sábado, 19 de janeiro de 2019

Se faço 30 assim...

Com a Tânia e Raúl no dia que estabeleceram novos records de distância. Que daqui a um mês estarão ultrapassados... :)
Recordam-se do treino que fiz há 2 semanas que seria para ser 27 e aos 28 decidi arredondar a coisa nos 30? Terminei bem, a sentir que tinha bem mais quilómetros nas pernas.

A forma é a coisa mais ingrata que existe e a verdade de hoje é a mentira de amanhã. Passadas 2 semanas o que me custou fazer 30! E a verdade é que nem sabia se iria lá chegar ou se ficaria a grande distância.

A justificação dá pelo nome de antibiótico. Curou-me a infecção na gengiva mas já sabemos que me provoca grandes estragos na minha parte sensível, aparelho digestivo e intestinal. Terminei-o na 3ª feira mas por quanto tempo vai ficar activo no organismo não sei. E se até 4ª de manhã treinei relativamente normal, a grande crise deu-se na 4ª e 5ª feira, dia que tive que cancelar o treino. E ter que faltar a um treino deixa-me doente.

Desculpem a linguagem mais gráfica mas o que provoca é que me vá desfazer para a casa de banho umas 5 a 6 vezes por dia. E sabemos o que isso provoca em estado geral e muscular. 

Ontem, 6ª feira, já me sentia um pouco melhor e uma energiazita a regressar, o que deu esperança em estar presente no treino de 30 que tinha combinado para hoje, apesar de não saber se ia fazer 1, 5, 10 ou sei lá quanto.

Este treino era muito importante pois ia acompanhar a Tânia no seu primeiro de 30 e se temos colaborado nesta preparação, não queria faltar ao seu mais importante. Assim estaria presente no início e depois logo se via.

Felizmente a coisa foi dando, apesar duma paragem "técnica" ao km 10 para mais uma desgraça. De vez em quando sentia as pernas pesadas muscularmente, de outras vezes sentia desconforto intestinal mas foi dando e a certeza de chegar aos 30 deu-se depois dos 20.

A partir dos 25 começou a custar pois as pernas estavam refilonas. A parte respiratória impecável, aliás fomos a maior parte do tempo na converseta, o que prova isso mesmo.

E chegámos aos 30, cansados mas felizes da vida por termos conseguido. A Tânia pelo seu primeiro de 3 dezenas, rumo a Sevilha, e eu por pensar que se assim consegui 30... 

O Raúl é doutro campeonato e também estabeleceu record pessoal de distância, 35 imaginem! Estão os dois a merecer muitos parabéns pelo que têm evoluído nesta preparação, onde não têm deixado nada ao acaso.

Estamos a 4 semanas do grande dia e a minha dúvida prende-se quanto tempo esta minha reacção ao antibiótico vai durar. A última vez (final de 2015) foram 2 semanas e a penúltima (meio de 2014) nada menos que 2 meses... 
Sabendo o que isto prejudica a todos os níveis, espero que seja bem rápido para não prejudicar mais a preparação para Sevilha (e Aveiro...)
Aliás, não quero arriscar e hoje se visse que estava a ser prejudicial, parava. Mas como já me conheço bem, senti sempre que nunca passei a linha vermelha.

Boa semana para todos!

19 comentários:

  1. Admirável a tua dedicação à corrida!
    Também acho que és um bocado doido, é verdade ;)

    Espero que os efeitos secundários do antibiótico terminem em breve!

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! :)
      Sabes... num mundo de loucos, quem tem juízo é doido! (gosto muito desta frase, eh eh)

      Beijinhos e força nos teus objectivos :)

      Excluir
  2. Força João, está quase e tu estás em grande! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Fabiana!
      Essa de estar em grande... olha que não...

      Beijinhos e força nos teus treinos

      Excluir
  3. Fazer 30km nessas condições vai lá vai … mais uma prova das lutas que és capaz de travar, e essa força, essa garra vão ser importante no dia da maratona, pq há-de chegar a altura da luta e aí estarás ainda mais preparado por treinos como este. Rápidas melhoras, Forte abraço João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos!
      Felizmente parece que agora a coisa está a normalizar. Parece que o treino fez bem :)
      E fiquei feliz por ver que conseguiste fazer a Meia, sinal que a coisa está a ir ao sítio.

      Grande abraço e boa continuação da recuperação

      Excluir
    2. Sim, fiz a meia sem a mínima convicção que seria até ao fim. Sempre pensei que no máximo faria um treino de 10km. Aguentei sem sentir nada até aos 17km, depois trotei a medo até aos 19km e os últimos 2 já foram divididos entre caminhar e trotar … fiquei feliz mas tb com certeza que ainda não estou bem. Esta semana continuam os tratamentos e no fim de semana ver se acabo o GP Fim da Europa. Não fosse a pernoca, ontem fazia uma Maratona na boa e isso é bom sinal :)
      … obrigado e aquele abraço

      Excluir
  4. Muito bem João, muita força e garra.

    30 km não são fáceis, nessas condições não consigo imaginar.

    Ainda bem que estás melhor, ainda assim, dodot ;)

    Abraço e a continuação das melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Parece que o treino fez-lhe bem e a coisa está a normalizar :)

      Um abraço

      Excluir
  5. Se fazes 30 assim... Fazes qualquer coisa :)

    Mais um grande exemplo da tua força mental, que é tão ou mais importante do que a preparação física!

    Espero que esses efeitos maléficos te deixem em paz rapidamente, nesta recta final do caminho para Sevilha!

    Um beijinho e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa de fazer qualquer coisa era bom, era... :)

      Sim, parece que finalmente a coisa está a normalizar, agora é repor tudo que a data aproxima-se a velocidade queniana!

      Beijinhos e uma óptima semana para ti! (espero que já estejas melhor)

      Excluir
  6. És uma inspiração. Em muitos momentos corro apenas a pensar em ti e em toda a força que me dás. Obrigada por seres tão importante em todo este processo. Obrigada por acreditares e puxares por mim e obrigada por teres feito esta caminhada dos 30km comigo. Gosto muito de ti. Um beijinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras, Tânia!
      Deixa-me é rectificar o que escreveste, não foi uma caminhada de 30 km mas sim corrida :)
      Acreditar em ti, é o mais natural por toda a evolução e grande empenho que demonstras a cada momento e que te irá levar a uma grande felicidade daqui a 27 dias :)
      Beijinhos e boa continuação de preparação!

      Excluir
  7. Bolas fazer 30km depois desses problemas não é para meninos...

    As melhoras!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... há uns anitos que já não sou menino... :)

      Beijinhos e muito obrigado!

      Excluir
  8. Tu és um maratonista com garra de ultra maratonista e a despachar treinos de 30 km como se estivesses a treinar para uma ultra!
    35 km o Raul?! Para que ultra ele anda a treinar?!
    Ou anda tudo doido com a mania desse longos de 30 ou mais para a maratona ou a malta da década de 80 não treinava nada! Parabéns fazer 30 km nessas condições só mesmo para ultra maratonista! Um ultra abraço. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse corrido na década de 80, estava nos 20, e aí com a força da juventude teria outros objectivos e faria outra preparação em consonância. Assim, a um ano dos 60, tenho que treinar o que mais preciso, resistência, pois posso ter garra de ultra, segundo as tuas palavras, mas condições físicas para aguentar uma Maratona, só com muito treino e mesmo assim...

      Um abraço ao Ultra de 3 dígitos!

      Excluir
    2. Estás a um ano dos 60? Sorte a minha que sou muito mais novo mas não de vale de nada que sou um "empeno" da cabeça aos pés! Não conheço esse gajo o ultra dos 3 dígitos. Uma abraço ao Torpedo Amarelo o meu maratonista preferido

      Excluir