Falta uma semana para a Maratona de Barcelona e muito sucedeu de positivo nestes dias.
Curiosamente, a semana até começou mal pois fui treinar na 2ª feira e tive que ficar perto dos 2 km, após ter parado 3 vezes para alongar. A coisa parecia novamente complicar-se mas esta foi a última contrariedade que o gémeo da perna direita colocou.
Na 4ª feira pude correr 10 km, parando apenas por volta do 1,2 km para alongar. Depois manteve-se aquela dor mas não limitativa e, após os 5, até atenuou.
Incrível foi a comparação entre os 20 km de Cascais, 3 semanas e meia antes, onde realizei uma prova fantástica e acabei bem, e as dificuldades que senti agora para completar 10 km. O que se perde com uma paragem de 3 semanas!
Na 6ª feira, novo treino de 10 km. Agora, pela primeira vez desde a lesão, sem nunca ter parado para alongar. Senti aquela impressão entre o 1º e o 4º quilómetro mas depois atenuou e houve mesmo momentos que desapareceu.
Neste treino tive a sorte de poder ter corrido os últimos 4 km com companhia, o que é sempre uma ajuda. Foi com o António Almeida e Carlos Mendes (do Mundo da Corrida).
Hoje foi dia de tentar 15 km. De início até me assustei um pouco porque, ao contrário de 6ª, tive que parar aos 1.400 metros para alongar. Mas depois a coisa acalmou por volta dos 3 (na 6ª tinha sido aos 4), tendo ficado apenas residual.
Feliz por ter feito a distância mas sei bem o que me custou chegar a apenas 15. O certo é que há menos de duas semanas nem um quilómetro conseguia e hoje fui até aos 15.
Feliz por ter feito a distância mas sei bem o que me custou chegar a apenas 15. O certo é que há menos de duas semanas nem um quilómetro conseguia e hoje fui até aos 15.
E é assim que se aproxima o grande dia. O meu sistema defensivo recusa-se a dar ouvidos à razão. Ela pode alegar que se me está a custar concluir assim distâncias de 10 e 15, como conseguirei 42? Ignoro a sua chamada de atenção para o facto de nas 5 semanas antes do tiro de partida pouco ter corrido e não ter realizado nenhum longo. Poderá mesmo dizer que não estou em condições para enfrentar uma prova extrema como a Maratona.
Mas, o que me move é a paixão. E essa paixão relembra-me que não estava em condições em Sevilha e terminei. Recorda-me o quanto quero a meta de Barcelona, e o que já sofri a ver esta lesão só a contrariar e a sentir que tinha perdido a Maratona, e isso é uma força poderosa.
Portanto, estejam descansados que, se nada mais me suceder, cortarei aquela meta. Para isso, tenho que ser inteligente e gerir muito bem a prova e o seu tempo limite.
O maior ponto de interrogação, é o que poderá suceder ao músculo. Sabe-se que com o aquecimento, a coisa melhora, desconhece-se é o que poderá acontecer quando se entrar naquela fase de fadiga.
E sim, estou consciente que correr uma maratona nesta fase poderá agravar a lesão e obrigar-me a uma paragem maior. É um risco que assumo e aceito. O meu grande objectivo deste ano é esta Maratona e é por ela que irei dar tudo.
No próximo artigo já a relatarei. Até lá!
Simplesmente Olé Barcelona!
ResponderExcluirAcredito que vais conseguir!
Vou sofrer mais a acompanhar-te desde lado do que sofri nas minhas 4, modestas, maratonas!
(Apenas um conselho: na véspera da prova não te metas a fazer turismo pedestre por Barcelona! Poupa-te o mais possível!)
Obrigado Jorge
ExcluirA seguir a ter escrito este artigo, isto complicou-se e agora estou um pouco aflito. Espero que seja passageiro...
Eu acredito. Muita força João!!!
ResponderExcluirAbraço
Obrigado Carlos!
ExcluirApanhei um susto cerca duma hora após ter acabado o treino e depois de ter escrito este artigo pois comecei a ter dores fortes mas agora está mais calmo.
Se assim foi depois de apenas 15, imagina o que será após 42. Mas se isso suceder é sinal que fiz os 42 :)
O meu medo é se dá durante a prova.
Mas tudo irá correr bem
Um abraço e obrigado
Pois eu acho (sei que não tenho que achar nada) que se deve dar ouvidos ao corpo...
ResponderExcluirmuita sorte e boa prova, vai correr tudo bem de certeza, beijinho
Obrigado Eugénia
ExcluirBeijinhos
Bom, os gémeos são teus e já provaste saber gerir o esforço, as limitações fisicas e tudo resto.
ResponderExcluirAssim, FORÇA!
Abraço
Obrigado jnr. É isso mesmo! :)
ExcluirUm abraço
Força, João! Faz a Tua prova. Que tudo corra bem!
ResponderExcluirBeijinhos
Obrigado Rute!
ExcluirQue eu possa fazer a minha prova :)
Beijinhos
Eu acho (e também não tenho de achar nada... Ou até tenho! Como tua fã e seguidora sinto que tenho o direito a dar o meu bitaite, ora essa...) que deves ir! Deves ir e dar o teu melhor.
ResponderExcluirSei que és uma pessoa madura o suficiente para parar se o corpo o exigir. Tenho a certeza que não cometerás nenhum disparate.
A maratona é o teu sonho, mas lembra-te que elas estão sempre lá. A estrada estará lá sempre para te receber. Em Barcelona ou noutro sítio qualquer!
Vamos lá, moço! Coragem e sorte!
Obrigado Anabela pelo teu precioso bitaite :)
ExcluirBeijinhos
João
ResponderExcluirse o músculo deixar claro que saberás gerir para acabar abaixo do tempo limite.
Acredito que a adrenalina da maratona poderá "esmagar" essa dor.
Seja como for uma boa maratona meu caro.
Abraço.
António Almeida
Muito obrigado António! Assim o esperemos
ExcluirUm abraço
Força João.
ResponderExcluirAcredito que vais conseguir. A vontade que tens em completar a maratona vai ajudar te a chegar á meta.
Abraço
Muito obrigado Tiago!
ExcluirPara esta maratona, é a minha única arma.
Um abraço
e haverá melhor arma do que a força de vontade?
ExcluirQue corra tudo bem. Depois quero um relato á João Lima :-) Barcelona está nos meus objectivos para 2017.
Abraço
Ok, fica então combinado um relato à maneira.
ExcluirE que possas lá ir em 2017 :)
Um abraço e obrigado
Força nisso João!
ResponderExcluirDe certeza que vais ultrapassar essa meta!
Abraço
Obrigado João, assim o espero!
ExcluirUm abraço
Vamos a isso! =)
ResponderExcluirVão ser dias muito felizes e o dia 13 será o mais feliz de todos :)
Estou a fazer todas as macumbas e mais algumas para que no dia estejamos todos relativamente bem e consigamos terminar mais uma maratona, a nossa sexta!
Beijinhos e VENGA VENGA!
Vamos a isso, amiga! Rumo à sexta!
ExcluirBeijinhos :)
Como praticamente sempre, vais-nos surpreender e passar a meta que ambicionas. Os nossos músculos estão sempre a surpreender-nos e têm mais "memória" do que aquela que nós pensamos :)
ResponderExcluirUm abraço e força!
Esperemos que sim, Vitor! A verdade é que não é só o músculo que me preocupa, com esta paragem de 3 semanas, a forma foi-se e vamos ver como será tentar aguentar 42 km.
ExcluirMuito obrigado, um abraço!