quarta-feira, 18 de maio de 2011

687 juniores na Meia da Nazaré 1978...

A propósito da chocante notícia do Samuel Wanjiru no início desta semana, o bem conhecido e reconhecido Cidadão de Corrida, blogue de Fernando Andrade, escreveu, e passo a citar "apenas com 18 anos bateu o record mundial da Meia Maratona, o qual Galileu Galilei, veio provar o contrário da "verdade" instituída no nosso País, onde os juniores não podem correr a Meia Maratona".
Faz a chamada para um artigo que publicou aquando da vitória olímpica na Maratona (com apenas 21 anos!) onde demonstra a sua esperança por essa vitória do Wanjiru poder reabrir o dossier da discussão em volta do tema.
Sabemos hoje que deu... nada!

Ora este é um assunto pelo qual muitos se têm batido, entre os quais o Professor Mário Machado, grande impulsionador das corridas abertas a todos.

Com uma verdade descoberta não sei onde e apenas existente no nosso cantinho, o não se permitir o desenvolvimento em termos de distância aos nossos jovens promessas, só tem contribuído para o seu atraso em termos competitivos e a perda de muitos que desmotivam e abandonam a modalidade, estando numa idade mais receptiva a outro tipo de actividades.

Recentemente recebi para publicação no histórico de resultados das provas portuguesas, a classificação completa da Meia-Maratona da Nazaré 1978. Esta prova contou com 2.360 inscritos dos quais participaram 2.029 e concluíram 1.617.
Ora convido-vos a clicarem aqui e verem este documento histórico, escrito à máquina e a capa à mão em letra artística. Capa essa com estatística de participantes e notem bem quantos juniores participaram nesta Meia. 687...
687 que actualmente e já há muitos anos, nunca poderiam participar numa prova com esta distância. E reparem no tempo do melhor júnior, Elísio Rios, 19º com 1.10,32.

Aconteceu alguma coisa a estes 687 atletas? Sim. Participaram e muitos ganharam gosto a esta modalidade, de tal maneira que alguns ainda correm, 33 anos depois. E os que tiveram carreira de alta competição, não partiram com anos de atraso em relação ao dos restantes países, numa altura crucial para o desenvolvimento físico e mental.

Quando será que alteram esta regra?!?

8 comentários:

  1. Constou-me que essa regra, absolutamente absurda, está para terminar muito em breve.
    Mas só acredito vendo!
    Mas mesmo que revoguem a regra quem vai ser responsabilizado pelos anos de atraso que essa medida absurda provocou ao atletismo nacional?

    ResponderExcluir
  2. Caro João
    Era possível ter os resultados de 1978 e 1980 ?

    Obrigado
    Rui A.S. Baptista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Rui Baptista

      Nesta página
      http://joaolima.net/Provas/Meia_Maratona_da_Nazare.htm
      estão as classificações completas da maioria dos anos, nomeadamente 1978 que está aqui:
      http://joaolima.net/Resultados/Meia_Maratona_da_Nazare/1978g.pdf
      Infelizmente a de 1980 falta-me

      Um abraço

      Excluir
  3. Caro João
    Era possível ter os resultados da meia da Nazare de 1979 e 1980 ?

    Obrigado
    Rui.A.S.Baptista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero um dia conseguir arranjá-los

      Excluir
    2. Participei na 5ª edição, em 1979. Lembro-me que a revista Spiridon tinha a classificação geral. Guardei essa revista, mas ainda não a consegui encontrar.

      Excluir
    3. Caro Fernando

      Sabe onde posso arranjar cópias dessa revista. Lembro-me que na altura era assinante, mas também já não sei onde as tenho.
      Obrigado
      Rui Baptista

      Excluir