domingo, 5 de julho de 2020

Caminhadas e regras


As minhas caminhadas continuam bem, obrigado! 
Depois da consulta que tive na passada 2ª feira, e que já relatarei, decidi fixar-me em 4 por semana. 5 km às 3ª, 4ª e 6ª e no domingo uma maior de 15 km.

Naturalmente não poderia dar o salto para 15 sem intermédios. Fiz em 2 domingos 10 km e hoje 12.5, com a condição de cumprindo o objectivo em cada, passar aos 15. Caso não cumprisse, repetiria até chegar lá. Felizmente foi tudo à primeira.

No dia 21 eram 10 km abaixo das 2 horas (média inferior a 12/Km), tendo cumprido em 1.57.50 (11.47 de média). No dia 28 baixaria da hora e 50 (média abaixo de 11/Km), o que seria mais ambicioso mas não só baixei da 1.50 como quase ia sendo abaixo da 1.45, faltou pouco (1.45.05, média de 10.30).

Hoje, foram 12.5 para baixar das 2.17.30 (tal como nos 10, a mesma média inferior a 11). Comecei cedo, às 6.45 pelo calor previsto e confirmado na parte final, e excedi o que esperava de mim pois foram quase 8 minutos menos do que o limite, 2.09.40, sendo que a média nestes 12.5 foi de 10.23, melhor que os 10.30 nos 10 km da semana passada.

Assim, luz verde para a partir de domingo fazer uma caminhada maior aos domingos, 15 km com um tempo abaixo das 2.45, preferencialmente menos de 2.40
Para primeiro, apetece-me ir a Lisboa cumprir o percurso dos 15 km da Corrida do 1º de Maio, agora em versão caminheiro.

Tal como acima referi, na 2ª feira tive consulta de controlo com o ortopedista que me operou.
A última tinha sido no dia da infiltração. Relatei-lhe que não registei a mínima melhoria, ao que me respondeu que eram más notícias e sinal que a condropatia estava demasiado avançada. E que mais cedo ou menos tarde, terei que colocar a prótese.
Quanto às caminhadas, em ritmo activo, disse-me que não havia problema desde que respeitasse 3 regras:
- Ténis (ou sapatilhas para os amigos do Norte) com bom amortecimento
- Só andar em pisos direitos e regulares (não se refere à altimetria mas sim à qualidade do piso)
- Usar uma joelheira com talas laterais para o joelho não oscilar

Ora em relação aos sapatos, os que sempre usei são esses, com muito bom amortecimento.
Os pisos são também os que tenho usado. Ainda pensava no futuro caminhar igualmente em natureza mas assim está fora de questão.
A joelheira é a novidade. Fui de imediato adquirir uma, que pode ser vista na foto no início do artigo. Devo confessar que no primeiro quilómetro que efectuei com ela, foi tudo estranho mas rapidamente passou e agora já me esqueço que a uso.

Completamente fora de qualquer hipótese, mesmo com a joelheira, dar alguma passada de corrida, em virtude do impacto.

E é este o ponto de situação.

Antes de terminar, quero realçar que tenho visto mais gente a correr e caminhar do que anteriormente. Será que o tempo de confinamento despertou a vontade de se mexerem ao ar livre? Será pelo tempo que dispuseram nesse período em contraponto com o tempo sem tempo que viviam anteriormente? Seja pela razão que for, é sempre muito bom aperceber que as pessoas estão preocupadas com a saúde através do exercício libertador no aspecto físico e mental.
Claro que nesta altura as condições climáticas ajudam. Os verdadeiros, e que irão continuar, vêm-se sempre quando o tempo está mau e mantém-se activos.

Seja a correr, caminhar ou qualquer outra actividade, mexam-se pela vossa saúde!

E para quem vai de férias, bom e divertido descanso! Aproveitem bem (sempre dentro das actuais regras e necessários cuidados). 

16 comentários:

  1. Sabes uma coisa? Olha que começo a acha que é muito mais exigente e difícil do ponto de vista físico as tuas caminhadas que as minhas voltas de bicicleta. E,como sabes, eu não ando propriamente a passear...És um guerreiro! Tens uma determinação inabalável. A minha admiração por ti é enorme CAMPEÃO! Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge mas não faças comparações incomparáveis. Cada um no seu esforço, cada esforço da sua forma :)
      Um abraço

      Excluir
  2. Bom, podiam ser melhores noticias, essas do joelho.

    Mas a verdade é que ,pelo menos visto daqui, continuas inabalável e tenaz!

    Bela evolução, sempre bem apoiado numa subida gradual.

    Quanto à tua percepção deve estar certa.

    Se durante o Grande Confinamento já via mais gente que o habitual às minhas horas matinais (o que também podia significar tentar fugir a horários mais concorridos), o desaparecimento, porque vendidos, de rolos de bicicleta e agora de bicicletas, deve significar isso mesmo, mais gente a mexer-se.

    Grande abraço e continua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Hélder!
      Ser tenaz é o que me resta, logo há que aproveitar :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Tempos difíceis os que atravessamos, quando (quase) de repente constatamos que ficamos privados de uma actividade que pensávamos essencial. Mas, dadas as contingências desta vida, concluímos que, afinal aceitamos qualquer tábua de salvação e o que era quase impensável há uns tempos, passa a ser aceitável. Se as notícias podiam ser melhores? Podiam mas ... não foram e agora há que dar a volta por cima, porque não há que ter pena de nós, quando há montes de exemplos de casos bem piores. Se não podemos correr, se podemos marchar, então marchemos e com um grande sorriso nos lábios... 🥴

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas as tuas palavras, Alexandre!
      100% de acordo. O espírito é, e tem que ser, esse :)

      Um abraço

      Excluir
  4. :) ... grande João, estou a gostar de ver esse foco e planeamento a que sempre nos habituaste. Muito força e venham de lá esses 15km

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos! Faz-se o que se pode :)

      Grande abraço e muita força para a partir do dia 23!!!

      Excluir
  5. 15km é muita fruta a caminhar, mas tu não paras de nos surpreender 😀

    Sem dúvida que há mais gente na rua a fazer desporto. Eu noto uma diferença abismal na minha zona, seja em que dia da semana for!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 15 km a caminhar dará ligeiramente poucos minutos mais que a marca que registaste na Maratona :)
      É disso que gosto, estar n tempo em esforço.
      Já ouvi vários atletas nas tuas entrevistas dizerem que uma Maratona toma muito tempo a preparar. Mas era isso que a achava aliciante. Aqueles meses todos a prepará-la, era uma altura fantástica para mim e que recordo com muita saudade :)
      Grande abraço

      Excluir
  6. Caro João,
    Não, não me surpreendes, não.
    Essa força inabalável é o teu ADN.
    E, é mesmo verdade, os atletas estão a aumentar na estrada.
    E, o caminho faz-se,....... caminhando, não é? e, já agora, com sapatilhas :)
    Gr abraço, campeão !
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, um grande abraço Mike e continuação de bons treinos

      Excluir
  7. Estás lançado!
    Grandes médias essas, amigo João!
    Continuação de boas caminhadas! beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Runnerwannabe! :)

      Beijinhos e tudo a correr bem

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigado mas não há melhoras possíveis. É estado que passou a normal...

      Excluir