segunda-feira, 9 de abril de 2012

Historial da Estafeta Cascais-Lisboa

Domingo tem lugar a 73ª edição da Estafeta Cascais-Lisboa, a mais antiga corrida que se disputa no nosso país, tendo já sido disputado por 73 vezes.

A esta hora estarão a interrogar-se como é que vai ser a 73ª edição se já se realizaram 73? Passo a explicar: A 24 de Abril de 1932 teve lugar a primeira corrida que iria juntar Cascais a Lisboa por equipas de 5 elementos cada, sendo que o último percurso seria Avenida da Índia-Terreiro do Paço. Acontece que foi proibido os atletas irem até ao Terreiro do Paço, por razões que a história não guardou, ficando na Avenida da Índia e obrigando as equipas a terem 4 elementos cada. 
No ano seguinte, como já teve percurso completo, é que teve honras de ser apelidada de 1ª edição, ficando 1932 como a pré-edição ou edição zero.
Participaram 8 equipas (3 do Benfica, 2 do Sporting e Vendedores de Jornais e 1 do Probidade). Os atletas concentraram-se no Terreiro do Paço indo de automóvel até ao local de cada partida. Para tal, a Associação de Atletismo de Lisboa solicitou aos automobilistas que facultassem boleia aos atletas, devendo largar de Lisboa às 13.30 para a corrida se iniciar às 14.30, facto que ocorreu apenas às 14.50 devido a atrasos com as ditas boleias. 
A prova teve grande entusiasmo popular, algo que a tornou muito popular ao longo dos anos, em especial pelos despiques Sporting-Benfica, o que aliciava os espectadores, avisados que estavam pelos orgãos de comunicação social que ainda não estavam monopolizados por um desporto só. Havia informação, havia público. 
No entanto, também sofreu alguns revés como o facto de não se ter disputado em 1953 e 1956 e entre 1957 e 1960 o seu percurso ser Guincho-Algés, numa década em que as corridas em Lisboa estiveram ameaçadas por responsáveis da Câmara considerarem que estragavam o alcatrão, justificação que entra para o livro de honra do anedotário nacional. Em especial se nos recordarmos que nessa altura o número de atletas em cada prova rondava uma a duas dezenas. Estavam reservadas para os federados já que o conceito de corrida aberta a todos não existia e até seria algo de muito perigoso...
Depois do apogeu veio o declínio e a corrida parou em 2004. Realizou-se em 2007 mas tornou a parar para ser reactivada no ano passado, agora virada essencialmente para os muitos clubes populares. E a resposta em 2011 deu-se com o record de equipas presentes numa estafeta em Portugal, 122, número que entretanto foi batido na Maratona por Estafetas em Dezembro passado (140)

Ao longo destes 73 anos, houve 9 equipas masculinas a vencerem, com o Sporting a dominar de forma expressiva:

Sporting 42
Benfica 16
Conforlimpa 6
Vendedores Jornais 3
Belenenses 2
Joane 1
Maratona 1
Reboleira 1
Skoda 1


A estafeta foi aberta ao sector feminino apenas em 1992 (muito tarde!), sendo que as vitórias nestas 15 edições foram repartidas por 5 equipas com a JOMA a liderar:

JOMA 4
Benfica 3
Braga 3
Pasteleira 3
Sporting 2

A nível de atletas masculinos, registam-se 142 vencedores com o destaque de maior número de triunfos a pertencer a Fernando Mamede por 16 vezes (!), seguido de Carlos Lopes com 14 e Armando Aldegalega 10. A nível feminino, 50 vencedoras onde Marina Bastos lidera com 5 triunfos, seguida de Filipa Coelho e Sandra Amaro com 4. 

Para visualizar o palmarés desta clássica, clique aqui.


4 comentários:

  1. Muito interessante esta informação João! Com fotos e tudo!

    E há também uma prova aberta para atletas que queiram fazer os 4 percursos, não é? é novidade deste ano? Haverá muitos a correr os 20, ou vai tudo a sprintar para correr apenas cada trecho de 5 Km? Sabes alguma coisa disso? Se queres que te diga, o site da Xistarca diz nada sobre isso, e na página das inscrições on-line, que não funciona (pelo menos até ontem) a informação é muito escassa sobre isso...

    ResponderExcluir
  2. Sim Ana, há uma prova de 20 kms que se iniciou o ano passado e que eu a fiz.
    Fomos 413, portanto um bom pelotão
    http://www.joaolima.net/Provas/Cascais_Oeiras_Lisboa.htm

    Beijinhos e boa prova (este ano vou à estafeta, 3º percurso)

    ResponderExcluir
  3. Mais um excelente trabalho o que é normal por aqui!
    E não estraguem o alcatrão!
    Bem agora já não há o medo que se estrague o alcatrão mas há imensas pistas de tartan fechadas para não se estragarem!

    ResponderExcluir