A propósito da chocante notícia do Samuel Wanjiru no início desta semana, o bem conhecido e reconhecido Cidadão de Corrida, blogue de Fernando Andrade, escreveu, e passo a citar "apenas com 18 anos bateu o record mundial da Meia Maratona, o qual Galileu Galilei, veio provar o contrário da "verdade" instituída no nosso País, onde os juniores não podem correr a Meia Maratona".
Faz a chamada para um artigo que publicou aquando da vitória olímpica na Maratona (com apenas 21 anos!) onde demonstra a sua esperança por essa vitória do Wanjiru poder reabrir o dossier da discussão em volta do tema.
Sabemos hoje que deu... nada!
Ora este é um assunto pelo qual muitos se têm batido, entre os quais o Professor Mário Machado, grande impulsionador das corridas abertas a todos.
Com uma verdade descoberta não sei onde e apenas existente no nosso cantinho, o não se permitir o desenvolvimento em termos de distância aos nossos jovens promessas, só tem contribuído para o seu atraso em termos competitivos e a perda de muitos que desmotivam e abandonam a modalidade, estando numa idade mais receptiva a outro tipo de actividades.
Recentemente recebi para publicação no histórico de resultados das provas portuguesas, a classificação completa da Meia-Maratona da Nazaré 1978. Esta prova contou com 2.360 inscritos dos quais participaram 2.029 e concluíram 1.617.
Ora convido-vos a clicarem aqui e verem este documento histórico, escrito à máquina e a capa à mão em letra artística. Capa essa com estatística de participantes e notem bem quantos juniores participaram nesta Meia. 687...
687 que actualmente e já há muitos anos, nunca poderiam participar numa prova com esta distância. E reparem no tempo do melhor júnior, Elísio Rios, 19º com 1.10,32.
Aconteceu alguma coisa a estes 687 atletas? Sim. Participaram e muitos ganharam gosto a esta modalidade, de tal maneira que alguns ainda correm, 33 anos depois. E os que tiveram carreira de alta competição, não partiram com anos de atraso em relação ao dos restantes países, numa altura crucial para o desenvolvimento físico e mental.
Quando será que alteram esta regra?!?
Constou-me que essa regra, absolutamente absurda, está para terminar muito em breve.
ResponderExcluirMas só acredito vendo!
Mas mesmo que revoguem a regra quem vai ser responsabilizado pelos anos de atraso que essa medida absurda provocou ao atletismo nacional?
É isso mesmo, Jorge, só vendo!
ResponderExcluirCaro João
ResponderExcluirEra possível ter os resultados de 1978 e 1980 ?
Obrigado
Rui A.S. Baptista
Caro Rui Baptista
ExcluirNesta página
http://joaolima.net/Provas/Meia_Maratona_da_Nazare.htm
estão as classificações completas da maioria dos anos, nomeadamente 1978 que está aqui:
http://joaolima.net/Resultados/Meia_Maratona_da_Nazare/1978g.pdf
Infelizmente a de 1980 falta-me
Um abraço
Caro João
ResponderExcluirEra possível ter os resultados da meia da Nazare de 1979 e 1980 ?
Obrigado
Rui.A.S.Baptista
Espero um dia conseguir arranjá-los
ExcluirParticipei na 5ª edição, em 1979. Lembro-me que a revista Spiridon tinha a classificação geral. Guardei essa revista, mas ainda não a consegui encontrar.
ExcluirCaro Fernando
ExcluirSabe onde posso arranjar cópias dessa revista. Lembro-me que na altura era assinante, mas também já não sei onde as tenho.
Obrigado
Rui Baptista