quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O meu mês mais "quilometrado" de sempre

Esta minha 11ª época de Atletismo está a ser marcada por um significativo aumento de quilometragem.
Até final de 2015, o mês com maior número de quilómetros era de 181 km. Ora este ano, dos 8 meses que já se cumpriram, em metade ultrapassei os 200 quilómetros. Em Janeiro com 221, que passou a constituir novo máximo até agora, e estes últimos 3 meses (Junho, Julho e Agosto), sempre acima da tal barreira das duas centenas.

Estavam planeados neste mês de Agosto, como alavanca de força para a Maratona do Porto, 240 km. Felizmente que o mês passou-se bem, o que significa sem qualquer lesão, e o que me permitiu ir um pouco mais além do plano e terminar o mês com 252,244 quilómetros, sempre com a preocupação de aliar quantidade e qualidade.

Em termos de calendário para a Maratona este foi o mês ideal para tal, mas não o ideal em termos de temperaturas, que estiveram altas, obrigando a que muitos treinos começassem por volta das 6 da manhã. Reconheço que alturas houve onde não foi fácil mas quanto mais duro se treina...

Claro que tudo é relativo e se fico muito orgulhoso destes meus números, vejo o que alguns fazem e sinto-me pequenino. E pequenino, apesar do meu metro e oitenta, é o que sou neste maravilhoso mundo das corridas, mas, e colocando a modéstia de parte, reconheço que grande na vontade para dar tudo o que tenho e mais além, atendendo a todos os meus factores e limitações naturais.

Apenas duas curiosidades mais: Em relação ao ano anterior, que foi aquele que mais km fiz até ao momento, levo já cerca de 450 km mais comparando os 8 primeiros meses. E em relação a calorias, este mês gastei em corrida cerca de 22.600.

18 comentários:

  1. Em grande João, muitos parabéns! Não tenho dúvidas que o aumento de forma tem a ver com o aumentos dos km - comigo passa-se o mesmo. Que continues assim, cheio de motivação e sem lesões parvas a atrapalhar. Força. Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Carlos. Esperemos que sim :)

      Um abraço

      Excluir
  2. Grandes treinos, vão dar grandes provas!
    Estou muito curioso em ver o resultado pratico de todo esse treino.
    Eu pulverizei os teus quilómetros mas faço batota pois também uso uma bicicleta o que inflaciona, com muito mais facilidade a coisa!
    Mas olha que isto do "polidesportivismo" é mais complicado do que eu pensava pois não é assim tão simples pedalar num dia e no outro correr pelo menos quando se aperta nas carga de treino tendo em conta os nosso limites (que no meu caso são fracos). Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado de todo este treino já se viu em 4 records (1, 3, 15 e 30) e a ver se, quem sabe, ainda se vê numa Meia e em 10 (que no Pombal esteve quase), além duma Maratona mais à vontade. Vamos ver :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Malandro...Tu sabes do que ano à espera! Mas nem falo nisso....

      Excluir
  3. Treino duro, maratona mais fácil!

    Para se colher frutos tem que se trabalhar!

    E quem trabalha muito e bem, merece ter sorte!

    Um Abraço!

    Orlando Duarte

    ResponderExcluir
  4. Belos números para quem pensava que já não podia evoluir! :)

    Sabes o que é o melhor de tudo? É que ainda faltam quatro meses para o ano acabar! É aproveitar!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh eh

      Faltam 4 meses e depois venha 2017!

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  5. Estás em grande forma! E os treinos são claramente um factor decisivo. É continuar assim e sempre a correr feliz :)
    Venham os próximos treinos e as próximas provas!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre a correr feliz! Desde que as lesões andem afastadas, é sempre uma felicidade correr :)

      Beijinhos, obrigado e força para os vossos próximos objectivos!

      Excluir
  6. Grande mês! Quer-me parecer que a maratona vai ser novamente justa contigo. Estou a torcer para que desta vez não haja nenhum contratempo. Em principio lá nos veremos! Grande abraço João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Filipe! Muito obrigado e estou esperançado que não haja qualquer contratempo :)

      Espero então rever-te no Porto. Vou atrás de ti. Mas muito muito atrás :)

      Um grande abraço

      Excluir
  7. Grande mês João. Quantos mais anos de corrida passam e melhor vais ficando :-)

    Espero que não haja nenhum contratempo, para que possas fazer uma grande maratona.
    Abraço e continuação de muitos e bons quilómetros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Tiago e uma excelente preparação para a tua e para o teu objectivo :)

      Excluir
  8. É continuar assim João!
    Os bons resultados aumentam a motivação.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Vítor!
      Motivação há sempre mas claro que bons resultados são um bónus :)

      Um abraço e força!

      Excluir