segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

10.000 classificações no histórico!



Há histórias já contadas mas que podem ser repetidas em ocasiões especiais. E existem números redondos que tornam obrigatório serem realçados.

A 14 de Maio de 2009 criei a minha página de Atletismo, com diversas variantes, entre as quais o Histórico de Resultados das Provas Portuguesas e o Calendário de Provas
O site antecedeu em 9 meses o blogue, criado a 20 de Fevereiro de 2010.

O que está hoje em destaque é o Histórico de Resultados. Tinha notado que muitas páginas de provas publicavam a classificação da última edição, sobrepondo depois a da seguinte, perdendo-se assim a anterior. Outras acabavam por ter ligações partidas ou ao fim de algum tempo retiravam as mesmas. E com isso perdiam-se as classificações, verdadeiro património das nossas corridas.

No sentido de preservar as mesmas, lembrei-me de criar uma página que permitisse manter as classificações agrupadas no mesmo local e disponíveis a todos, 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

Realizei uma aturada pesquisa em sites, revistas antigas, contactando diversas organizações e atletas, e assim o número foi crescendo, crescendo, até hoje ter publicado a classificação 10.000!

Se alguma vez imaginei que chegaria a este ponto quando a criei vai para 11 anos? Não e muito menos pensava nisso. Ia enriquecendo a base de dados e o número crescia. Na realidade só quando se atinge algum patamar marcante é que nos apercebemos bem do que está feito.

A pesquisa não tem fim, há provas muito antigas em que é bastante difícil arranjar resultados, nalguns casos mesmo impossível. Mas há também uma série delas com muitas décadas e que estão preenchidas. Várias clássicas da nossa estrada ou montanha têm a sua história classificativa completa ou perto.

A classificação mais antiga é da primeira Maratona que se disputou em Portugal. Trata-se da Maratona dos Jogos Olímpicos Nacionais e foi disputada a 2 de Maio de 1910. Foi a única Maratona realizada no tempo da monarquia que viria a cair 5 meses depois. Pode ser vista aqui.

E, já agora, qual foi a classificação 10.000? Curiosamente não foi de nenhuma prova do passado fim-de-semana mas sim uma com mais de 28 anos. Foi-me gentilmente oferecido uma caixa com classificações antigas que tenho andado a digitalizar e, quis o acaso, que a 10.000ª a entrar no histórico tenha sido a da Maratona dos Descobrimentos Cidade de Lisboa de 20 de Outubro de 1991. Esta edição foi histórica pois bateu o record de classificados em Maratona disputada no nosso país. Vinha do ano anterior com 562 atletas e esta contou com 775. Record que, diga-se de passagem, durou até 2007! E pensar que neste momento já vai em 4.736...
Esta classificação pode ser vista aqui.

Como sempre quando falo deste tema, o lamento é o aspecto visual que não é o melhor, longe disso, utilizando técnicas ultrapassadas mas o dia a dia da sua manutenção não tem permitido o seu tão necessário melhoramento por nítida falta de tempo. É que as corridas não param e o seu número é cada vez maior e ocupa todo o tempo disponível.
Mas tenho esperança que um dia o aspecto fique apelativo.

Tempo agora para estatística: (que só vale neste momento pois os números estão em constante actualização, aliás neste momento já há mais uma classificação)
Estão listadas 2.739 provas diferentes (a), algumas bastante antigas, e que totalizam 12.980 edições, das quais 12.358 têm os respectivos vencedores (95,2%) e 10.001 (77,0%) a classificação completa (b). 

(a) Há vários eventos que têm mais do que uma prova. Por exemplo, uma Maratona que tenha também uma corrida competitiva de 10 km, terão que ser contabilizadas como duas provas, dado serem bastante diferentes. Ou um Trail com distâncias de 100 e 25 km.

(b) De notar que nunca será possível ter os 100% de classificações dado vários eventos serem não competitivos.

E foi isto. Quis deixar aqui umas palavras por este número especial. Um muito obrigado a quem dá preciosas ajudas quando enviam datas para o calendário ou classificações antigas para o histórico! 

18 comentários:

  1. Parabéns, João (não me canso de o fazer). O serviço que prestas à modalidade é de uma importância enorme, pois o que não fica registado é como se nunca tivesse existido. E tu tens aí à mão e de fácil consulta, todo o espólio do panorama das corridas em Portugal, ao longo de décadas, encontrando soluções para as novidades que vão surgindo e que complicariam a tabela. A apresentação está óptima. Não percas tempo em querer melhorá-la. Isso é absolutamente secundário em relação ao trabalho de actualização constante que, estoicamente, vais aceitando e que é digno do nosso reconhecimento e gratidão. Grande abraço João.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fernando! E na tua Meia das Lampas, que tem o historial completo, pode ver-se bem a evolução nas classificações. Primeiro a caneta, depois máquina de escrever, sistemas mecanográficos e computador.

      Grande abraço

      Excluir
  2. Parabéns pela 10 000 e muito obrigado por este serviço público que prestas a todos nós e à modalidade!

    João, ainda bem que essa caixa te chegou às mãos. Tenho a certeza foi uma grande alegria para ti, mas também para mim. É que nessa caixa vinha uma classificação que eu desejava ver há 31 anos! A classificação da minha única maratona: Lisboa 88. No meu registo tenho 3:02:08, mas oficialmente foi 3:02:09.
    Já a vi e revi e foi muito bom ver nomes de pessoas que já não venho há anos...
    Mais uma vez muito Obrigado por este teu serviço público!
    Forte Abraço!

    Orlando Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que te permitiu encontrar algo que desejavas. E muito mais há nessa caixinha! Vou publicando.

      Forte abraço e obrigado

      Excluir
  3. Caro João,
    Tudo isto é simplesmente,.............. IMPAGÁVEL !
    Gr abraço
    MIKE

    ResponderExcluir
  4. Um serviço essencial e histórico para a preservação da memoria do atletismo popular em Portugal. Não tenho dúvidas. É verdadeiramente impressionante e precioso o teu trabalho! Quanto ao aspecto visual, para mim está perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipe!
      Mais do que o aspecto visual, o que necessita de ser melhorado é o tempo de carregamento e facilidade de busca, ficando como uma verdadeira base de dados.
      Um abraço

      Excluir
  5. Mais uma vez dou os meus parabéns pelo excelente trabalho. É um número impressionante, de facto.
    Fica também o singelo agradecimento de um adepto de atletismo que é pequeno face à dimensão da tarefa.
    Um abraço e muita força para continuares.

    ResponderExcluir
  6. Mais um inestimável serviço prestado!

    Um muito obrigado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo excelente trabalho.
    Peniche e a Corrida das Fogueiras. Agradece.

    Abraço

    Paulo Mamede

    ResponderExcluir
  8. Para mim o site número 1 para saber o calendário de próximas provas e sabes coisas sobre provas que fiz entretanto. Muito obrigado por todo o trabalho !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu pelas palavras!

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  9. Muito mais do que um calendário de provas actualizado - o que já de si seria imenso - o teu site é um autêntico legado histórico do atletismo que deixas a todos o que visitam a página.

    Poder aceder, com meia dúzia de clicks, a classificações de provas que julgávamos perdidas na memória dos que nela participaram é algo que só se tornou possível graças a um imenso trabalho altruísta da tua parte, para o qual não há palavras suficientes para agradecer.

    Um grande abraço João e muitos parabéns pelo que aqui construiste. Tens razões para sentir um enorme orgulho.

    Grande abraço
    Ricardo_A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas gentis palavras, Ricardo!

      Grande abraço e espero que esteja tudo bem contigo

      Excluir