domingo, 14 de abril de 2019

20 Km da Marginal: Vencer o nevoeiro com uma boa corrida após semana de susto

A equipa presente, Aurélio e eu

A Estafeta Cascais-Lisboa disputou-se pela primeira vez a 24 de Abril de 1932. Com uma distância inicial prevista de 27.800 metros a serem efectuados por 5 atletas por equipa. 1º percurso Cascais-Parede (6.200), 2º Parede-Paço de Arcos (6.300), 3º Paço de Arcos-Algés (5.900), 4º Algés-Avenida da Índia (5.700) e 5º Avenida da Índia-Terreiro do Paço (3.700). Porém, à última da hora as autoridades não autorizaram este último percurso, tendo a prova ficado pela Avenida da Índa e um total de 24.100 metros. Em virtude de tal, o criador da prova, Alberto Freitas, conselheiro técnico da Associação de Atletismo de Lisboa, decidiu que esta ficaria como uma edição experimental, a chamada edição 0, sendo considerada em definitivo a 1ª a de 1933, sendo esta a razão porque hoje realizou-se a 80ª edição desta Estafeta que conta com 81 realizações.
Também entre 1957 e 1960 a Câmara de Lisboa impediu o último percurso de entrar pela cidade, sendo que nesses anos a prova foi na realidade Guincho-Algés. 

Até 2004 apenas não se disputou em 1953 e 1956. Após dois anos sem ser feita, reapareceu em 2007 para desaparecer novamente do calendário até 2011 quando a Xistarca pegou na prova, impedindo esta clássica de morrer, e fixando a distância nos 20 quilómetros reduzindo de 5 para 4 percursos. Simultaneamente, criou uma prova de 20 quilómetros seguidos para quem não entrasse na Estafeta.

Curiosamente, há duas imprecisões sobre estas provas. Uma é que, recentemente, já outras provas divulgaram que seriam a mais antiga prova de Portugal a disputar-se hoje em dia. Tal é falso pois a mais antiga, quer no ano de estreia como no número de edições é, e por significativa margem, a Estafeta Cascais-Lisboa.
A outra prende-se quando em 2016 se realizou pela última vez os 20 Km de Cascais, sendo substituídos pela Meia-Maratona de Cascais. Muito se disse na altura, e continua a afirmar-se, que os 20 Km de Almeirim são agora a única corrida de 20 Km existente em Portugal. Ora tal é ignorar estes 20 Km da Marginal que viram hoje a sua 9ª edição e sempre com várias centenas de atletas classificados (hoje foram 724). 

E foi nestes 20 Km que participei hoje, o que sucedeu pela 4ª vez tendo igualmente 4 participações na Estafeta. Por outras palavras, desde a nova vida deste evento, apenas falhei em 2015 por ter coincidido com a minha participação na Maratona de Paris.

Foi uma semana de susto. Costumo dizer que não há Maratona sem um susto mas confesso que este foi grande e ainda não estou inteiramente descansado, apesar de muito mais confiante após a prova de hoje, pois não percebo o que sucedeu.

Desde que me meti em Maratonas, já finalizei 11 e realizei 32 treinos de 30 quilómetros. Tenho assim a experiência de saber como costumo reagir quando corro tais distâncias. No dia seguinte costumo estar naturalmente dorido dos vários músculos das pernas. Após o  último treino de 30, fez ontem uma semana, não sentia nada em todos os músculos com excepção dos gémeos, como se toda a fadiga se tivesse concentrado ali, o que nunca me tinha sucedido.
Tentei massajar várias vezes mas parecia ter no seu lugar pedras. Doía-me a andar, em especial a descer, e só conseguia andar devagarinho. De domingo para 2ª a evolução foi nula e fui obrigado a cancelar o treino desse dia. Custava-me a andar, quanto mais a correr!
Nesse dia comecei a massajar com Voltaren e pareceu dar reacção positiva. Na 3ª tornei a cancelar o treino e na 4ª senti que podia fazer uma caminhada onde a espaços dava uns pequenos passos de corrida.

Como a coisa pareceu ter passado, treinei 5ª e 6ª e correu benzinho. Decidi então alinhar na prova de hoje mas com a condição de encostar de imediato se sentisse a mínima questão nos gémeos, pois a prioridade está toda focada para de hoje a 2 semanas na Maratona da Europa em Aveiro.

Felizmente tudo decorreu da melhor forma. Segui num confortável bom ritmo, sempre certinho e nunca senti nada de especial nos gémeos. Mal cheguei a casa massajei bem, já repeti a massagem mas por uma questão de precaução pois sinto-os bem e soltos, nada a ver com as pedras da semana passada. 

O tempo estava bom para correr mas com nevoeiro. Caiu uma chuvinha grande parte do tempo mas era aquela chuva que se costuma apelidar de molha-tolos. Ora como não sou tolo, não me molhei! :)

Como referi, segui sempre certinho, inclusive nas subidas, nomeadamente a mais difícil do Alto da Boa Viagem. A partir desse momento, a 5 km da meta, tive a certeza que iria manter-me bem até final, tendo cortado a meta nuns bons 1.57.26, o que me deixou muito satisfeito. E estava a precisar dum carregar de confiança para Aveiro após o aludido problema.

Correr pela Marginal costuma dar bom resultado em mim pois é usual boas marcas. Esta foi bem melhor do que julgava, mas como as anteriores 3 experiências neste evento foram boas, acaba por ser a mais alta (1.57.05, 1.56.17 e 1.54.51 como anteriores). Mas enquanto nas outras pude soltar o turbo, nesta não podia ir aos limites pela precaução do que tinha sucedido e por estar a apenas 2 semanas da Maratona.

Como sempre, este evento é uma verdadeira festa do Atletismo e sempre bem organizado!

Para a semana tenho o Grande Prémio de Constância no sábado, prova que tem o percurso de 10 km que mais aprecio e daí, apesar de estar a uma semana de Aveiro, não a querer perder. Claro está, para fazer calmamente!

Até lá, uma boa semana a todos!

12 comentários:

  1. Ainda bem que o susto foi isso mesmo… Um susto! E parabéns pela prova! Estava um belo dia para correr, sem demasiado frio ou calor :)

    Agora é dar repouso ao corpo, cuidar desses músculos e o tempo vai passar a voar!

    Um beijinho e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai voar, vai!

      Obrigado, beijinhos e bom final de preparação :)

      Excluir
  2. Hoje vou ser diferente no meu comentário … nah … não vou ser nada … TIC TAC TIC TAC .. :)
    Venham mas é os ovos moles … depois de Cosntância evidentemente :P
    Abraço forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpreendeu-me o teu comentário. Nunca imaginei que fosses fazer o tic-tac! :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Estranho, isso dos gémeos.. não mudaste de sapatilhas há pouco tempo, pois não? Uma vez isso aconteceu-me quando comecei a usar sapatilhas com um drop substancialmente mais baixo do que estava habituado.
    Pronto, Almeirim não é a única.. deixa-nos ao menos ficar com o titulo de "prova de 20km mais antiga em Portugal"! ehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estes sapatos são relativamente recentes mas já foram os mesmos dos anteriores treinos de 30 e os mesmos que fizeram a Maratona de Sevilha, portanto não é daí. Foi muito estranho, foi!

      Um abraço

      Excluir
  4. Estavas com um ar super fresco quando passaste por mim!! Nem parecia que tinhas feito aquela subidita!!
    Parabéns e venha a próxima!!
    **

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ET! Gostei muito de te ver :)

      Sabes, eu até me dou bem com subidas. Nas descidas é que sou um desastre!

      Beijinhos e espero que esteja a ir tudo bem contigo

      Excluir
  5. Boa Prova!
    Agora é esquecer as dores... ;)
    Obrigado pela lição de história.

    ResponderExcluir
  6. Caro João,
    Como se diz na gírea "tás como o aço" :) pronto para "galgares" mais uma maratona.
    Constância é, "vou ali e já venho".
    Gr abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se o aço é forte ou de má qualidade... :)

      Um abraço

      Excluir