domingo, 10 de junho de 2018

20 Km numa Marginal sem carros


Duas vezes por ano, a Câmara de Oeiras encerra a Estrada Marginal aos carros em toda a extensão do concelho, Algés - Praia da Torre, com o intuito da população utilizar essa bela estrada para praticar exercício físico. Seja caminhar, correr, pedalar, patinar ou participar numa das inúmeras estações espalhadas ao longo do percurso para ginástica, aeróbica, dança, jogos e muito mais actividades, com a preocupação desde há décadas presente nesta autarquia em puxar as pessoas para a actividade física para melhorar a sua qualidade de vida, onde um dos mais emblemáticos exemplos é o Passeio Marítimo, utilizado diariamente por milhares de pessoas que viram a zona ribeirinha ser-lhes devolvida.

Hoje foi um desses dias e aproveitei para realizar um treino de 20 km entre a Praia da Torre - Algés - Praia da Torre. Por outras palavras, fazer primeiro a Corrida do Tejo ao contrário e depois a Corrida do Tejo em si.

Tive inicialmente a sempre muito agradável companhia da Isa e Vítor que, em virtude dos dois anteriores fins-de-semana com uma ultra e uma dose dupla, hoje optaram por 12 quilómetros, dando assim a volta aos 6. 

Usufruí portanto a sua companhia nos primeiros seis onde ia um bocado a medo. Tudo porque ontem apareceu-me uma dorzinha no tornozelo esquerdo, principalmente a subir degraus. 
Fiz exercícios, gelo, pomada mas hoje a coisa continuava a dar algum sinal. Não sabia como ia reagir à corrida e portanto parti com a dúvida se iria para 20 quilómetros ou 20 metros. Tudo dependia se a dor se manifestasse, pois não queria agravar uma hipotética lesão.

A andar, sentia essa impressão e quando começámos a correr não piorou, manteve-se igual por uns 200 metros e depois, com o aquecimento desapareceu. Apenas a sentia, mas de forma ténue, nas partes inclinadas do percurso.

Como não se manifestou, fui por aí fora e cumpri todo o percurso mas de forma muito controlada, 2.06 de tempo total, média de 6.18

Não que se não sentisse nada no pé tivesse ido mais rápido, a intenção era mesmo um ritmo assim. Estou numa fase de pré-preparação para a Maratona de Valência e o objectivo não é estar agora num pico de forma, que nunca estaria, mas sim construir de forma gradual e consciente essa mesma forma para a altura que realmente conta.

Entretanto, em relação ao tornozelo, já passaram duas horas que finalizei o treino e ainda não senti nada, inclusive a subir escadas. É provável que se torne a manifestar mas na terça tenho massagem desportiva com o Urbano e se a coisa reaparecer, dou meia dúzia de berros e ele coloca tudo em seu sítio!

Foi muito bom ter realizado este treino pois faz-me sentir que estou a recomeçar uma preparação para uma Maratona. Devo confessar que já tinha muitas saudades. Tenho feito duas ao ano mas em virtude das operações que realizei, Valência será 13 meses após a última, a do Porto, e já sentia falta. 

Na realidade sinto saudades. Dos treinos mais longos com o objectivo duma meta após 42 km. De toda a expectativa excitante que uma Maratona provoca, com os seus momentos de euforia a imaginar o cortar a meta, tal como os períodos de dúvida quando o carrossel ondula para baixo. Dos nervos da última semana. Da emoção na feira do corredor. Da noite pouco ou nada dormida na véspera. De todas as sensações e emoções no local de partida. Do cuidado nos quilómetros iniciais. De toda a felicidade até aos 30. Do início da verdadeira Maratona a partir daí. Dos muito longos mil metros de cada quilómetro a partir dos 35. Do duvidar da minha sanidade mental por estar ali quando a contagem dos quilómetros vai cerca dos 37 ou 38. O passar a placa dos 40 e, apesar de sentir que ainda falta muito, o saber que já nada impedirá a meta. E... o momento mais indescritível... cortar essa mesma meta! 

Sim, sinto saudades disto tudo mas sei que hoje dei o primeiro passo de muitos até cruzar aquela linha branca. E dando o primeiro, o resto vai rolar. Mal posso esperar!

Para a semana há mais! Até lá, façam o favor de ser felizes! :)

21 comentários:

  1. Isso no tornozelo foi só uma birrazita! :)
    Se continuar a resmungar, o Urbano conta-lhe uma história!
    Belo treino, sim senhor!

    Bons treinos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Sofia!

      Vamos ver se foi só birrazita. Ele não tem direito a birras! :)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Conpreendo bem esse sentimento. Tb estou com saudades, não da maratona em si, mas de treinar para ela, no meu caso com um objectivo definido e ambicioso. Tenho 2 Maratonas no programa, a de Berlim e a do Porto - e quero bater o meu RP no Porto . na semana passada andei a estudar uns planos de treino (coisa que não sigo há anos) - resumindo, estou como tu - com saudades de treinar especificamente para a Rainha das provas de estrada.
    Grande abraço e tudo a correr pelo melhor - cá estarei como sempre a apoiar à distância :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos! Também, como sempre, estarei a apoiar-te à distância :)

      Grande abraço e força para sexta!!!

      Excluir
    2. Vai ser tão bom acompanhar todo o processo de mais uma das tuas maratonas. Força nisso! :)
      Abraço!

      Excluir
    3. Muito obrigado!

      Um abraço e força para as tuas próximas

      Excluir
  3. Bom treino João!! E excelente ultimo parágrafo, também tenho saudades disso tudo, mesmo muitas. Não faço uma Maratona desde Março de 2017, a linda Maratona de Barcelona, estou mesmo a ressacar! :-) Continuação de bons treinos e que essa dor já tenha ido á vida dela!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tiago!
      A dor regressou à noite. Vamos ver amanhã no Urbano.

      Um abraço e boas corridas!

      ps - Para acabar com a ressaca, tens alguma em vista?

      Excluir
    2. tenho pois...a mesma que tu ;-)
      Abraço

      Excluir
    3. Excelente!!! E já estás inscrito?

      Força!!! :)

      Excluir
    4. Vou tratar disso até ao fim deste mês. O resto já está tudo, alojamento e bilhetes de avião :-)

      Força João!
      Abraço

      Excluir
  4. Quando li que os 20km tinham sido em treino pensei imediatamente em maratona :) Tá quase, João. Força, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase... Ainda faltam 5 meses e 21 dias... :)

      Obrigado e um abraço, Filipe!

      Excluir
    2. Isso é a maratona, estava a falar do treino e daquele processo em crescendo que termina daqui a 5 meses e 21 dias!

      Excluir
    3. Ah sim, tens razão, percebi mal.
      Sim, tá quase :)

      Excluir
  5. Pois é, vamos lá ver se em novembro temos "coragem" de repetir a maratona do Porto (inscritos já estamos).
    Uffff,...... é uma roleta russa de sensações e, então no final .....
    João, gr treino e, o caminho faz-se caminhando, não é?
    Abraço
    MIKE
    Happyrun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike! E força para Novembro!!! :)

      Um abraço

      Excluir
  6. Espero que a massagem tenha ajudado e que o tornozelo esteja melhor!

    Ainda bem que correu bem o primeiro treino :) tens um longo caminho pela frente, mas vai ser muito bom acompanhá-lo, pois já te disse que admiro imenso o teu foco e disciplina!

    Gostei tanto de ler o que escreveste sobre as saudades! Para mim, ainda é tudo muito recente. Mas é mesmo isso!...

    Um beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Inês! No domingo à noite a dor reapareceu, atenuou ontem e passou hoje, confirmada pela massagem. Terá sido uma torcidela que dei no tornozelo mas, felizmente, já passada. Só me fez perder o treino de hoje, por precaução, mas amanhã a vida regressa ao normal :)

      É, não é? É o que te avisei, a Maratona é um bichinho tramado :)

      Beijinhos e bons treinos

      Excluir
  7. Belo treino esse João. E como compreendo esses sentimentos de "pré-maratona". Eu também estou quase a começar esse trajeto de 16 semanas, rumo à maratona de Lisboa. Abraço, bons treinos e manda essas dores à fava, ou ao Urbano. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tigas!
      A má notícia é que estou parado pois isto complicou-se.

      Um abraço e força nessa preparação

      Excluir