sexta-feira, 24 de novembro de 2017

400 metros: O record que faltava neste biénio


Está a chegar ao fim este ano, o que em matéria de correr para mim significa 13 de Dezembro, e ao olhar para a minha tabela de records na 4ª feira, lembrei-me que neste fantástico biénio 2016/2017 bati todos os meus records em todas as distâncias entre mil metros e Maratona, ficando a faltar, da relação que faço, apenas o de 400 metros, vindo de 2013.

Até 2015 fazia muitas séries de 400 metros, algumas para dar o tudo por tudo, mas desde então que me tenho centrado apenas em séries de mil metros. Daí não fazer esta distância, a clássica volta à pista, há cerca de 2 anos e meio.

Como hoje tinha séries (de mil), logo decidi que iria ver o que estava a valer em 400, sendo que não tenho treinado para esta distância (muito diferente de fazer mil).

Tem sido, como referi, um ciclo de dois anos verdadeiramente de ouro, e nada expectável anteriormente, mas que se deve em exclusivo à possibilidade de ter podido treinar muito mais (recordo que entre 2015 e 2016 aumentei a quilometragem anual em mais de 41% e este ano já o superei). Daí querer acabar em beleza e foquei-me hoje para os 400.

Comecei a aquecer 3 quilómetros, no Passeio Marítimo Caxias-Cruz Quebrada, indo depois para a pista do Centro de Alto Rendimento do Jamor, onde efectuei uma série calma de mil (4.37) seguido de descanso activo a preparar os 400. 

As dúvidas eram as naturais para quem não está treinado para esta volta à pista e tinha idealizado que se aos 100 e/ou 200 visse que a tentativa não estava a resultar, abortava e tentava nova, até um máximo de três. Afinal bastou uma única!

O tempo estava em 1.20,62 efectuado no Estádio Universitário em 1 de Novembro de 2013. 

Arranquei e logo senti que estava "possuído". O tal controlo de tempo aos 100 e aos 200 não fiz pois o foco foi total, não o permitindo, e a sensação era que a coisa ia dar. 
Entrada na recta da meta e a sensação que ia dar o berro a qualquer momento. Coração e pulmões a ameaçarem que se continuasse assim, vinham boca fora. Últimos metros a ter que ir buscar as últimas forças e, finalmente, a meta. Olho para o relógio e... 1.18,70! Quase 2 segundos menos na primeira e única tentativa!

Senti-me muito feliz mas só me apetecia deitar na relva, não o tendo feito por "vergonha". Andei um pouco mas nalgumas passadas as pernas iam-me traindo, pois estavam a tremer pelo esforço. 

Fiquei a interrogar-me como seria se estivesse a treinar para a distância. Mas não posso dar para todas as distâncias!

Como simples curiosidade, se aguentasse essa velocidade durante mil metros (completamente fora de hipótese pois acabei que nem mais um metro), a média dava 3.16,75 por km, o que transposto para 10 km daria 32.47 e 2.18.21 em Maratona. Por outras palavras, em 400 metros que "matei-me" todo, ficava a mais de 15 minutos do record mundial da Maratona... Como é possível que consigam correr os 42.195 a média de 2.54/km?!? Serão super-atletas ou afinal ETs? 

E pronto, agora posso dizer que em todas as 10 distâncias que controlo (Maratona, 30.000, Meia-Maratona, 20.000, 15.000, 10.000, 5.000, 3.000, 1.000 e 400) nunca corri tão rápido como nestes 2 anos. Dos 400 à Maratona! E como bati mais do que uma vez nalgumas distâncias, o total de records nestes 2 anos está em 21. Para comparar, os 2 anos anteriores (2014 e 2015) tiveram 2.

Como é natural, nos primeiros anos, pela natural evolução, batem-se muitos records, que depois começam a rarear. Pois, como parece, não sigo muito o normal...

Um ciclo fabuloso que chega ao fim daqui a menos de 3 semanas. Mas quem sabe se não irei abrir outro quando estiver devidamente recuperado das operações? Há que trabalhar e esforçar e isso, como sabem, não me falta.

Um bom fim-de-semana a todos, de preferência com boas corridas! :)


23 comentários:

  1. Muitos parabéns, João! Foram mesmo dois anos em grande :) Agora vai tratar de ti e depois logo voltas à tua grande forma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Agridoce!
      É pena ter que parar num momento destes mas estou desejoso de resolver este problema que já está a atrapalhar demais.

      Beijinhos :)

      Excluir
  2. Mais um!

    Depois das operações será outro ciclo, não de ouro mas de platina!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!

      A minha platina é poder continuar a correr feliz e contente :)

      Um abraço!

      Excluir
  3. Já bateste tudo o que havia para bater e a poucas semanas do fecho forçado desse teu grande ciclo de sucesso, mais um recorde! Parabéns!!!
    São quase horas de tratares o que precisa ser tratado, mas estou convicta que vais regressar cheio de ganas para encetar um novo ciclo de muito treino, dedicação e excelentes resultados!
    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Ganas é o meu apelido secreto :)

      Beijinhos e boas corridas!

      Excluir
  4. A cereja no final do ciclo fabuloso! :)
    Parabéns por mais um RP, espero e desejo que tudo corra pelo melhor nesta "pausa" necessária que se aproxima!
    Com o entusiasmo que transpira dos seus relatos, tenho a certeza que vai voltar cheio de vontade para iniciar novo ciclo de conquistas e alegrias.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado António! Não me trates é por você que somos todos colegas de corridas :)

      Como foi essa recuperação do Porto?

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  5. Não foi grande coisa... ao 3º treino pós maratona, 1 semana depois da prova, senti dor forte na anca direita... estou parado à 2 semanas. A causa provável da lesão é excesso de treino e falta de alongamentos. Fiz cerca de 700 km nos 3 meses anteriores de preparação, foi um aumento de carga muito razoável para mim e também foi uma mudança demasiado brusca em relação aos treinos que fazia antes... agora sopas, descanso e anti-inflamatórios :)

    Obrigado João, um abraço

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Muitos parabéns mesmo! Mas estou tão longe desse teu mundo, aliás estou tão longe do mundo que tudo isso para mim é estranho!
    Deixa-me bailar em cima da Alemã e fazer 13 km a correr a pé como os de ontem que não me custaram nada. O resto, o resto é para vocês"Quenianos" "marados" do cronometro! Eu cá só quero chegar ao Natal! Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um faz aquilo que mais prazer lhe dá na altura e consoante as suas capacidades no momento.

      Bom Natal!

      Excluir
    2. Pouca coisa me dá prazer e as capacidades estão a acabar mas Feliz Natal no meu caso seja mais Feliz Carnaval!A vida é um imenso Carnaval!

      Excluir
  7. Grande João ... excelente forma de "encerrar" um ciclo de sonho. Torpedo amarelo??? O outro é que tinha razão :) Muitos mas muitos parabéns ...
    Nunca fiz 400m em pista, e nem sei qual o meu melhor tempo nesta distância ... faço algumas vezes mas em treinos de series e na rua. Aliás, nunca treinei em pista :) ...
    Agora é fazer o que tem que ser feito e voltar para abrir novo ciclo. Eu acredito em ainda melhor.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado grande Carlos!

      Se te apanhasses numa pista, com bom tartan, irias voar!
      Olha, era assim: Eu a entrar na recta para os últimos 100 metros e tu já a cortares a dita! :)

      Grande abraço e em força para o que aí vem!

      Excluir
  8. Muito bom, os meus parabéns.
    Com esse empenho, tenho a certeza que para o ano, mais RP ainda vais bater. ;)

    Beijinhos

    Lígia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Lígia!

      Se for possível, sim. Se não for, eu gosto é de correr, é o que me dá prazer.
      Apenas tenho esforçado para estas marcas porque sinto-me capaz e, assim sendo, há que aproveitar a oportunidade :)

      Beijinhos e boas corridas

      Excluir
  9. Boa, João! Com certeza voltarás a atingir o teu potencial. Não se trata de um pico de forma, acho que a tua mudança na forma de treinar te mostrou que és mais do que pensavas. Daqui só para cima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Filipe!
      Sim, pico de forma não dura dois anos! :)

      Um abraço e força para os Açores!

      Excluir
  10. O nosso verdadeiro record é nos superarmos a cada momento.
    E, aí, no querer, força e determinação, bates a concorrência toda.
    Parabens.
    Abraço
    Mike

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike!
      Tem dias... :)

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  11. Muitos parabéns!!
    Mais um recorde! Estás imparável :)

    O ciclo não chega ao fim, apenas vai ter um intervalo :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Isa!

      Penso antes que é o fim dum ciclo e que outro começará daqui a uns meses :)

      Beijinhos e boas corridas!

      Excluir