sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Calendário 2018



Na página que dedico aos calendários de provas, já pode começar a ser consultado o respeitante a 2018.

(Atenção! Por uma questão de HTML, nomeadamente com o Chrome, é possível que esta página não lhe apareça assim mas com as imagens trocadas. Caso seja o caso, limpe o histórico do Chrome, ou IE ou Edge ou Mozilla, e já aparecerá tudo certo)
Tal como nos anteriores anos, a minha forma de colocar as provas é quando há uma confirmação da sua realização e não pondo a data habitual dos anos anteriores pois por vezes há alterações inesperadas e que provocam confusão a quem já se tinha inscrito para outro evento, convencido que aquele outro seria numa determinada data pressuposta. 

Há muitas datas por preencher mas a pesquisa está a ser feita e simultaneamente várias estão a ser anunciadas. Portanto este é um calendário que está em constante actualização.

Agradeço a quem tem colaborado, enviando datas, e muito especialmente ao Humberto Barros que tem sido incansável.

Como se pode constatar, o aumento de eventos tem sido enorme, em especial desde 2016 e no sector dos trails.

Em constante actualização, está o histórico de resultados, estando neste momento disponíveis as classificações de 6.140 edições das mais variadas corridas.

Este histórico nasceu com o intuito de preservar as classificações, autêntico património das nossas corridas, dado que é corrente irem desaparecendo de um ano para o outro nas respectivas páginas oficiais. Dando como mero exemplo, a Corrida do Tejo, que atrai milhares de atletas, apenas disponibilizava a classificação de 2016 e quando foi publicada a de 2017, a de 2016 desapareceu.

Assim, estando guardadas no servidor que utilizo, as classificações estão disponíveis para qualquer pessoa 24 horas por dia, 365 dias ao ano, ao alcance dum simples clique. 

Como curiosidade, a classificação mais antiga é anterior à república pois pertence à 1ª Maratona dos Jogos Olímpicos Nacionais, a primeira Maratona realizada em Portugal, então com 42,8 Km, e que se disputou em Lisboa a 2 de Maio de 1910, com partida à estranha hora de 13 horas 13 minutos e 20 segundos! Partiram 12 atletas e cortaram a meta 10 com Francisco Lázaro, então no Velo Club de Lisboa, a triunfar em 2.57.35 e um avanço de 44 minutos sobre o 2º!




  

16 comentários:

  1. É aqui que vou sempre consultar que provas há para me inscrever ;-) Obrigada!
    foi aqui também que descobri os Go Grip para os dorsais! A invenção do século para runners! Maravilha! Uns corações para mim e umas sapatilhas com asas para o marido!
    Obrigada João Lima! E continuação de boas provas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado João! Trabalho fantástico como sempre.
    Deixa-me já agora dizer que no dia 14 de Janeiro teremos o 1ª Grande Prémio Peniche a Correr (http://www.offcrono.pt/portal/evento/inicio/penicheacorrer) e que é possível que a Corrida Cidade de Alverca seja no dia 20 como tens, mas ainda não há data oficial.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Nuno. O GP Peniche a Correr já está neste momento no calendário.
      Quanto a Alverca, recebi há tempos um mail da organização que dizia:
      "Na sequência da organização da 3ª Corrida Cidade de Alverca, feito o balanço e tendo-nos sido enviadas perto de 150 sugestões, decidimos o seguinte:
      1º Fixar a data da 4ª edição em 20 MAIO 2018 (domingo)"
      Sofreu alguma alteração?

      Um abraço e força para o que se aproxima a grande velocidade :)

      Excluir
    2. Tens toda a razão, ficou já marcado para dia 20 de Maio de 2018. Já nem me lembrava... agora vamos esquecer isto senão ainda sou "despedido"! :D

      Abraço!

      Excluir
  3. Fantástico trabalho, de um valor inestimável! Muita saúde e vontade para continuar a ajudar-nos :) Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Bem .. serviço público de excelência!!!
    Abraço João

    ResponderExcluir
  5. Verdadeiro serviço público. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu mas gosto sempre de saber o nome de quem escreve

      Excluir
  6. O teu site, com o calendário e arquivo histórico, está hoje à distância de um click, em qualquer sítio, em qualquer lugar, mas nem sempre as coisas foram assim.

    Eu ainda sou do tempo em que se comprava o Anuário da Corrida, que era publicado no início do ano, para se saberem as datas das corridas. Tinha a data e os contactos telefónicos para as inscrições. É inacreditável como aquilo funcionava com tanta antecedência. Corrida que não viesse ali, "não existia".

    E os resultados, mesmo do próprio ano, eram muito difíceis de obter, a não ser algumas corridas maiores e que eram publicadas na Spiridon ou, mais raramente, na revista de Atletismo.

    Talvez por ter passado por isto tudo, dou um valor imenso ao trabalho que tens em manter o site actualizado, à custa do teu tempo pessoal.

    Ter toda esta informação à disposição, ainda por cima de forma gratuita, é algo que merece o mais profundo agradecimento.

    Um abraço
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras!
      Reconheço que é um trabalho que consome um disparate de horas mas é recompensador.

      Um abraço e boas corridas

      Excluir