domingo, 1 de maio de 2011

Corrida Internacional do 1º de Maio - Lisboa


Numa data que não podemos esquecer, realizou-se a 30º edição da Corrida Internacional do 1º de Maio. A efeméride das 3 dezenas de corridas foi assinalada da melhor forma, com uma homenagem a dois grandes atletas e exemplos, Rita Borralho e Armando Aldegalega.
E a abrilhantar a festa, 1.215 atletas classificados, mais 306 (!) que no ano passado.
Os dados que possuo quanto à participação, são de 23 das 30 edições, faltam-me o número de classificados entre 1982 e 1987, além de 1998. Dos 23 anos que tenho, esta é a maior participação, só não podendo falar em record por desconhecer a totalidade dos factos.

Já vencedor em 2006, Hermano Ferreira da Conforlimpa somou nova vitória, cortando a meta em 47.08 e destacado num minuto exacto do 2º, Euclides Varela a representar os Caxienses. Bruno Fraga do Reboleira, fechou o pódio a 1.51.
Em 30 anos venceram esta prova 25 atletas, 21 por uma vez, Luís Raposo, Alfredo Brás e Hermano Ferreira por duas, enquanto Alcídio Costa é o recordista com 3 triunfos.
Já vencedora ontem no Cartaxo, Clarisse Cruz do Sporting festejou hoje novo triunfo ao cumprir o percurso em 55.09, menos 16 segundos que a maritimista Madalena Carriço, com Vera Nunes do Benfica em 3º (57.32) e Margarida Dionísio do Linda-a-Pastora, a multi-campeã do Troféu de Oeiras, em 4º (58.13).
Clarisse Cruz tornou-se a 22ª vencedora deste evento, com 16 atletas a inscreverem o seu nome no palmarés por uma vez, Janet Mayal, Lucília Soares, Marina Bastos e a homenageada Rita Borralho por duas, enquanto as recordistas, com 3 triunfos cada, são Lassalete Mineiro e Mónica Rosa.

Colectivamente, triunfo para o Reboleira com 14 pontos, sendo grande a luta pelos 2º a 4º, Boavista São Mateus 44, Odimarq 45 e Arrudense 47.

Dos 1.215 atletas que cruzaram a meta, 124 eram senhoras, 10,2%

Classificações:

4 comentários:

  1. Sempre a informação em cima da hora!
    Este blogue envergonha a nossa impressa desportiva que só vê o desporto pelo prisma do futebol
    Como é que um homem sozinho pode fazer mais pela divulgação do nosso desporto favorito que as redacções cheias de jornalista e meios técnicos?!
    PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO JORNALÍSTICO.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jorge! Fico muito sensibilizado, e meio sem jeito, com palavras que motivam tanto a tentar fazer sempre melhor, apenas alicerçado na minha boa vontade e grande paixão pelo Atletismo.
    Se tal é positivo para quem tenha paciência de ler os meus escritos, é uma grande satisfação e orgulho.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu corroboro das afirmações do amigo Jorge!
    O João apresenta a informação como de uma enciclopédia se tratasse.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Carlos. Estou a começar a ficar embaraçado... :)

    ResponderExcluir