sábado, 21 de outubro de 2017

Duas dúzias dentro do (pouco) possível

Hoje foi dia dum longo mais curto e a ritmo bem mais calmo, por estar na fase descendente para o Porto (que é já daqui a 2 semanas).

Deste treino, há notícias boas e menos boas.

Começando pelas boas, o planeado eram 22 a 24 quilómetros e com ritmo médio entre os 6.20 e 6.30 (bem calmo!). E assim foi, 24 quilómetros a 6.27 de média.

Destacar também uma curiosidade estatística. Como eventualmente se recordarão, o ano com mais quilometragem tinha sido 2015 com 1.556,381 km e no ano passado dizimei esse valor, aumentando-o para 2.204,676 km, mais 648,295 km, um brutal aumento de 41,7% ou, em números arredondados 42% (esse número, sempre!).
Que este ano estou ainda a correr mais, prova-se pelo facto de em 2016 ter chegado à barreira dos 2 mil a 27 de Novembro, enquanto neste ano cheguei hoje, 21 de Outubro, 37 dias antes.

Indo agora para as notícias menos boas. Sim, fiz o planeado mas as sensações não foram boas. Se da primeira dose do vírus intestinal recuperei bem, na recaída da segunda dose, e as recaídas são sempre piores, a coisa está mais demorada. O problema já estabilizou mas afectou a parte muscular e fadiga. Quando digo muscular, não é daquela forma habitual que sentimos os músculos após um esforço, é diferente, parece que os enfraqueceu.
Cheguei aos 24 mas pouco, muito pouco mais faria. E um sinal é que o quilómetro mais lento foi o último (aliás, os últimos 4 foi sempre a piorar). O que a 2 semanas duma Maratona é preocupante mas até lá recuperarei. Não digo que voltarei como estava há duas semanas, onde parecia que dava a volta a este mundo e ao outro, mas em condições para fazer a Maratona como o esforço destes 6 meses assim o merece.

E pronto, já disse isto, agora é altura para me focar apenas na recuperação. Tanto na parte de treinos, como alimentar e de descanso.
Para a semana, vou fazer um calmo passeio pelos 20 Km de Almeirim, desta feita com percurso novo e que promete pois parece ser bem bonito.

Até lá, divirtam-se!

14 comentários:

  1. Tenho a certeza que vais estar pronto dia 5 de Novembro. Sopas e descanso (activo), que isso vai ao sítio!
    Vais aos 20km Almeirim? Olha, tem graça! :D

    Força e boa recuperação!

    ResponderExcluir
  2. Pois... eu acredito que vais recuperar. Comigo acontece um fenómeno que poderá ajudar a explicar um pouco que sentiste, à parte da parte desse vírus. Quando corro a ritmos bem abaixo do meu habitual, daqueles mesmo lentos, o desgaste é muito maior ... os km custam a passar e a verdade é que fica estafado. E não sou o único. Não te esqueças que esse ritmo já não é o teu ritmo de conforto ... depois tb costumo ficar "preso" nas últimas semanas que antecedem uma grande prova, algo que tb te acontece. É lógico que o Virus deita abaixo, mas acredito mesmo que em duas semanas te vais por "fininho" para uma grande Maratona do Porto.
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sim, Carlos. Há aqui um problema que está a chatear mas espero que a coisa passe.

      Força para ti!

      Grande abraço

      Excluir
  3. Caro João,
    Depois de tanto esforço, não vais estar ok no Porto?
    Vais
    Sim
    Yes
    Contigo, é só positividade.
    Vais fazer uma grande prova, tenho a certeza..... absoluta e, acima de tudo porque mereces pela grande dedicação que tens.
    Ontem decidimos que também vamos fazer a nossa primeira maratona :)
    Treinamos 30 km em 03:02:00
    Sim, sei que ainda faltam 12 km.
    É verdade mas, chegando aos 30 km não vou desistir, não.
    Nunca.
    Lá nos encontraremos.
    Se aqui no Porto precisares de alguma coisa, é só ligares(enviarei o meu nº telefone por mail)
    Ao dispor para o que precisares.
    Gr abraço
    MIKE
    HAPPYRUN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Mike pela atenção!

      Quanto a como irei estar, vamos ter esperança que seja da melhor forma. Há aqui umas arestas a limar (ou não fosse eu Lima).

      Muita força para o grande dia!!!!

      Um abraço

      Excluir
  4. Eu não me preocupava muito. Fizeste tudo bem, é normal que agora acuses o excesso de carga, além dos outros problemas que tiveste. Estas duas semanas de tapering são muito importantes, como bem sabes. Vais chegar ao Porto no ponto! Até Domingo!

    ResponderExcluir
  5. Opá, tu parece que tens uma fixação em arranjar algum contratempo fisico antes das maratonas ! Deve ser para criar mais suspense para a prova, eheheh.

    Espero que isso vá ao sítio rapidamente (mesmo rapidamente !) e que em Almeirim já te sintas rejuvenescido, pronto para dia 4.

    Um abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este problema nada tem a ver com o grave problema antes de Sevilha 2014 e o complicado antes de Barcelona 2016. Antes das outras 6, nada tive. E este não irá colocar em causa nada.

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  6. Boa recuperação João e ânimo! Lá nos encontraremos em Almeirim!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. João certamente que não será nada de grave e dia 5 lá irás concluir mais uma maratona.

    Bons treinos, bom descanso e boa sorte.

    Dia 5 lá nos encontraremos, visto que também vou ao Porto, após Lisboa.

    Abraço, Vitor Parada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vitor Parada e uma excelente Maratona (isso é que é coragem, 2 no espaço de 3 semanas!)

      Um abraço

      Excluir