quarta-feira, 11 de maio de 2011

Inscrições abertas para a Corrida das Fogueiras

Há provas que têm o condão de serem diferentes, uma delas é a Corrida das Fogueiras.
Deve o seu nome ao facto de na parte escura do percurso (a prova é nocturna), serem exactamente fogueiras que iluminam o caminho aos muitos atletas que não deixam de estar presentes nesta corrida que funciona um pouco como festa de fim de época, consubstanciada na sardinhada final oferecida a todos os participantes, quer das Fogueiras (15.000 metros), quer das Fogueirinhas 6.000).
As inscrições já estão abertas para o evento que se disputa no sábado 25 de Junho pelas 21.30, sendo o custo de 4 euros até ao dia 12 de Junho, 6 euros de 13 a 19 e 10 de 20 a 25. Para as Fogueirinhas, a inscrição é, respectivamente, 2, 4 e 8 euros.
O limite é de 2.300 para a prova maior e 2.500 para a mini/caminhada.
Vai ser a 32º edição (11ª das Foguerinhas), duma prova com um belo historial e tradição. E se a edição inaugural, 1980, contou com a participação de 78 atletas, 4 anos depois ultrapassou o milhar. Aliás, em 31 corridas já efectuadas, ultrapassou o milhar por 19 vezes, sendo sempre nos últimos 12 anos. O record foi alcançado na edição transacta com 1.849 atletas.
Em termos de vencedores, destaque masculino para Artur Santiago que venceu por 4 vezes, com Joaquim Murraças e Vitor Vasco a alcançarem o tri.
Já no sector feminino, Madalena Carriço subiu ao lugar mais alto do pódio por 5 vezes, sendo que Margarida Pinto o fez por 3 ocasiões.

Mas ir a Peniche apenas para correr, é desperdiçar tudo o que esta bela cidade tem para oferecer, com especial realce nas suas gentes, hospitaleiras e sempre agradáveis, nada merecendo alguma injustificada desconfiança de quem não as conhece, em virtude do significado de "amigos de Peniche" que alguns, por mau entendimento, adulteraram. Aliás, convido a clicarem aqui, para lerem a história dessa designação.

O conselho que dou é irem cedo e desfrutarem de tudo o que Peniche tem para oferecer, seja em termos turísticos como gastronómicos, onde o peixe sabe diferente!
E também a não perder, o Forte de Caxias, correndo o risco de saírem deprimidos por sentirem até onde chega a maldade humana, mas em merecida homenagem a todos que lá estiveram encarcerados, pelo "crime" de pensarem diferente.

6 comentários:

  1. É verdade João!
    Esta é diferente! Tive o prazer de a correr em 2009 (ou 2008? - agora não me lembro) e gostei imenso!
    Vou partilhar também.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. este ano vou fazer os 15 k da cidade do porto para o ano estou ai um abraço lima nunes
    paços de ferreira

    ResponderExcluir
  3. Graças à sua "enciclopédia", João, já descobri quando lá estive. Afinal foi em 2009; 75º na geral e 16 em veteranos I... velhos tempos!...

    ResponderExcluir
  4. Mas que grande tempo, amigo Carlos! 15 kms abaixo da hora, isso é que é correr!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Uma daquelas provas mágicas e míticas que marcam qualquer corredor!
    Participei lá pela última vez na edição de a 2 anos que foi o culminar de várias idas seguidas a Peniche onde para além de ir participar na prova fazia um fim-de-semana de micro férias retemperadoras.
    Nessa última edição que participei fomos brindados com chuva e vento fortes o que eu achei espectacular até porque não há temporal que arrefeça o calor humano do público de Peniche que assiste a prova enchendo as ruas e fazendo um festa única!

    ResponderExcluir