domingo, 13 de agosto de 2017

Um fantástico de 30! (2ª vez sub3)

Antes de relatar o meu treino de 30, quero deixar uma palavra de apreço aos nossos 20 atletas que estiveram presentes no Mundial, onde deram o seu melhor.
Referência muito especial a 3 atletas:
À primeira campeã mundial feminina de 50 Km Marcha, Inês Henriques que, além da vitória, bateu o record mundial que já era seu e por 2.29! (faltando apenas a sessão da noite, é até ao momento o único record mundial destes campeonatos)
O corolário e justa recompensa de quem tanto se tem esforçado nos 25 anos que já leva a sua brilhante carreira.
Ao Nelson Évora que numa especialidade tão massacrante como é o Triplo Salto, onde a idade não perdoa, conseguiu aos 33 anos desmistificar esse factor com a sua medalha de bronze.
À Ana Cabecinha que terminou em lugar de finalista, 6ª, nos 20 Km Marcha, o que permitiu que Portugal tenha alcançado 17 pontos na tabela dos 8 primeiros.

Passando então ao treino, como se devem recordar, o último foi um descalabro a partir dos 22 Km. Nesse dia sentia-me bem da parte cardio-respiratória mas ainda a sentir os efeitos nocivos que aquele relaxante muscular deixou (e que tomei apenas durante 3 dias) por causa das costelas deslocadas por uma queda.

Esse treino tinha sido na 6ª 3 e no domingo regressei ao Passeio Marítimo para um treino de recuperação, e onde tive o grato prazer de encontrar o João Branco com quem corri a parte final. Acabei esse treino e senti-me bem. No dia a seguir fiz outro, este já normal, e a sentir-me impecável. Finalmente o efeito tinha passado!

Treinei ao longo de toda a semana e, curiosamente, fiz algo que nunca tinha sucedido até ao momento. Já por inúmeras vezes treinei 5 dias seguidos (muitas mesmo) mas nunca 6. Ora de domingo a sexta cumpri 6 treinos. Descansei ontem e hoje tinha a "vingança" marcada.

Apesar de ser do norte do Ribatejo, já afastado das Lezírias, uma verdade que os ribatejanos difundem, e que é do bom senso geral, é que nunca nos devemos meter com um touro enraivecido.
Esse foi mais ao menos o espírito com que encarei este treino, o de touro enraivecido. Quem me conhece sabe que quando uma corrida ou treino corre inesperadamente mal, a vez a seguir que se cuide...

Ora ao longo de toda a semana preparei a dita vingança daquele treino e sempre confiante do que ia fazer. Aliás, ao contrário do que disse na semana passada, deixei o carro no mesmo sítio pois tinha a confiança que desta vez não ia ser semelhante.

O dia prometia (e cumpriu) ser quente, portanto toca de acordar às 4.30 para tentar iniciar o treino às 5.30. Confesso que me custou quando ouvi o alarme das horas disparar. Mas isso foi apenas uns segundos pois logo mentalizei que tinha um óptimo treino para desfrutar.

A preparação demorou-me mais do que o previsto e só comecei às 5.46, altura ainda de noite e com temperatura boa para correr.
Bom, na realidade comecei 2 minutos antes mas foi, digamos, uma espécie de falsa partida. Arranquei e senti um pequeno grão de areia no pé esquerdo. Parei, descalcei-me, virei o sapato, calcei, arranquei e... ainda lá estava. Percebi então que estava dentro da meia. Tirei e concluí que iria colocar o relógio a zero e recomeçar pois marcava 2 minutos para 45 metros...

Fui sempre num ritmo agradável e com a média a apontar para 3.05.30 (o que seria a minha 3ª melhor marca e seria record há 2 meses atrás, antes de ter feito 3.03.39 em Junho e 2.54.28 em Julho.

Assim fui, no percurso habitual (Oeiras-Carcavelos-Algés-Oeiras) até aos 14, altura que a média estava em 6.11 (previsão 3.05.30) e comecei a ficar seduzido pela ideia de ir tentar baixar das 3 horas, o que parecia uma ideia sem sentido pois este treino era para fazer de forma agradável e certa, depois da desgraça do anterior e iria ter que recuperar mais de 5 minutos na 2ª metade, baixando o ritmo por quilómetro em mais de 20 segundos e logo na altura que o calor ia aparecer.

Fui resistindo à ideia entre os 14 e os 16 (ficando com ainda menos 2 quilómetros para recuperar o atraso que levava para as sub3). Aí decidi "sinto-me bem, vou tentar!"

Apenas por uma vez baixei das 3 horas e num treino onde fui desde o início a lutar por ele. Agora queria lá chegar com apenas 14 Km para o recuperar.

Disparei e o que é certo é que passados 7 quilómetros já a média apontava para 2.59.30! Foram 7 fantásticos quilómetros. Faltando outros 7, decidi não continuar com a faca nos dentes, pois já não havia necessidade mas fazer por manter a média para essa marca, não me desgastando demais para os próximos treinos.

Terminei assim em 2.59.23
E se na semana passada disse aqui que em 20 treinos apenas tinha um com marca pior do que aquele, hoje digo que em 21 apenas um treino tem uma marca melhor do que o de hoje (aqueles "alienigenas" 2.54.28)

Para entenderem melhoras as fases pelas quais o treino passou, vejam estes dados:
1ª metade em 1.33.02, 2ª em 1.26.21
Km a Km até ao 16: 6.22 / 6.19 / 6.20 / 6.19 / 6.14 / 6.10 / 6.14 / 6.07 / 6.14 / 6.08 / 6.04 / 6.07 / 6.02 / 6.15 / 6.07 e 6.00
Depois, aqueles 7 a puxar: 5.43 / 5.44 / 5.33 / 5.30 / 5.27 / 5.39 / 5.35
E os 7 finais a manter: 5.42 / 5.44 / 5.55 / 5.56 / 5.59 / 5.57 / 5.57

Nos treinos, passo por muitos atletas conhecidos, alguns pessoalmente outros de vista. Conheço centenas de atletas, o que torna impossível decorar todos os nomes.
Ora passei por um grupo de 5 (3 femininas e 2 masculinos) que já tinha cruzado com eles no dia do outro treino sub3 horas (tenho que me cruzar mais vezes com eles!) que foram muito simpáticos gritando "Força João" e "És o nosso orgulho!". 
Como facilmente se calcula, ouvir uma frase dessas dá uma extraordinária força extra e adivinhem em que quilómetro foi? 21. Qual foi o meu quilómetro mais rápido? 21 :)
Um grande obrigado a eles, caso estejam a ler estas linhas, pela simpatia.

Pronto, tudo está bem quando acaba bem e o "costela-gate" faz parte do passado. 
Faltam 84 dias para a Maratona do Porto. Há que continuar a fazer o trabalho bem feito para uma Maratona que me saia o melhor possível com as melhores sensações.

Em matéria de longos, tenho no sábado um mini-longo de 20 Km para recuperação, desta vez com companhia, a do Ricardo Afonso que vai estrear-se na mítica distância em Outubro na Rock'n'Roll Cascais-Lisboa, e daqui a 2 semanas mais um de 30. Durante a semana, correr, correr!

Uma boa semana a todos!

12 comentários:

  1. Grande atleta, estavas cá com umas ganas!
    Excelente resultado e parabéns!
    Com lições destas os "treinos maus" já não se metem contigo!
    Força para os próximos treinos!

    Beijinhos e boas corridas!

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    1. Muito obrigado Sofia e muita força para os teus treinos!

      Vamos ver se eles aprendem a lição :)

      Beijinhos

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  2. Parabéns, grande treino!
    Eu também sinto muito esse pique de velocidade que se segue a uma interacção agradável com outras pessoas, conhecidas ou desconhecidas... parece doping!
    No outro dia fui fazer o reconhecimento dessa zona dos passeios marítimos num treino de 25Km e gostei muito. Esta semana, volto para os meus primeiros 30Km :)
    Abraço e bons treinos!

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    1. É. é mesmo doping mas dos bons e legais! :)

      Força para os primeiros 30!!!

      Um abraço

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  3. Assim é que é, grande João! Este treino pagou a factura dos problemas que te estavam a assolar. Que tudo continue de vento em popa nestes 84 dias! Abraço!

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    1. Obrigado Nuno e o mesmo desejo para ti!

      Um abraço e força!

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  4. Ontem fui para o passeio marítimo e lembrei-me se já terias voltado aos longos :)

    Ninguém tinha dúvidas que ias recuperar do último longo que correu menos bem! Nada como um contratempo para nos fazer voltar com ainda mais força. Parabéns pelo tempo :)

    Treino a horas muito diferentes das tuas, mas pode ser que um dia também eu te veja por lá e grite por ti!

    Bons treinos!

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    1. Só nesta altura de calor é que vou a estas horas. De resto vou a horas mais "próprias".

      Obrigado, beijinhos e bons treinos! :)

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  5. Bem João, abri logo a boca quando li acordar às 4:30h! Que força de vontade!

    Um treino espetacular como já se previa, ainda para mais depois dos percalços do último o treino já devia estar preparado para ser vencido por ti ;)

    Muitos parabéns, és uma inspiração!

    Beijinhos e força para os próximos!

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    1. Muito obrigado Fabiana!

      O teres aberto a boca pelas 4.30 foi de espanto ou bocejo pela hora? :)

      Beijinhos e força nesses treinos!

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  6. Boas joão
    tenho andado ausente das leituras dos blogs que sigo mas vejo que andas uma "peninha"..fico contente com isso , eu que por agora estou em treinos curtos mas a pensar na maratona lá mais para a frente.Um grande abraço cá de "cima"

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    1. Obrigado Joaquim e muita força para a tua preparação!

      Um grande abraço e haveremos de nos encontrar aí em cima (que para ti é mais em baixo!)

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