domingo, 17 de julho de 2016

O longo do mês

Como já aqui tinha referido, desde a Maratona de Barcelona, meio de Março e até ao início da preparação para a Maratona do Porto, que começarei a 1 de Agosto, fiz questão de entre os meses intermédios de Abril a Julho, realizar um longo por mês.

Ora o deste mês sucedeu hoje e teve que ser bem cedinho para fugir ao calor.
Assim, cheguei ao Passeio Marítimo às 6.40 da manhã para, após uns alongamentos, arrancar às 6.50 (e a essa hora já marcava 24 graus).

Devo confessar que me encontrava num dilema. Por um lado queria muito realizar a distância proposta, 25 Km, por outro estava com pouca coragem, talvez pelas temperaturas mais altas que nos têm desgastado.

E o início não foi nada fácil, em especial por volta dos 2,5 mas a partir dos 3 quilómetros entrei em modo automático, velocidade ideal para a distância e temperatura, e que mantive até ao final, e lá fui eu.

Comecei no Inatel, fui até ao final de Carcavelos, com passagem pelo pontão da Marina de Oeiras, e regresso para ir ao final de Paço de Arcos, idealizando sair e ir até determinado ponto no caminho de Algés, ponto esse cujo retorno desse para os 25 no Inatel.

Mas os planos foram, felizmente, alterados pois quando aproximava-me de Paço de Arcos, em boa hora encontrei o João Branco que tinha iniciado o seu treino. 

Fui então na sua preciosa companhia até ao final de Carcavelos para regressarmos ao final de Paço de Arcos, com passagem pelo pontão, onde o João terminou o seu treino, tendo eu o privilégio de ir entretido na converseta com ele entre os 10 e os 21, o que foi uma ajuda e pêras!

Novamente a sós, aos 21, faltava só rapar o tacho até aos 25 e pronto, treino feito dentro do previsto, na altura que a temperatura começava a apertar.

Para a semana devo realizar outro de 20, e no fim-de-semana seguinte vou à Prova do Bodo no Pombal. A 1 de Agosto começo oficialmente o desafio Maratona Porto, para a qual vou tentar preparar-me o melhor possível como sempre e sempre com o mesmo objectivo de Maratona, que é o chegar o melhor possível à meta, o que no caso será a minha 7ª. 

Um bom resto de domingo para todos!

16 comentários:

  1. Também já lhe fui dar nos longos hoje. Tava mesmo muito calor. Comecei nas piscinas e foi até ao terreiro do paço e voltar. Difícil mas tá feito.
    Abraço e força nesses treinos

    ResponderExcluir
  2. Ó Lima estás cá com um andamento... Vai lá vai. Boas corridas, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois tem que ser, se quero chegar ao final dos 42,195 :)

      Um abraço e boas corridas

      Excluir
  3. 6:50 AM? Isso já é tarde: Ontem a essa hora já levava 50 minutos em cima da bicicleta! Treino longo? Por enquanto vou de Bike que é mais fresco! :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ti já é, com um bocadinho de exagero, quase hora do almoço! :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Pois ontem também fui fazer um "longuinho".

    E longuinho porquê, porque o meu joelho dereito está outra vez vivo e, principalmente, porque à hora que cheguei ao Jamor, 8:30h, já não dava para mais.

    E já de lá saí com 30ºC.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, o calor suga-nos a energia

      Força para mais "longuinhos" :)

      Um abraço

      Excluir
  5. Boas João ... agora ao ler estes percursos já me consigo situar melhor no espaço ;)
    Andas bem, nota-se ...
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, agora já conheces o Passeio Marítimo e ainda ontem o Passeio confidenciou-me que nunca mais foi o mesmo desde que passou lá um Super-Perneta! :)

      Um abraço e força para uma "coisita" daqui a um mês!

      Excluir
  6. Parabéns por manteres esse plano de longos em dias de temperatura elevada! Esses 25 valem por 40, no mínimo! :)
    Ao menos corria alguma brisa do mar?
    E, realmente, Maratonas no Outono é bom, mas isso significa iniciar a preparação no Verão! Só mesmo de manhã cedinho ou final do dia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso ontem não havia brisa, ao contrário do habitual...

      Obrigado e beijinhos :)

      Excluir
  7. Para continuar no seguimento dos bons resultados, será que esta preparação te vai levar ao teu recorde na maratona?

    Esperar para ver :)

    Um abraço João

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitor, nas outras distâncias parto muitas vezes com olhos em melhores marcas, mas na Maratona a ambição (e grande) é chegar ao fim, o que para mim já é uma tremenda vitória. Em Maratona nunca vou a controlar uma marca, dou sim o melhor de mim e tento chegar o melhor possível à meta (o que não é fácil...). Se com isso no final der um tempo jeitoso, melhor, mas a grande festa é a linha de meta :)

      Um abraço e força para que esta tua senda vitoriosa se mantenha :)

      Excluir
  8. Grande treino amigo! :) E com a companhia do João Branco durante parte do percurso ainda melhor!
    O Porto nem sabe o que o espera em Novembro ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir