domingo, 15 de outubro de 2017

Vasco da Gama: A Meia possível para tantos contras

A equipa presente: Eu, Isa e Vítor. O Eberhard estava inscrito mas à última da hora foi forçado a não participar por ter adoecido

Em primeiro lugar, quero felicitar todos os atletas que concluíram a Rock'n'Roll Maratona de Lisboa, dando especial foco a quem realizou a mítica distância pela primeira vez, entrando numa nova era, a de maratonistas. Muitos parabéns!!! Uma referência muito especial ao Ricardo Afonso a quem fui acompanhando dentro do possível a sua preparação e que, apesar dum problema nas últimas 3 semanas, cerrou os dentes e cortou a meta! Grande!

Também uma referência que é um orgulho para a nossa equipa. O Aurélio Calado disputou  na semana passada uma prova de 25 km na Grécia e terminou no 3º lugar do seu escalão (M65)! Os 4 ao km já fazem pódios internacionais! Muitos parabéns Aurélio, grande orgulho!

Indo agora à Meia-Maratona que hoje disputei, fiz o possível para as condições que estava (para dizer a verdade, não estava em condições propriamente de realizar uma Meia...).

Após a fantástica Meia da Moita na semana passada, que nem o calor me abrandou (quando estamos bem, é assim), já sabia que esta semana iria ser difícil, pela realização duma colonoscopia na 4ª feira, exame que é muito penalizante para o organismo, pela sua preparação. Estive 27 horas sem ingerir sólidos e 8 sem líquidos, o que 2 dias após uma Meia bem puxada não foi a melhor das recuperações. O pior foi desde sexta ao fim da tarde pois aquele vírus intestinal que tive há 3 semanas atrás, reapareceu, creio pela especificidade do exame e da fraqueza que opera no organismo, fortalecendo esse malvado vírus.

Ora como se sabe, um vírus numa parte tão sensível, provoca cansaço e muscularmente ficamos débeis. E se aguentei o calor da semana passada, hoje estando fragilizado, foi penoso. 

Divertidos no autocarro que nos leva da Estação do Oriente à partida
Mesmo assim, tentei. Concordei comigo próprio que mais valia arriscar e tentar, do que ficar a pensar "e se?". Assim, e apesar do aquecimento ter sido quase inexistente pela logística do local de partida, imprimi desde logo um ritmo adequado para tentar novo sub2 horas.

Abro aqui um parêntesis para referir que iniciei a prova 9 minutos e meio após o tiro de partida pela forte participação. O record vinha de 2015 com 6.206 classificados e este ano contabilizaram-se 7.370 atletas!

Em pleno esforço (foto Alfredo de Sousa)
O ritmo era bom e simultaneamente confortável. Até aos 14... Aí comecei a sentir muitas dores por toda a parte intestinal e de estômago (doía tudo!) e os músculos a arderem, sensação estranha e não habitual. Creio que foi quando esgotaram as reservas que estavam em défice pelo problema acima referido.

Tentei resistir, tentei aguentar mas não deu. Tive que começar a andar a espaços. E na altura de correr, a ritmo muito fraquinho. 
De realçar o excelente apoio moral que nesta fase o Alfredo de Sousa ofereceu-me e a quem agradeço muito!

Aqui já ia a doer (foto Alfredo de Sousa)...
E assim arrastei-me até à meta, que a cortei com o tempo de chip de 2.12.55

Os últimos quilómetros foram bastante penosos pelas dores e indisposição mas cortei a meta (apesar de completamente nas lonas).

Agora é recuperar, basta este malandro deste vírus desaparecer para tudo voltar ao bom momento.
Hoje, a 3 semanas, foi o último dia que tentei correr com um ritmo bom. A partir de agora é tudo nas calmas. 
Se já estiver recuperado, no sábado farei uns calmos 24 km e uma semana depois vou passear até aos 20 Km de Almeirim para fazer a prova pianinho. Há que começar a guardar reservas para o grande dia.

Quanto ao novo percurso, acho que foi positiva a mudança, apesar de tornar a prova mais dura, em especial aquela subida ao Marquês aos 18 mas evitando o retorno na parte chata entre o Terreiro do Paço e o Parque das Nações. 

A metros da meta. Ufa! (foto Alfredo de Sousa)
Sei o muito que os organizadores se esforçam para colocar de pé uma prova desta grandeza e não gostaria de efectuar alguma crítica mas tem que ser, em especial pelo estatuto que a prova tem. Uma norma existente para eventos desta natureza é haver reabastecimentos com a distância máxima entre si de 5 quilómetros. Pois o primeiro foi pouco depois dos 6 km, penalizante para o dia em si. 
Sei que para ser aos 5 km teria que estar ainda na ponte ou na sua saída, o que seria algo de complicado ou dificilmente praticável, mas estamos a falar duma prova que não cumpriu um pré-requisito, tendo o estatuto de Gold Label. 

De realçar ainda, como positivo na mudança de percurso, a partida ter sido um par de quilómetros mais atrás na Ponte, regressando assim, mais metro menos metro ao que se fazia nas primeiras edições que participei, o que proporcionou que se corresse mais tempo na Ponte.

E por hoje é tudo, daqui a uns dias regressarei com os números da Maratona e novos máximos nacionais nalguns itens.

Uma boa semana a todos!



29 comentários:

  1. Muitos parabéns, João! Não era um bom dia para grandes tempos e foste enorme por, com todas essas condicionantes e restrições físicas, não teres desisto e teres cortado aquela meta. É por isto, também, que és uma grande inspiração!

    Não sei se percebeste mas fui eu que me cruzei contigo quando ias a descer a Avenida. :) Ainda não foi desta que nos conhecemos mas já trocamos um high five :)

    Boa recuperação! Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Agridoce!
      Sim, sim, percebi! O que é curioso pois há muita gente que me cumprimenta, e nem sei quem são, mas apesar de não saber como eras, quando te vi a gritares e estenderes a mão, percebi logo que serias tu. Foi foi muito rápido que não deu para decorar a tua cara, por isso não sei se te reconhecerei da próxima vez :)

      Correu-te bem? Achei que ias com boa margem de esforço a pouco menos de 3 km da meta, por isso deduzo que fizeste uma boa prova :)

      Beijinhos e força, muita força para aquilo que não pode ser mencionado! :)

      Excluir
    2. Que giro :) Não só somos maluquinhos da corridas como dos blogues... E damos por nós a ficar entusiasmados por nos cruzarmos com pessoas que não "conhecemos", mas que já "conhecemos" tão bem:)

      Sim, correu melhor do que esperava! Fiz a subida animada e a sentir-me bem. Aquela sombra deu para recuperar tudo :)

      Um beijinho e obrigada!

      Excluir
    3. Sim, e o que é bonito neste desporto é que nós, atletas de pelotão, tanto ficamos felizes com os nossos feitos como dos outros, pois sabemos bem o que custa e exige :)

      Beijinhos e uma excelente semana

      Excluir
  2. Mais uma Meia para o currículo! E esta com dificuldades extras!
    Estás de parabéns!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sofia!

      Beijinhos e força para a tua recuperação a pleno! :)

      Excluir
  3. Fizeste a prova possível tendo em conta as condicionantes. Também concordo que mais valia arriscar - sem abusar - do que ficar a pensar no que poderia ter acontecido. Ainda há pouco comentava que foi um acto heróico concluir esta prova com o calor que estava.

    Almeirim? Ainda no ano passado alguém me aconselhou a não fazer os 20km por ser uma semana antes do Porto! Juízo! (Como se eu fosse alguém para te recomendar teres juízo!)

    Forte abraço e as melhoras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACERTEI!!!!
      Estava a escrever Almeirim e a pensar "o Nuno vai relembrar-me o que se passou no ano passado!" :)
      A grande diferença é esta: Até ao ano passado, nunca faria 20 uma semana antes duma Maratona. Este ano, com a quilometragem que tenho, sei que poderei fazer Almeirim sem qualquer estrago, desde que seja disciplinado no ritmo (e isso sou, quando meto na cabeça que não posso ir mais rápido por um bem maior, não vou mais rápido).
      Por outras palavras, vou a Almeirim na semana anterior da minha 9ª Maratona. Na 8ª ainda não ia. E tu o ano passado ias estrear-te...
      Está justificado? :)

      Um abraço e força para daqui a 3 semanas!!!

      Excluir
    2. Ha ha ha! Eu estava à espera de uma resposta deste género! Com o número de kms que tens este ano não esperava outra coisa. E sim, tenho plena noção do quão regrado és, Lembro-me, por exemplo, da tua prova do Pirilampo Mágico no ano passado.

      Está mais que justificado! :)
      Abraço!

      Excluir
  4. Foi mais um treininho, penoso e de faca nos dentes ... tal e qual como costumam ser os últimos km da Maratona ... isto é de profissional, até já treinas estas partes ;) ... estou a brincar naturalmente. Foi mais um etapa concluída ... é apenas isto ... o trabalho foi feito com excelência e agora é recuperar bem e ir treinando/mantendo até ao dia :)
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso Carlos!

      Grande abraço e força para estes 20 dias

      Excluir
  5. Muitos parabéns João! Mais uma Meia para o Currículo! E nessas circunstâncias o mérito é ainda maior!

    Agora lendo o comentário do N. e a tua resposta... As coisas que eu aprendo aqui! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. É deixar esse sacana de virus para trás e venham as 3 semaninhas a descer! Lá nos veremos em Almeirim. Para mim também vai ser pianinho, uma semana depois dos 110km da Lousã, mas é de presença obrigatória. Este ano o percurso é diferente, o retorno é em Santarém, passamos a ponte! Vai ser giro. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita força para a Lousã! E vemo-nos no novo percurso de Almeirim :)

      Um abraço e que tudo corra pelo melhor.

      Excluir
  7. Olá João, muito obrigado pela referência especial neste post e, sobretudo, pela tua grande ajuda ao longo da preparação, pela inesgotável paciência para responder a todas as dúvidas, pelas inúmeras dicas e conselhos preciosos, pelo belíssimo treino que fizemos em conjunto e pelas constantes mensagens e telefonemas de preocupação e incentivo. Uma parte desta minha corrida foi também tua.

    Agora é a minha vez de fica a torcer por ti. Espero que rebentes com o diabo desse vírus e que recuperes rapidamente para fazer uma excelente maratona daqui a três semanas.

    Grande abraço
    Ricardo_A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta Maratona, como é lógico e natural, foi toda tua! :)

      Muito obrigado, um abraço e boa recuperação :)

      Excluir
  8. Parabéns por mais uma meia João. O que interessa agora é recuperar para continuares o teu treino. Só posso imaginar o que é correr com essas condicionantes todas.

    As melhoras! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor. Recupero até lá :)

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  9. Esteve muito calor, já era difícil, quanto mais mo teu estado físico.
    Foste um resistente.
    Os abastecimentos, quanto a mim, não estiveram bem.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor!
      Não, não estiveram bem, o que no caso duma prova com o estatuto desta, o caso fica mais difícil de entender.

      Um abraço e em força para o que se aproxima :)

      Excluir
  10. Foi uma Meia muito dura e com algumas falhas da organização. Mas está feita.
    No teu estado fizeste muito! E o treino está todo feito, estás numa grande forma amigo :)

    Em força rumo ao Porto!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Força! Força rumo ao Porto onde todos vamos ser muito felizes :)

      Beijinhos

      Excluir
  11. João, se soubesse que iam à Meia tinha ido ver-vos! Estive por lá, mas no Cais de Sodré, a ver passar os da Maratona.
    Esteve, de facto, um calor opressivo e nada normal para a época! Foram uns campeões só por terminar. Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Dadas as dificuldades impostas pelo tempo, estás (ainda mais) de parabéns! Pelos relatos que vou lendo, prevejo uma vaga de tatuagens "AMOR DE MÃE - LISBOA 2017" em muitos braços. :) Já falta pouco... força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!
      Não percebi a tatuagem. O que quiseste dizer?
      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  13. Ainda nos cruzamos no metro...

    Boas corridas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opps! Podias ter-te apresentado :)

      Beijinhos e boas corridas

      Excluir