domingo, 10 de julho de 2016

A minha 10ª vez na festa da corrida na Lagoa de Santo André

A indomável armada 4 ao Km

A Corrida da Lagoa de Santo André é uma verdadeira festa para o atleta de pelotão. Permite um agradável dia de praia com a família, seguido às 19 horas pela corrida (caminhada meia-hora antes) e depois o convívio final, com bifanas, pão, maçãs, batatas-fritas e bebidas à descrição, tanto para atletas como um acompanhante por atleta. Ainda a oferta de t-shirt e duma bonita medalha pintada à mão, todos os anos com uma diferente ave da fauna da Lagoa. E isto tudo pelo já simbólico valor de 6 euros.

Nas minhas 11 épocas de Atletismo, foi a minha 10ª presença, num evento que é imperdível como se apercebe. Assim, já tenho esta bonita colecção de medalhas

Bonita colecção
Este ano o dia esteve demasiado quente, o que se fez notar e bem na corrida. Daí, e ao contrário das últimas provas que tenho feito, esta foi realizada em ritmo mais controlado para não entrar em loucuras, cujo preço poderia ser demasiado alto, como se viu em, pelo menos, 2 atletas que foram assistidos.

Como a prova realiza-se habitualmente em Julho e no Alentejo o calor é mais forte, deixo aqui a sugestão para a organização encarar a possibilidade de a passar das 19 para as 20 horas. A diferença de temperatura até poderá não ser muito grande mas o facto de já não se apanhar sol directo, iria auxiliar. E os últimos chegariam ainda com claridade. Penso que essa hora a mais não iria afectar o convívio final. Fica a sugestão. 
Já estive presente em anos que tal não seria necessário mas em Julho o risco de dias como ontem é forte.

A descer para a meta
Concluí a prova com tempo de chip de 56.39 e com menos uns quilos pela água perdida. Mas as condições atmosféricas são sempre um factor de quem corre ao ar livre ter que se sujeitar e o prazer desta corrida e de tudo à sua volta é impagável.

Venha a edição de 2017!


Classificação (por enquanto apenas os primeiros 500)


Entretanto, não quero terminar sem referir as nossas meninas de ouro. Hoje na Meia-Maratona do Campeonato Europeu, Sara Moreira conquistou a medalha de ouro, sagrando-se assim campeã europeia, com Jéssica Augusto a vencer a medalha de bronze e colectivamente Portugal a triunfar! Já na 4ª feira, Dulce Félix tinha conquistado a medalha de prata nos 10.000
E estava a acabar de escrever isto e chega nova medalha! Tsanko Arnaudov ganhou a medalha de bronze no Peso.
E nova actualização, Patrícia Mamona acaba de se sagrar campeã europeia no Triplo-Salto, voando de 4ª para 1ª no último salto, com novo record nacional de 14.58!!!
Elas, ele e todos os que estiveram presentes, merecem o nosso aplauso, reconhecimento e agradecimento pelo grande orgulho que nos dão!

Grandes campeãs!!!

10 comentários:

  1. Boa prova João! Não sabia que estava prova tinha estás características que todos nós gostamos. A ver se vai para o calendário da próxima época ☺️

    Não sabia Ainda da medalha da Patricia! Muito bom!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai lá para o ano que vais gostar! :)

      Um abraço

      Excluir
  2. Grande João, bela prova, não tanto pelo tempo alcançado mas sim pelo que desfrutaste, e isso é importante!!!
    Ontem foi um dia memorável para o desporto português!! Só alegrias, e umas atrás das outras.
    Grande Abraço

    P.S. e fiz o passeio marítimo de Oeiras (e mais um bocadinho) como me aconselhastes. Bem giro ;), e muito melhor do que ir para norte ;) ... e mais uma vez, gostei muito do almocinho, da paparoca mas essencialmente da companhia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia memorável! Quando escrevi, ainda não tinha sucedido o que se deu à noite :)

      Eu sabia que ias gostar da "minha pista"!

      Foi um grande almoço, tudo "culpa" da companhia dum nada Perneta :)

      Um grande abraço

      Excluir
  3. Mais uma prova! Soma e segue!
    Eu antigamente dava-me lindamente com o calor agora não consigo correr com essa temperatura, mas também não tenho necessidade pois não faço provas e treinos no verão são as 6 da manhã!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O calor desgasta e retira, logicamente, rendimento.

      Um abraço

      Excluir
  4. Belo resumo da prova. Não a conhecia e fiquei interessado para meter no calendário de 2017, caso não coincida com o período de férias. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nuno!
      Vai que não te arrependes :)

      Um abraço e em força para o Porto!

      Excluir
  5. Com o calor que esteve João...só o facto de termos terminado e abaixo da hora já é motivo de festejo.
    E esta prova é daquelas a que gostamos de regressar sempre, percurso bonito e no final o alegre convívio. Ah e há outra coisa...o que é...ah já sei! MELANCIA! =)

    QUANTO AO DIA 10 DE JULHO! CA DIA! CA FANTÁSTICO! CA INESQUECÍVEL! CA SEM PALAVRAS! =)

    Beijinhos

    ResponderExcluir