O plano dizia que hoje tinha 30 quilómetros para correr. E quando o plano diz, há que cumprir! Foi o que fiz mas antes estava um pouco receoso pois ia entrar numa nova situação. É que dediquei este mês a colocar carga, muita carga. Basta dizer que em 20 dias que Outubro já leva, corri em 18. Aliás, nunca tinha corrido mais do que 7 dias seguidos e entre 1 e 11 de Outubro estive 11 dias a correr todos os dias (e com a Meia de Leiria de permeio e em grande). A propósito dos 11 dias consecutivos, ler a nota final deste artigo (é brutal!)
Assim o meu receio era se o natural desgaste não iria afectar o treino de hoje. Para ajudar à festa, aqueles problemas gástricos que têm andado um pouco afastados, decidiram presentear-me com a sua presença. No entanto, e felizmente, ambas as situações acabaram por não me prejudicar pois o treino correu muito bem!
Adoptei um ritmo muito certinho, confortável e fui vendo os quilómetros a passarem. Não tive quebras e acabei dentro do relativamente bem para quem fez 3 dezenas de mil metros. Claro que a interrogar-me como faria mais 12 em cima desses 30, mas das outras 9 Maratonas que completei, também tinha sempre essa dúvida e terminei-as!
O início foi mais tarde do que os anteriores, fruto de estar menos calor, tendo arrancado às 7.50 do Inatel de Oeiras rumo a S.Pedro do Estoril onde dei a volta e fui até Algés, nova volta e regressei ao Inatel de Oeiras.
Gosto sempre de ver a relação entre as duas metades e fiquei surpreendido com um facto que julgo ser inédito nos meus longos. Registei um total de 3.16.38, sendo que a 1ª metade cumpri em 1.38.19 e a 2ª em... 1.38.19!!! Certinho ao segundo!!! E não fiz nada para isso. Aliás, se tivesse tentado, o mais certo seria falhar por algum segundo.
Para a semana, dia de correr os clássicos 20 quilómetros de Almeirim.
E agora a prometida nota final que referi no início.
Fiquei orgulhoso de ter corrido 11 dias seguidos. Mas no exacto dia que descansei, 12, ao ler a Distance Running que nos foi ofertada no saco da Meia da Vasco da Gama, deparei-me com um artigo sobre Ron Hill, atleta que foi o 2º a baixar da barreira das 2.10 em Maratona. Foi detentor dos records de 10 e 15 milhas e dos 25 quilómetros.
Ora nesse artigo, além dos dados já expostos, li uma coisa que me deixou completamente embasbacado!
Que se saiba, Ron Hill é o detentor da maior sequência de dias seguidos a correr sem faltar um único dia. Essa sequência iniciou-se a 20 de Dezembro de 1964 e apenas falhou um treino a 30 de Janeiro de... 2017!!!! 52 anos 1 mês e 9 dias a correr todos os dias!!!
Revela 3 coisas. Uma resistência brutal, uma saúde de ferro e uma inacreditável imunidade a lesões, que é ainda a mais espantosa.
Nesse 30 de Janeiro de 2017, no seu facebook apareceu a mensagem "em virtude de estar um pouco adoentado, hoje vou tirar um dia de folga!"
Ron tem neste momento 80 anos e a sua sequência durou dos 26 aos 78 anos.
Seguem-se duas fotos suas. Uma no seu tempo de profissional e outra recente. E não consigo deixar de ficar embasbacado! :)
Já tinha lido sobre este fenómeno … nem sei bem o que dizer.
ResponderExcluirAhh … e parabéns por mais este longo. Tudo a correr sobre rodas :)
Grande abraço
Sobre rodas? Sobre sapatos de corrida! :)
ExcluirE o teu?
Um abraço e força para daqui a 2 semanas
É realmente qualquer coisa, de longevidade e resistência.
ResponderExcluirNo teu caso, 11 dias também é qualquer coisa, além disso ainda és muito novo para esse tipo de records :)
Agora a sério, esse teu trajecto, "Inatel de Oeiras rumo a S.Pedro do Estoril onde dei a volta e fui até Algés, nova volta e regressei ao Inatel de Oeiras." é sempre por passeio (calçada portuguesa) ou há outro terreno/piso?
Pergunto pois não conheço e gosto de fazer Jamor/Inatel de Oeiras, retorno e depois posso fazer ou não, mais uns pozinhos no Jamor.
Mas, esta volta implica alguns troços em passeio pois não me atrevo a ir para a via de rodagem da Marginal.
Os joelhos e os tornozelos não gostam muito.
Abraço, continua assim.
Obrigado jnr!
ExcluirDo Inatel de Oeiras à Praia da Torre é pelo Passeio Marítimo de Oeiras, bom piso e sem trânsito automóvel. Apanha-se depois uns 100 metros até ao estacionamento da Capriciosa e 200 metros depois o paredão da praia de Carcavelos. No seu final e até S.Pedro, tem que ser pelo passeio em calçada ao lado da Marginal.
O retorno é pelo mesmo caminho e entre o Inatel de Oeiras e o final da praia de Paço de Arcos é pelo Passeio Marítimo, tal como entre Caxias e Cruz Quebrada e entre Cruz Quebrada e Algés. Entre estes últimos, há uns 100 metros de estrada, entre o final da praia de Paço de Arcos e Caxias tem que ser pela calçada do passeio ao lado da Marginal.
Bons treinos! Um abraço
Obrigado pela descrição.
ExcluirA experimentar, definitivamente.
Abraço
Continuas no bom caminho.Quanto ao Ron Hill está tudo dito!!
ResponderExcluirObrigado Joaquim, um abraço!
ExcluirQue história boa :) Valencia é em Novembro, não é? Vais estar afinadinho!
ResponderExcluirNão, é a 2 de Dezembro (este ano é 2 semanas mais tarde). Espero não me desafinar até lá! :)
ExcluirUm abraço
Mais certinho era dificil =P
ResponderExcluirEstás em grande forma! No ponto para Valencia!
Venga, venga! Animo, animo! =)
Beijinhos
Muito obrigado Isa! Vamos ver se não estrago o ponto :)
ExcluirE muitos parabéns pela fantástica proeza de ontem :)
Beijinhos
Caro João,
ResponderExcluirContinuas uma autêntica máquina, ou antes, um relógio suíço :)
Fazer o mesmo tempo nas duas metades, é obra !
Quanto ao extra terrestre que corre todos os dias anos a fio,..... só não entendo como não tem lesões!
Bons treinos e, Valência nos espera (para mim é já este domingo).
Abraço
MIKE
Happyrun
O relógio suiço foi mesmo obra do acaso. Nada fiz para tal. Mas provou-se que fui sempre muito certinho :)
ExcluirMuita força para Valência! Venga, venga, animo, animo, campeone! :)
Um abraço