domingo, 3 de junho de 2018

Na Corrida de Santo António, embalado pelas memórias

4 ao Km presentes: Eu, Isa, Vitor e Aurélio (falta na foto o João Cravo)

Aqui já com o João Cravo mas sem o Aurélio (não conseguimos uma a 5)

E aqui com o Nuno e a Mónica (Obrigado pela foto, Nuno)

8ª edição da Corrida de Santo António, um evento de sucesso ou não fosse organizado pela sempre espectacular HMS. Para mais, numa noite propícia à prática da modalidade, com temperatura amena e o bónus do vento que soprou com alguma intensidade de manhã e à tarde, ter parado por completo.

Foram 2.661 atletas que cortaram a meta no que foi a 2ª maior participação de sempre, apenas batida pelos 2.778 de 2014. E com novo record de percurso, tendo pela primeira vez sido quebrada a barreira dos 30 minutos. Samuel Barata triunfou na grande marca de 29.40, menos 3.20 que o 2º! Ora como correu a uma média de 2.58, ganhou com um avanço superior a 1 quilómetro!
Doroteia Peixoto foi a vencedora feminina em 34.40, marca que é a 2ª melhor duma vencedora, apenas batida pelos 33.21 de Jéssica Augusto em 2013.

Para mim, esta prova era especial por representar o regresso ao "local do crime". Efectivamente, foi aqui, faz hoje um ano, que fiz a minha mais extraordinária corrida de 10 km, dizimando o record de 48.42 que vinha de 6 meses antes no GP de Natal, tendo parado o relógio nos 48.19, mal me reconhecendo nalgumas partes do percurso, mais parecendo que estava "possuído" da melhor forma.

E ontem foram essas memórias que muito me ajudaram. Tenho uma grande memória para como fiz as corridas que me marcaram (bem ou mal) e o que ia a sentir em cada momento. Posso dizer que fui embalado por essas ditas memórias.

Parti na porta de sub50. Sim, sei que estou a viver dos louros passados, mas esse estatuto termina em Dezembro pois é válido por um ano e o meu último sub50 foi em Dezembro passado, 4 dias antes da primeira operação.
Para ser honesto, devo confessar que quando regressei em Fevereiro apontei para esta prova como a possível para um sub50. Com o tal problema gástrico que me afectou no último mês, logicamente que ficou mais que esquecido.

Após os 58.25 de Alverca há 2 semanas e os 56.06 da APAV há uma semana (seguida dos 58.23 em Belém), a intenção era fazer melhor que os referidos 56.06 da APAV. 
E sentia-me em condições para tal pois com a medicação que ando a fazer, os tais ácidos do estômago que se libertaram pela hérnia do hiato e que como que envenenaram as pernas, passaram e deixei de ter aquela péssima sensação de não sentir força nas pernas, o que era aflitivo. Agora sinto-as bem.

O plano era simples, dar o máximo desde o início e tentar aguentá-lo. Foi o que fiz. Tal como expliquei na semana passada na APAV, agora de noite não consigo distinguir os números do relógio e não sabia a quantas ia mas sentia que ia não só no máximo mas mesmo acima do meu limite actual. Mas havia que aguentar pois queria agarrar com as mãos e pernas a melhor marca possível. Até porque a partir de agora o meu foco muda, como adiante explicarei.

Por volta dos 3 km (Obrigado pela foto, Nelson)

Houve dois momentos especiais. Um o passar pelo tapete dos 5 km. Foi aqui que no ano passado, ao ver que ia em 24.12, caiu-me a ficha e apercebi que ia era para record (ainda melhorei na 2ª metade com 24.07). O outro foi na placa dos 8 quando me recordei um ano antes tinha chegado ao que parecia o meu limite, teria que abrandar e, em vez disso, deu-me o chamado segundo fôlego.

Embalado por estas recordações, continuei a dar o máximo e apenas no último quilómetro senti que já não tinha mais para dar. Mas com os vapores da meta, lá me aguentei, cortando-a em 52.50, o que me deixou muito feliz.

Fiz assim menos 3.16 que na semana passada e fiquei a apenas 10 segundos do melhor do ano, 52.40 em Constância, antes deste problema.

Mas, oh meus amigos!, há coisas que são difíceis de entender. Dei o tudo por tudo e fiquei a 4.31 do ano passado. Como é que no ano passado consegui correr a menos 27 segundos por km?!? Até parece impossível mas é assim mesmo o fenómeno da forma.

Com o bem cheiroso manjerico oferecido a todos os participantes

A próxima corrida é daqui a 4 semanas, as imperdíveis Fogueiras em Peniche. Até lá, muito treino. Vou começar a alongar na distância como pré-preparação para a Maratona de Valência que ontem ficaram a faltar 6 meses exactos.
Tenho muito que trabalhar até lá para recuperar o melhor possível para o grande objectivo do ano. 
E para ajudar a não me esquecer desse objectivo, até o meu dorsal de ontem coincidiu ser o 422. Os 42,195 arredondados para uma decimal dá 42,2. Estão a ver que este número está sempre a perseguir-me? Eu que até vivo numa casa que tem o número 42... :)

Uma óptima semana a todos!



18 comentários:

  1. Muitos parabéns!
    Grande evolução desde a APAV!
    Boa recuperação e muita sorte para a missão: Valência

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! As saudades que já tenho duma Maratona!

      Beijinhos

      Excluir
  2. Foste incrível, João! Muitos parabéns! Menos 4 minutos em apenas uma semana? É mesmo muito bom :) Eu sei que a semana passada fizeste uma dobradinha mas, ainda assim, este resultado é mesmo a prova de que é uma questão de tempo até voltares à tua excelente forma :)

    Boa recuperação e agora é pensar no grande objectivo!

    Um beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Inês!
      O grande objectivo é que é o grande desafio :)

      Beijinhos e tudo de bom

      Excluir
  3. Excelente tempo, João! Sinal que as coisas estão a estabilizar. Lembro-me muito bem da tua prova no ano passado, sobretudo dos quilómetros finais.
    Não tenho dúvidas que nestes meses até Valência vais subir gradualmente de forma.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nuno! Sim, no ano passado por volta dos 9 km estivemos juntos :)

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  4. Vais no bom caminho, João. Sempre a melhorar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernando!
      Também estás muito bem! :)

      Um abraço

      Excluir
  5. Fantástico João :) … já tinha visto ontem no livro das caras mas quis deixar o comentário para aqui. Fiquei mesmo feliz por este resultado porque é sinal que as coisas estão a voltar à normalidade. Grande prova. Parabéns!!!Vemo-nos nas Fogueiras!!!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos! E tu, como estás a semana e meia do grande feito? :)
      Força!!!

      Grande abraço

      Excluir
    2. Eu tou bem, tranquilo para já e em fase de "pisar ovos" … e para variar, ontem deu-me uma maluqueira e fiz 12,5km a 4,15min/km porque me apeteceu … enfim :)… bela forma de encher as baterias :)
      Abraço

      Excluir
    3. 12,5 a 4.15... Também é preciso dar abanões, não é? :)

      Força!!!

      Excluir
  6. O João não pára de nos surpreender!
    Grande tempo para quem tem tido tantas dificuldades.
    Os meus parabéns.
    Valência é já ali....
    Grande abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mike! Ainda falta tanto e tão pouco!

      Um abraço e força para as próximas

      Excluir
  7. Olá.

    Que espétaculo, os meus parabéns João.

    Realmente o nosso corpo é uma máquina que não dá para entender, tem dias que que estamos nas últimas e chega a altura H e parece que estamos possuídos e as nossas pernas dão mais do que algumas vezes pensávamos que desse, outras vezes sentimos-nos super frescos e chega a hora da verdade e estamos nas últimas. ;)

    No meio daquela confusão toda, pode ser que nos encontremos em Peniche, vai ser a minha estreia. Estou em grande espetativa para conhecer esta mítica prova e tentar bater o meu RP nos 15km.

    Beijinhos e bons treinos.

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lígia! É isso mesmo como descreves.

      Sim, a ver se nos vemos em Peniche. Tens é que me dizer quem és pois só te vi de relance no Porto. E a ver se desta vez temos mais tempo para falar :)

      Beijinhos e boa preparação para as Fogueiras. Vais adorar!

      Excluir
  8. Lá nos veremos nas Fogueiras grande João! Com certeza que a forma já estará nos eixos!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor!

      A forma tem que estar nos eixos é a 2 de Dezembro :)

      Um abraço e boa preparação para as grandiosas Fogueiras!

      Excluir