sábado, 9 de fevereiro de 2019

Regresso a um lugar mágico!


A uma semana do grande dia, hoje já só treinei 12 km e a partir de agora não vou correr todos os dias. Apenas 10 na 2ª, 10 na 4ª e 5 na 5ª. 

Está quase e mal posso esperar pela que espero seja a minha 11ª meta em Maratona. Em comparação com a anterior, Valência no início de Dezembro, sinto que estou com os níveis de resistência semelhantes mas a velocidade não. Estou um pouco mais lento. Mas em Valência tinha o problema do tornozelo e agora está tudo bem. 

Sevilha é um lugar mágico para mim! Estreei-me na mítica distância em Dezembro de 2012 na Maratona de Lisboa. A 2ª teria sido na edição inaugural da Rock'n'Roll Cascais-Lisboa em Outubro 2013 mas um inesperado problema físico (soltou-se a hérnia do hiato), obrigou-me à muito dolorosa desistência aos 15,5 facto que me perseguiu e marcou nos tempos seguintes. A 2ª iria então ser em Fevereiro 2014 em Sevilha. Mas 39 dias antes apanhei uma forte infecção pulmonar. Como sabemos, sem os pulmões a trabalharem em condições, não há resistência. Não pude preparar a prova nem muito menos estava minimamente capaz duma Meia, quanto mais duma Maratona. Mas ia tentar, para ao menos ficar consciente que tinha tentado tudo.

Antes estava completamente derrotado pois sabia que não era possível. Mas sucedeu algo parecido com uma espécie de milagre. Antes da partida, alterei-me por completo. O poder da mente tem forças que desconhecemos e fiz nesse dia a corrida da minha vida. Como defini na altura, a corrida mais inteligente, divertida e emocional que alguma vez tinha feito. Ainda hoje não sei como foi possível mas a verdade é que aconteceu mesmo! Foi mágico!!!

A minha fotografia de eleição. Impossível explicar o que estava a sentir naquele momento a metros da meta!
E marcou-me para sempre ficando Sevilha num lugar muito especial no meu coração. Nesse dia, sinto que ganhei carreira de maratonista. Se tivesse sucedido o mesmo que na anterior, não sei se teria continuado a tentar. 

Quando estava a sair de Sevilha, sabia que iria voltar. Não em 2015 pela proximidade com Paris e 2016 com Barcelona, mas regressei em 2017. 

E que melhor regresso! Na minha melhor forma de sempre, dizimei o meu record à Maratona, marcando 4.41.40 
Sevilha tornava a ser mágica para mim!

O tempo no relógio é de prova. De chip foram 4.41.40, o meu record
Quem quiser recordar ou conhecer o que escrevi na altura, os relatos de cada uma delas estão aqui: 2014 - 2017

Também no dia que saí de Sevilha em 2017, sabia que ira regressar. E cá vou. Com a mesma ambição de sempre. A meta! Fazer o melhor possível que possa e consiga e cortar a meta. O que para um atleta como eu, é o equivalente a uma medalha de ouro olímpica. 

Em princípio este é o último artigo antes do relato da que espero seja a minha 11ª. 
Muito obrigado a todos os que me apoiam e incentivam. 
A todos os que irão estar presentes, muita força! Em especial a quem se vai estrear e passar a pertencer ao maravilhoso círculo dos maratonistas.

Não quero terminar sem dar uma palavra a uns dos 12 que fizeram parte da equipa de apoio na minha estreia em Maratona e que está a passar por um momento complicado de saúde. Muita força Egas Branco!!!

Estamos todos contigo, Egas!

18 comentários:

  1. Começando pelo fim o que te posso dizer? Fiquei mesmo muito comovido. Muito grato João. Vou arranjar maneira de fazer chegar a mensagem ao Egas e vai ser mais uma força extra para ele. Quanto a Sevilha é a tua terra dos "milagres" por isso de lá só podem vir coisas mesmo muito boas! Abraço forte CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vier a meta, é a coisa melhor! :)

      Um abraço e muita força!

      Excluir
  2. Vais ser novamente super feliz em Sevilha!
    E será uma honra e um orgulho estar lá novamente contigo a apoiar-te.

    Venga Sevilha!

    E um grande beijinho ao Egas que é um exemplo para todos nós.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E com uma companhia como a vossa ao longo do fim-de-semana, melhor! :)

      Venga venga, animo animo!

      Beijinhos e boa semana até ao grande dia

      Excluir
  3. Ai que nervos! Está mesmo mesmo quase!

    Tenho a certeza que vais passar aquela meta com o mesmo sorriso de sempre, com a mesma emoção de sempre, com a mesma alegria de sempre.

    Deste lado também te acompanharemos em pensamento, como sempre!

    Beijinhos e força nestes últimos dias :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fabiana!
      Com o mesmo sorriso que irás cortar a meta no final de Abril, adocicada com ovos moles :)

      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
  4. Não podia deixar de vir desejar boa sorte (sem acreditar que já passou um ano da minha)!
    Coragem e força, vou estar a torcer por uma meta com mega sorriso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! :)
      É verdade, já fez um ano que cortaste a meta em Sevilha! :)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Agora o trabalho já está feito, falta o mais fácil ahahaha.

    Vais voltar onde tens sido muito feliz para reeditar os sentimentos e alegrias.

    Uma palavra de força para o Egas e família.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Caro João,
    Sabes bem que "b"ou estar a torcer por ti :)
    Gr abraçio
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike! Sei bem que "b"ais estar a apoiar :)

      Grande abraço

      Excluir
  7. Estas semanas antes das provas grandes são mágicas. Vou estar a torcer muito por ti, João. Desconfio que esta vai ser historica! Espero que esteja bom tempo, um grande abraço e até domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Filipe!
      O ser histórica será sempre desde que corte a meta, pois isso é para mim sempre um grande feito.
      Um abraço

      Excluir
  8. Olá.

    Estás super preparado e tens tudo para correr impecavelmente bem, por isso força nas canetas e na mente. ;)

    Estou a torcer por ti, para não variar. ;)

    Beijinhos

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lígia!

      Força na mente não há problema, nas canetas vamos ver :)

      Muito obrigado pelo teu apoio!

      Beijinhos :)

      Excluir