terça-feira, 5 de julho de 2016

(e os records antigos continuam a cair) O meu quilómetro mais rápido de sempre!

A prova provada
Regra cientifica: Com os anos, vamos perdendo velocidade, em especial a partir dos 50.
Regra das regras: Não há regra sem excepção.
Facto: Quanto mais e melhor treino, melhores resultados tenho.

Estou feliz! Consegui mais um feito para as minhas poucas capacidades.
E não foi ao acaso mas sim programado. 

O meu record de quilómetro vinha desde 5 de Novembro de 2010 onde corri em 3.58,02 (a minha única vez abaixo de 4).
Tinha sido realizado num treino de séries. Entre 2011 e 2013 poucas séries fiz mas depois retomei-as.

Como costumo realizar as séries? Corro inicialmente uns 4 quilómetros para aquecer. Depois vou à 1ª série de mil metros a rondar os 4.55, a seguir descanso 400 metros e vou à 2ª para 4.40 após os quais mais 400 metros a descansar, indo então para a 3ª onde é para dar o tudo por tudo nesse quilómetro.
É a maneira correcta para as fazer? Cada um de nós é diferente e esta é, após muitas experiências, a que melhor se coaduna comigo (e os resultados falam por si).

O que é certo é que com o aumento de treino e as séries, e após 4 anos quase a seco de melhores marcas, no ano passado bati o record dos 20 km (que já tinha 8 anos) e dos 3 km. E este ano, em Maio novamente os dos 3.000, em Junho o velhinho record com 9 anos dos 15 km (e por larga margem) e agora em Julho o do quilómetro com 6 anos.

Ultimamente andei a aproximar-me daquela marca e ainda há 2 semanas fiz o meu 2º melhor quilómetro de sempre com 4.02. Assim, decidi que era hoje que ia tentar bater os 3.58,02 o que não se afigurava nada fácil pois, para as minhas capacidades, é um tempo upa upa.

Cumpri com o habitual antes, sempre a mentalizar-me para aqueles mil metros e chegada a hora, parei uns segundos, fiquei a olhar para o que tinha à frente e pensei "estás a menos de 4 minutos de teres uma grande alegria". Parti e dei tudo. 

Os metros foram sendo galgados e sempre a sentir que ia dar. Mais uma vez, tal como em Peniche, mentalizei-me, quis muito e acreditei ainda mais.
Apenas por volta dos 850 metros senti o corpo a querer ceder ligeiramente. Utilizei então a melhor fonte de energia, olhar rapidamente para o relógio para ver a média e sentir que estava perto. Isso deu-me aquele "boost" final e... aí está... 3.54,65!!!

Sempre que idealizei bater aquele tempo, via-me nos 3.57, nunca imaginei descer assim tão mais.

Desligando o filtro da modéstia, tenho que reconhecer que foi bem merecido por tudo o que me tenho empenhado.

E para terminar, duas piadas e uma dúvida:
Piada nº 1 - Se aguentasse os 10 quilómetros a esta média (nem sei como aguentei 1 km, quanto mais 10...), daria um tempo de 39.06
Piada nº 2 - Muitos atletas, como desconhecem o significado do nome da nossa equipa, costumam referir em prova "isso não são 4 ao Km". Pois hoje também podiam ter dito, caso estivessem lá, que não eram 4 ao km. Hoje era menos, eh eh eh
Dúvida - Um muito conhecido e amigo ultra-casal, aconselhou-me experimentar manteiga de amendoim pois é energética. Ontem experimentei um pouco pela primeira vez e hoje, antes de ir treinar, comi uma torrada com manteiga de amendoim. Até que ponto terá ajudado?.

19 comentários:

  1. Respostas
    1. O chapéu amarelo é só para corridas. Hoje era um vermelho da EDP. Mas a camisola era amarelinha (de propósito) :)

      Excluir
    2. Lá está: bates recordes quando não usas o boné amarelo! Ahahahah
      Carrega na manteiga de amendoim, sim! Lá em casa é obrigatório, até os miúdos se lambuzam!
      Parabéns pelo RP! Estás uma máquina!

      Excluir
    3. Na, na, na! E todos os anteriores que foram com ele?
      Olha que tu não dizes mal do meu chapelinho amarelo! :)

      Muito obrigado, beijinhos, diverte-te e em força para Chamonix! :)

      Excluir
    4. Ganda João ... como diz o outro, cada vez mais o "torpedo amarelo". Parabéns!!!
      Eu acho que não levaste chapéu nenhum, nem amarelo, nem vermelho nem castanho às pintas cor-de-rosa .... é que a essa velocidade não há chapéu que fique na cabeça ;)
      Grande abraço

      Excluir
    5. Ia bem enterrado na cabeça :)

      Muito obrigado, um abraço e até 6ª :)

      Excluir
    6. Quem será esse gajo que diz Torpedo Amarelo?

      Excluir
  2. Manteiga de amendoim? Não teria sido antes aquelas pastilhas amarelas? hi hi hi hi hi hi hi hi hi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastilhas amarelas? Eh lá! Como é que sabes a cor?

      Excluir
    2. Como é que conseguia andar nestes ritmos brutais entre os 6:30 e os 7 e picos sem tomar umas "pastilhas"? hi hi hi hi hi hi hi hi hi hi hi hi

      Excluir
  3. Três recordes seguidos em dois meses? 3 km, 15 km e 1 km! Ganda sorte!

    Bom, mas é preciso recordar que a sorte dá muito trabalho!

    Há que continuar com esse trabalho, mas com conta, peso e medida!

    Parabéns!

    Abraço

    Orlando Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Orlando!

      Já estou como o outro, quanto mais treino, mais sorte tenho :)

      Um abraço

      Excluir
  4. Muito bom, João, muito bom!

    manteiga de amendoim só tem um problema, parar a tempo a colher!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. És como o vinho, quanto mais velho melhor estás a ficar :) Parabéns por mais um recorde João!

    PS: Bem bom manteiga de amendoim!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor!

      Olha que nunca tinha experimentado a manteiga de amendoim.

      Um abraço

      Excluir
  6. Já te dei pessoalmente os parabéns, mas não queria deixar de o escrever aqui. Grande! Estás numa forma do caraças! E estás a fazer coisas muito bonitas.
    Muitos parabéns amigo!
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa!
      Vamos ver quanto tempo se mantêm e se não há qualquer percalço. Tenho-me esforçado muito para isto :)

      Beijinhos

      Excluir