domingo, 27 de janeiro de 2019

Trinta 30

O trio do treino de hoje. Eu, Vitor e Isa

Não, o título não está duplicado. Acontece que hoje foi a 30ª vez que fiz um treino de 30 quilómetros. O primeiro foi a 4 de Novembro de 2012, 5 semanas antes da estreia em Maratona. Foram-se seguindo outros até que hoje cheguei à curiosa marca de 30º de 30. Repartiram-se assim pelos anos:

2012
1
2013
1
2014
0
2015
6
2016
5
2017
11
2018
3
2019
3

Sendo que, como é natural, o 2019 está no início e ainda contará com as preparações para Aveiro e Porto.

Se juntar as 10 Maratonas, significa que já cheguei ou ultrapassei os 30 km por 40 vezes, o que não é nada mau para um atletazito como eu :)

A partir de agora, começa a descida para a Maratona de Sevilha, pois faltam 3 semanas.

No entanto, o momento actual está cheio de nuvens negras. Como se sabe, o antibiótico deitou-me muito abaixo, em virtude do ataque à parte digestiva/intestinal, com consequentes implicações na parte muscular. Neste momento as coisas estão quase normalizadas mas... ontem reapareceu-me o problema na gengiva, agora com um altinho, o que me está a deixar em pânico com a perspectiva de ter que atacar da mesma forma, o que nesta altura pode bem ser o fim do sonho de Sevilha. Amanhã ligo para o dentista e logo se vê. Mas não consigo deixar de estar muito preocupado.

O treino de hoje foi, como já se aperceberam pela foto em cima, em conjunto com a Isa e Vitor. Tinham planeados 25 quilómetros e fui assim sempre em excelente companhia e converseta. No meio ainda andámos um par de quilómetros com o Noronha e Cristiana. Inatel de Oeiras - Carcavelos - Algés - Inatel de Oeiras, foi o caminho percorrido até aos 25.

Como sentia-me capaz, e não sabendo como vai ser a minha vida nos próximos dias, estendi até aos 30 onde cheguei bem, considerando as circunstâncias. Resta aguardar o que aí virá.

Os meus novos pneumáticos
Este treino serviu também para testar os meus novos companheiros de calçado, tendo sido aprovados para Sevilha. O modelo é semelhante ao que tenho usado, Adidas Supernova, mas agora com a denominação Adidas Solar. 

Não quero terminar sem prestar uma singela homenagem a José Arruda, conhecido a nível nacional por ser o presidente da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, agraciado com o título de Comendador, e bem reconhecido no nosso mundo das corridas pela sua constante presença nas provas, apesar das suas limitações, onde provou sempre o seu empenho e força de vontade, nunca se escusando a uma palavra de agradecimento pelos incentivos que recebia quando se cruzava com outros companheiros de estrada.
Infelizmente, ontem o nosso pelotão ficou bem mais pobre.

José Arruda

12 comentários:

  1. Grande João, 40 vezes acima de 30km é um feito de quem tem muita garra! E se há pessoa com garra e determinação és tu! :)

    Beijinhos e força nestas últimas semanas

    ResponderExcluir
  2. Caramba eu nunca fiz nada disso e sou Ultra. Muitos, mas muitos parabéns GRANDE atleta! Vais ver que isso na gengiva não vai ser nada! Já mandei a nuvens negras embora! E nada de dizeres que é um atletazito! És um grande atleta, és alguém que supera os seus limites e com parcas condições de treino! Isto da "alta competição caseira" não é para todos! O meu lamento pela partida do José Arruda. Um abraço extra grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge! Nunca fizeste isto mas fizeste 101,650 Km duma assentada e em meio-dia!!!

      Grande abraço

      Excluir
  3. 30 treinos de 30km?! Uau! Não é para qualquer um :) É que uma coisa é fazer provas, outra é treinar e fazer uma distância dessas, muitas vezes sozinho, a lutar apenas contigo mesmo. Parabéns!

    Espero que hoje tenhas tido boas notícias e que as 3 semanas que ainda te faltam sirvam para arrumar esse problema de vez. Agora é dar ao corpo o descanso que ele precisa, que Sevilha está mesmo aí!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Inês!

      Sim, para já as notícias não são más. Vamos é ver se se aguenta com o que foi feito e se não haverá necessidade do antibiótico. Os próximos dias definirão. Vamos ter esperança pois quero muito fazer Sevilha!

      Beijinhos e bons treinos! :)

      Excluir
  4. Caro João,
    Sevilha espera por ti :)
    Isso da gengiva não há-de ser nada.
    Parbéns pelos 30 +30 + 30 +++++++++
    Um abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike!

      Isto da gengiva complicou-se hoje...

      Um abraço

      Excluir
  5. Pensamento positivo, ajuda muito. Não há-de ser grave. Vamos lá virar a décima primeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe! Ontem a coisa parecia que se ia resolver bem mas hoje complicou e muito...

      Um abraço

      Excluir
  6. Foi um óptimo treino em grande companhia.
    Entre amigos o tempo passa mais rápido =)
    Beijinhos e venga Sevilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que voa! :)

      Beijinhos e vamos outra vez ser todos muito felizes em Sevilha! :)

      Excluir