância foram e sempre serão...as festas de Constância.
Depois da experiência única que foi a de fazer parte dos "realizados de Serra", com outros amigos comuns, não podia deixar de ter alguma ideia para colmatar esta decisão da CMC.
Por ser um local mais distante e não haver capacidade para grande gestão orgazinativa, com a devida segurança incluída, nos R4F decidimos prestar a devida homenagem ao Grande Prémio da Vila, mas "apenas" com elementos do Grupo, não tinhamos capacidade para numa semana fazer mais...e a segurança era fundamental, pois estamos a falar de uma estrada com algum movimento e com muitas curvas.
Assim sendo, com saída marcada para a hora da prova, arrancámos de Constância a correr, pelo trajecto da prova, seguimos depois até ao Castelo do Bode onde cruzámos o Rio e na margem contrária, esperávam-nos canoas, pagaias e coletes e a respectiva equipa de orientadores(segurança, segurança, segurança ).
Lá deslizámos rio abaixo, de volta a Constância.
Terminámos com um mega piquenique e a homenagem a tão antiga e especial prova ficou feita.
Ao todo, entre corredores, navegadores e acompanhantes, juntámos quase 70 pessoas...foi uma bela festa num dia muito especial.
Pró ano...se não hover grande prémio...alguma coisa se arranjará.
Grande abraço.
Nuno
Esperemos que regresse. A Corrida de Constância é de facto especial, por vários motivos.
ResponderExcluirPor outro lado, digo o mesmo que disse ao F.Andrade: Constância está lá, para nos receber, e quem "faz as corridas" são as pessoas, somos nós, e a provar isso mesmo está o grupo desse amigo que se juntou e foi lá correr.
Claro que a Prova é sempre a prova, mas a Corrida como grande parte de nós a sente, não precisa de provas...