terça-feira, 20 de outubro de 2015

Relato da que encheu uma mão de Maratonas

Momentos de glória ou como a união faz a força!

Era uma vez um atleta que ignorou as suas poucas capacidades de corrida e sonhou em fazer uma Maratona. 
Demorou 5 anos a decidir-se mas em boa hora o fez, num dia de emoções muito fortes e com um grande grupo de amigos a apoiá-lo por Lisboa.
Sempre a imaginou como a sua única Maratona, convicção que durou quase um mês após. Mas o bichinho estava instalado e veio a que seria a sua segunda. Uma Maratona muito especial por ir apadrinhar uma sua grande amiga.
Quis a crueldade dum imprevisto estragar esse dia, abrir uma ferida que só sarou neste domingo.
Entretanto, esse atleta, não virou costas à luta e foi até Sevilha numa Maratona que estaria perdida à nascença por um problema sério que lhe apareceu nos pulmões. Ainda debilitado e sem preparação, realizou nesse dia a corrida da sua vida, deixando Lisboa de ser a sua única Maratona.
No Porto, cortou a meta com 3 dedos no ar. Para si, ser tri era um número muito marcante.
Concretizou o seu sonho de Maratona na cidade sonho de Paris. E neste domingo, regressou ao lugar do crime, para encher a mão com as Maratonas que já fez.
É este o relato desse dia.   


Os quatro 4 ao km presentes e bem identificados
Após a melhor preparação que já tive (para Paris) esta foi pautada por uns quantos problemas. Agosto seria um mês forte no plano mas, à necessidade de adaptar a uma nova situação (procura de emprego), juntou-se uma lesão no pé que me obrigou a 2 semanas e meia de paragem. 
Quando tudo parecia recuperado, um certo reacender temporário das bronquiectasias. 
Momento novamente superado e faltando uma semana para a Maratona, que já era por si um fantasma, o pé deu novo susto.
Como já sabia o que era, ataquei de imediato e, felizmente, 4ª já me sentia capaz de correr. 

Tinha publicado um artigo em que falava de alerta laranja, aludindo ao pé. Não imaginava que passado esse problema, iria era preocupar-me com um verdadeiro alerta laranja!

Se as previsões andaram a mostrar que ia ser um bom dia, de repente o cardápio passou a ser de chuva forte, rajadas fortes, trovoada. 

E na manhã de sábado um temporal diluviano! A marginal, onde iríamos passar no dia seguinte, fechou. Quedas de árvores, placards e até dum semáforo.
Condições que poderiam obrigar a um cancelamento, no que seria o mais terrível anti-climax. 


Com um dos sugestivos cartazes que a Joana desenhou. O referido sorriso é de hoje, amanhã, depois de amanhã, e por aí fora
A tarde acalmou e fez acreditar que o tempo estaria melhor. Apesar de me ter deitado cedo, apenas adormeci perto da uma (e digo desde já que durante a semana até dormi bem e nesta noite, após adormecer, fui de seguida até ao despertador, o que foi bem bom para véspera duma Maratona). Nessa altura, as condições mantinham-se boas.

Despertador às 5.15 e de imediato constato a enorme carga de água que estava a cair. 
Consulto as previsões hora a hora e... 8 horas trovoada... 11 trovoada... 12 trovoada... 13 trovoada. 
Mais um obstáculo e este bem duro.

A chuva manteve-se impiedosa durante mais uma hora. Depois ia caindo e parando. 15 minutos antes da partida, ainda borrifou um pouco. Durante a prova... grande São Pedro!!!!!

Fomos 4 elementos dos 4 ao km, o Orlando a seguir bem mais à frente e depois um trio muito especial pois a Isa e o Vítor ofereceram-me a sua preciosa companhia para apagar da memória o que sucedeu em 2013. Sem mais palavras! 

Mafalda, Joana e Ricardo no apoio, e lá vamos nós rumo à meta.

Muito resumidamente, foi uma Maratona emocional, onde a boa disposição reinou, o ritmo foi o ideal para cada um e quando um estava bem, os outros também iam bem, quando um estava em dificuldades, os outros também. E assim nos entre-ajudámos. 
Até depois da Meia, a sentirmo-nos bem melhor do que o imaginado, na longa recta de Algés começámos a ficar um pouco mais calados e aos 29 ligámos o botão do modo de sobrevivência. A Maratona começou aí.
Com a força do grupo, fomos passando as dificuldades até ao momento único de cortar a meta. 
Feita!!!

E se, resumidamente, foi isto que se passou, espaço agora para diversos episódios que foram sucedendo.


Com a equipa Anacom e a particularidade de ladear o Isaac e o Jorge, ambos colegas de equipa, maratonistas e aniversariantes!
Ambiente de Maratona junto ao local de partida. Aproveitei para dar os parabéns ao Isaac que foi fazer a sua 2ª Maratona no dia do seu aniversário! Ainda não sabia que outro elemento da equipa, o Jorge, era também aniversariante.
Muitos amigos e conhecidos cumprimentados e a troca de força mútua. Especial para os estreantes Joel, Tiago, Luís e Cláudia. 

Vi o Owen e Coleen preparados para uma Maratona demonstrativa que nem uma doença degenerativa impede que se faça o que se deseja (abro aqui um parêntesis especial para congratular a organização por ter aberto as portas à sua participação, coisa que a Maratona de Londres não autorizou). Um verdadeiro exemplo!
Na altura não vi o cão Haatchi mas tivemos o prazer de o ver em Algés e Restauradores onde o grupo que incluía o pai estava presente.


Owen, Coleen e Haatchi antes da partida

E a correrem ao nosso lado!
No 1º km ultrapassaram-nos, depois com a dificuldade de empurrar um carrinho na subida do Estoril, apanhámo-los e fomos ali ao pé por um par de quilómetros. Tocante!

Na descida para a Baía de Cascais, pudemos ver o, na altura ainda encalhado, petroleiro. Mais à frente, passagem pela estação de Cascais e o apoio do pai da Isa que a partir daí fez uma Maratona de comboio, saltando de estação em estação até ao Cais do Sodré para ir vendo passar a filha.

Entre S.João e Carcavelos, o sol esteve presente. Com ele, uma muito ligeira brisa que não afectava em nada o ritmo, até ajudando a refrescar do sol de frente. 
Depois as nuvens taparam-no o resto do tempo e perto dos 38 km caíram umas muito pequenas gotas que nem serviriam para molhar.
Vento? Népias! Esgotou tudo no temporal da véspera.

Entretanto íamos constatando que ao contrário do primeiro ano, nesta zona da marginal havia algum público e apoiante. Uma muito agradável novidade e surpresa!
Em especial na zona de Oeiras, onde fiz um ligeiro desvio para ir deixar um abraço ao amigo João Branco. 


O prometido manguito no local onde fiquei em 2013
Mais à frente, momento especial. Passagem ao quilómetro 15,5. O tal local onde fiquei em 2013. A Mafalda estava lá e registou o nosso prometido manguito ao local. A Joana, dava música aos atletas, com uma coluna ligada ao telemóvel, além dos seus cartazes que fizeram furor.
E essa foi das poucas vezes que se ouviu música numa prova chamada Rock'n'Roll (apesar de também compreender que as ameaças meteorológicas terão impedido umas quantas bandas, pois passámos por alguns palanques vazios).

Passado aquele sítio, o trauma ficou lá atrás. Era continuar a desfrutar duma manhã inesquecível.

Continuando a passar pelo pai da Isa (chegámos a pensar se seria algum gémeo ou clone que ia trocando com ele), entrámos no passeio das nações. Aquele passeio junto ao mar entre Caxias e Cruz Quebrada, aproveitado pela organização para colocar bandeiras dos países com atletas participantes e os jovens do NucleOeiras a empunhá-las e a incentivar-nos. Bonito!


Se eventualmente alguém duvidar que íamos felizes e contentes...
À saída recebo o apoio da Sofia a quem desejo uma rápida recuperação para que um dia possa cumprir o seu sonho de maratonista. 

Estava cumprida a fácil primeira metade. A segunda, já por si a difícil, trazia consigo as longas rectas (que não sou amigo).


Pronto... tou tramado! Já perceberam qual é o meu "doping"! Se a organização vê isto, ainda me desclassifica!
Em Algés nova passagem pela Mafalda, Joana e Ricardo e mais à frente vemos então o famoso Haatchi, cuja maldade humana lhe cortou uma perna e a quem a sua amizade e cumplicidade com Owen é tocante.

Em frente à Torre de Belém, nova passagem pela Mafalda e filhos. Em Belém, onde pela enésima vez o pai da Isa estava, um episódio curioso com o telemóvel que a Isa contará no seu relato e que pôs todo o pessoal à volta a rir.


Podemos ir felizes mas o Vítor relembra que prá frente é que é o caminho!
Passagem pela Infante Santo e presença e apoio do Egas Branco. Chegada ao Cais do Sodré com novamente a Mafalda, filhos e pai da Isa.

E como íamos de emoções? Sempre bem e com uma única certeza. A meta vai ser derrubada!

Na ida para o Rossio, senti pela única vez uma ligeira impressão no pé. Mas tão ligeira que nem deu para assustar. Curiosamente, desde a Maratona que o sinto a 100%. Devia estar a precisar duma esfrega assim!

Essa parte no Rossio tem uma dificuldade, o empedrado do piso que, para quem já tem 32 km nas pernas, massacra.
Nessa altura, somos passados pela Cláudia que se estreou muito bem na Maratona e quase que ainda apanhava o pai Afonso (chegou só 3 minutos depois dele).

Entrámos então na parte terrível deste percurso, Terreiro do Paço-Parque das Nações. Local deserto de público, longas rectas e paisagem feia de armazéns abandonados. Isto na parte crucial da Maratona.
Mas o caminho era apenas um, em frente!



Começou então a apetecer-me uma banana. Em Algés já tinha sorvido o sumo a uma laranja, agora queria era uma banana. Não havia no reabastecimento do km 34, só desejava que houvesse no 37. E havia! Que grande alegria pode dar uma meia banana! Peguei nela, numa garrafa de água e passados uns metros, não sei se 30 ou 50, e depois de ter bebido, descasco-a, deito fora (para longe da estrada!) a casca e... a banana caiu-me!
Que frustração! Fiquei mesmo furioso comigo. Tanto desejava uma banana e ela caiu-me.
"Voltavas atrás para ir buscar outra" estão neste momento a pensar. Por mais que desejasse comer uma banana, quando se levam 37 km nas pernas, andar uns, não sei se 30 ou 50 metros, para trás e repeti-los, é algo de impensável.
Esta foi a única contrariedade numa prova onde tudo correu maravilhosamente bem. E quando a única contrariedade foi uma banana... 

Se no início víamos as placas de km passarem rapidamente, esta é a altura que cada placa demora horas a aparecer. 35... 36... 37... 38... 39... E ainda começam todas por 3.
Ao aproximar-nos do Parque das Nações, começo a ficar assim daquela maneira, percebem, não percebem? A coisa está quase!

Passamos pelos 40 e até uma festa fiz na placa. Placa que já começa por um 4!
E chegamos à recta paralela à da chegada! Cruzamos com o Sobral e Umbelina que nos incentivam (e já tinham sido eles a darem-nos os sacos na sexta). Mais à frente está a Mafalda com o Nuno e Sandra que tinham feito a Meia. Estes momentos são só de festa.


Como prometido, mãos dadas e sorriso na cara

ÉS NOSSA!!!!!
Festa que vai durar até ao momento que, por mais Maratonas se façam, é sempre algo de inenarrável. Meta cortada. De mãos dadas e sorrisos na cara.
Somos penta-maratonistas!

Quanto ao que se passou em 2013, está morto e enterrado. Foi vingado com juros muito saborosos!




Soltar as emoções em forma de abraços
Emoções soltas, e esquecida a banana, só queria era um gelado com chocolate. Vou às bancas onde dão os Olás e recebo um Magnum de chocolate e double caramel. Feliz, digo à rapariga " este vai saber-me pela vida!"

Obrigado a todos, todos!
E Isa e Vítor... sabem bem o que significou para mim!

E o tal atleta, em Março, terá que usar uma segunda mão, quando cortar a meta em Barcelona!  


Historial 


Gente feliz!

36 comentários:

  1. João, mais uma vez, muitos parabéns por mais uma Maratona!
    E esta era especial.
    Tiveste alguns imponderáveis durante a fase de preparação, mas isso não foi o suficiente para te deitar abaixo.
    Foi com enorme prazer, que te acompanhámos durante este desafio, e uma maratona é sempre um GRANDE desafio.
    O teu relato e as fotos, dizem tudo sobre as emoções vividas no domingo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma Maratona pode ser (é!) muito dura, mas proporciona um conjunto de emoções e sensações únicas!
      E foram bem vividas no domingo :)

      Um grande abraço

      Excluir
  2. Sois Grandes!!!!!!!!!!!!
    Não existe muito a dizer quando tenho uns amigos fantásticos que superam tudo e de sorriso sempre nos lábios!

    Tinha planeado ir apoiar... fiz um pllano e tudo.
    Mas infelizmente um problema de saúde com o pai me impossibilitou de ir.
    Assisti a tudo pelas redes sociais e soube logo que os 3 tinham cortado a meta felizes e com garra!
    Disso não havia duvidas!!!

    João..... ACABOU!!!! :)

    Um grande grande beijinho amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e espero que esteja tudo bem com o teu pai.

      Beijinhos :)

      Excluir
  3. Que bela descrição!
    Mal posso imaginar a alegria de conseguir concluir uma maratona... Ainda não foi este ano que fiz por isso!

    A ti fui-te vendo bem preparado e confiante, especialmente nas Lampas e em Setúbal... E depois ainda me cruzei contigo no paredão, num dia em que até aqui disseste que o treino te correu muito bem. Estava eu confiante que te ia correr bem!

    Muitos parabéns!
    Que tenhas uma excelente recuperação, João!

    ResponderExcluir
  4. Não há nada a dizer és uma maratonista consagrado!
    Eu cada vez tenho mais dificuldade em ler estes relatos pois é como alguém de dieta ler livros de culinária! E no meu caso a dieta é para sempre! Mas por ti vale a pena a tortura de ler este excelente relato de um feliz maratona do século XXI. Eu sou,, e fiquei noutros tempos, em que tudo era diferente mas igualmente muito bonito! Aguardo a meia dúzia e aguardo ouros vôos! Tive muita pena de não vós ter ido ver passar mas a logística para o meu lado anda muito complicada. Mas pronto se eu estou a 80 km o Egas estava a 1 km e picos e ficou representada aqui a redacção do UK! Um forte abraço e da próxima agarra melhor a banana! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A redacção foi muito bem representada!
      Podes crer que para a próxima agarro a banana com as duas mãos!

      Muito obrigado por todo o apoio

      Um abraço

      Excluir
  5. Parabéns duas vezes. Pela maratona e pelo texto e fotos do blog. Melhor do que na Tv. Agora há que preparar a próxima em Barcelona. Preparar para a maratona já sabes como. Começa a estudar catalão por causa do blog. Mais uma vez adorei o blog. A melhor reportagem que vi da maratona. Um abraço e parabéns. Orlando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Orlando!

      E parabéns pela tua!

      Um abraço

      Excluir
    2. Bzzzz! Cá estou eu outra vez! :)
      Foi um prazer ver-vos correr de sorriso nos lábios mesmo antes de eu (e o Rodrigo) soltar as palmas e os "Força!!!" e "Vamos!!!"!
      Via-se nos vossos rostos a felicidade de estar ali.
      Espectacular ... Correu tudo muito bem, fico muito feliz por isso.
      Beijinhos!

      Excluir
    3. Obrigado Sofia!
      As expressões diziam tudo, não diziam? :)

      Beijinhos e rápida recuperação!

      Excluir
  6. Uma vez mais, parabéns!
    E aos outros meninos também. ;)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns João! Belo relato!
    Parece que também houve um High Five para os teus lados... :)
    E a banana... Fartei-me de rir, desculpa :)
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sádico! Rires-te por perder a banana que tanto me apetecia! :)

      Obrigado Luís!

      Um abraço

      Excluir
  8. Os parabéns nunca são demais, por isso PARABÉNS! :)
    Conseguimos! Conseguiste finalmente deitar para trás aquele dia e olha que fizemos uns belos manguitos eheheheh :)

    Foi uma manhã fantástica e foi um prazer completar uma maratona contigo, meu padrinho e amigo.
    Episódios marcantes, alguns emotivos outros divertidos não nos deixarão jamais esquecer este dia.

    Agora venha Barcelona! Venga! Venga! Venga! :)

    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi inesquecível! :)

      Muitos beijinhos, muitos parabéns e... muito obrigado :)

      Excluir
  9. João, foi um prazer conhecê-lo. Acresce ao seu relato que, da equipa ANACOM, para mim e para o Jorge (um dos aniversariantes) foi a primeira vez... que como se sabe é sempre especial :-) Abr. Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos parabéns pela estreia!!!
      Se terminar qualquer Maratona é sempre muito especial, a primeira mais é.
      E no caso do Jorge, estreia em aniversário! :)

      Um abraço e os meus parabéns!

      Excluir
  10. Parabéns João. Sou o Jorge do Clube ANACOM. Fico feliz por tudo ter corrido tão bem. Venham mais e que nos vejamos por muitos outros quilómetros :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge! Desconhecia que era a estreia, o que em dia de aniversário foi uma prenda memorável!
      Muitos parabéns a dobrar!
      Um abraço e até à próxima

      Excluir
  11. Fantástico relato :)

    Com tantas barreiras, sabe muito bem cortar a meta desta forma :)

    Estás de parabéns e que venha... como diz a musica do Carlos Paião - "Meia Duzia..."

    FORÇA :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sandra pelas palavras e pelo teu sempre constante apoio! :)

      Venga a meia dúzia :)

      Beijinhos

      Excluir
  12. Parabéns mais uma vez João.
    Fantástico relato do que foi um dia memoravél.
    Penta-Maratonista!! Não é para qualquer um e esta teve um sabor especial.
    Força e venham mais conquistas!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiago!

      Quando te aperceberes, também já terás uma mão cheia de Maratonas :)

      Um abraço

      Excluir
  13. Um belo feito, e ainda mais importante, como o foi feito.

    Assim, o sabor ainda deve ser melhor e mais saboroso (não tenho um blogue, as minhas frases podem ser assim!).

    Prova que a força de vontade, trabalho, perseverança provocam muitos sorrisos e que perduram.

    Banana...opah, tinhas uma garrafa de água, certo, foram menos de 30 s no chão, certo ;) ?

    Parabéns também ao apoio, seja da Armada Amarela seja da familia ou de quem estava na berma a incentivar.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado jnr

      E essa saborosa frase, assim tem outro sabor :)

      Um abraço e força pró Porto!

      Excluir
  14. Grande João ... pela vigésima vez, muitos parabéns.Com todas as dificuldades que a 2ª parte da preparação teve teve ainda mais valor ... está enterrado este capítulo ... venha o próximo ... Olé!!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Espectáculo! Relato emocionante para uma prova de superação. A união faz a força! Estão todos de parabéns.
    Beijinhos grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Rute, a união é muito importante :)

      Obrigado e beijinhos

      Excluir
  16. João, por incrível que pareça só agora tive tempo de ler este relato com a dedicação que ele merece.
    Sabia que terias o apoio da família e amigos, em particular Isa e Vitor. Estas provas feitas assim em grupo "tocam-me" muito. A partilha de um sonho é algo mágico. Todos sonhamos, mas partilhar o sonho com alguém é quase como que sonhar duas vezes.
    Depois existes tu, João, com um valor imenso. Admiro-te muito. Acho que sabes isso. Lutas imenso para alcançar o teu sonho, os teus objectivos. Isso é de muito valor.
    Tenho a certeza que muitas mais maratonas irás realizar. Percebo que é nos 42.195 é que és feliz! És feliz e sabes fazer os outros felizes!
    Lembra-te que quando alcanças o teu sonho fazes muita gente feliz, João!
    Parabéns por esta grande conquista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Anabela... estragas-me com mimos com palavras como estas e como na mensagem pós Maratona :)))

      Muito obrigado por tudo!

      Beijinhos e um abraço ao Paulo

      Excluir