domingo, 31 de maio de 2015

Um de 26 para não esquecer, uma equipa sem cachecol no Jamor e as corridas que se aproximam

No fim de Junho iniciarei a preparação para a Rock'n'Roll Maratona de Lisboa (18 de Outubro) mas, com o intuito de "não esquecer", realizei hoje um longo.

Já tinha feito outro há 3 semanas, na altura não relatei mas no domingo 10 seria dia para 20 quilómetros mas com cerca dum quarto da distância vi que a coisa não estava a dar e parei. Dois dias depois, fiz as pazes, fazendo os 20 Km nesse final de 3ª feira, o que foi algo raro, um longo após um dia de trabalho.

Estava planeado para hoje outro longo (mínimo de 20) e assim o fiz, apesar destas duas semanas não terem sido fáceis devido a um problema num dente (que se mantém), o que obriga a estar a tomar aquele antibiótico que em mim cria distúrbios intestinais. 

Por isso, estava algo receoso mas ao final do 2º quilómetro apercebi-me que o dia era positivo e logo idealizei ir desde o Passeio Marítimo de Oeiras ao Jamor, dando ali umas voltas para aos 13 quilómetros regressar, com o intuito de perfazer 26, o que desde já digo que consegui em 2.55.13, tendo ido sempre muito bem até aos 20 e depois com algum natural cansaço nos 6 finais mas acabando bem, o que me deixou satisfeito.

Aliás, não haveria de ter corrido bem quando corri com a t-shirt de Sevilha! Por acaso ainda não a tinha estreado, não é habitual correr com camisola de alças mas hoje foi o dia. E sabem o que significou para mim essa Maratona (um quase milagre!) e qualquer coisa que seja Sevilha coloca-me um sorriso. Na 4ª feira até me pus a ver a final da Liga Europa para ver se o Sevilha vencia, o que aconteceu e fiquei feliz por imaginar que muito daquele maravilhoso público que quase leva os atletas ao colo, estaria satisfeito.  

Comecei o treino às 8.30 e a hora não foi casual, escolhida que foi por ser a hora da partida da temida Maratona de Lisboa. Já a seguinte, a de Barcelona, tenho um pressentimento muito bom para ela, mas esta de Lisboa tem que ser bem trabalhada a nível mental, que é o que estou a tentar fazer.

Hoje, apesar de sempre ao sol, a temperatura aguentou-se bem, ajudada por algum vento, o suficiente para refrescar mas não tão forte que prejudicasse o andamento. 

A passar na recta de Caxias, vi que vinha uma atleta em sentido contrário e em bom ritmo. Como habitualmente quando cruzo-me com algum atleta, disse bom dia, ao que ela respondeu "olá João", no entanto, como a atleta estava com óculos escuros e eu tinha o sol pela frente, não reconheci mas mais tarde cruzámo-nos novamente, já no Jamor, tendo visto que era a Sofia do blogue JRR, o que permitiu conversarmos um pouco, no que foi uma conversa sobre uma paixão chamada Maratona. A Sofia vai estrear-se no Porto e, melhor do que falar sobre Maratonas, é saber que vai haver mais uma atleta que irá sentir aquela sensação indescritível de passar a ser maratonista. Reitero aqui as maiores felicidades à Sofia para essa estreia.

No Jamor tive que inventar um pouco pois não pude tomar o caminho que vai até à pista de cross, devido à final da Taça de Portugal. E quanta gente já havia por ali, sendo que ainda eram 9 e pouco. 

Passei pelo Shuttle VIP, pelo VIP Parking e pelo VIP Catering. Cada vez mais, tudo virado para os VIP, sendo que o conceito de VIP é muito abstracto. É-se VIP por ter uma conta bancária elevada, e não por se ser uma pessoa de bem, inteligente e solidária, além de que para esse título também basta participar num programa de TV, de preferência tendo sido ordinário. Enfim... conceitos de valores que não me identifico.

Mas regressando ao treino, e como já disse, tudo acabou bem e fiquei feliz. Feliz mas com mais dores no dente devido aos impactos mas mais vale dores num dente tendo conseguido treinar 26 quilómetros, do que não tendo treinado (doendo o dente de qualquer maneira).

Quis fazer hoje este treino pois o mês de Junho vai ser muito ocupado em termos de provas. Como sabem, costumo participar num certo número de corridas, o que me dá muito gozo, mas a prioridade da preparação para uma Maratona ultrapassa tudo. 
Assim, chego ao final de Maio com apenas 9 corridas efectuadas (normalmente já teria passado as 20) e entre Julho e Agosto a única a que irei será a imperdível Lagoa de Santo André (será a minha 9ª participação em 10 épocas). E mesmo essa, fazendo os seus 10 km ao final de sábado e no domingo adicionar mais uns 15 em treino.

Mas se até agora tenho apenas 9, Junho será para "tirar a barriga de misérias" e estou inscrito para 7. 
No sábado 6 vou à estreia da nova Corrida de Alverca, no dia a seguir outra imperdível, a Corrida do Oriente (também a minha 9ª participação), na 4ª feriado 10, irei conhecer o Cabo Espichel-Cotovia, prova que regressa após se ter realizado entre 1992 e 2002, fechando o ciclo de 4 corridas em 8 dias no sábado 13 com a Marginal à Noite (curiosamente também a minha 9ª). 
No fim-de-semana seguinte nova dose dupla, ambas em estreia para mim, Challenge 3000 no sábado 20 e Base Aérea do Montijo a 21. Sobre o Challenge 3000, estou muito entusiasmado em ver o que conseguirei em velocidade na corrida mais curta que alguma fiz. É na pista do Centro de Alto Rendimento no Jamor e constará de diversas séries onde os atletas escolhem uma para se desafiarem a baixar desse tempo. Haverá sub 18 minutos, sub 15, sub 12 e sub 10. O meu desafio será no sub 15 (máximo 14.59) no que obrigará a uma média na casa dos 4 minutos ao km (4.59). Pessoalmente tenho outro desafio mas vamos ver.
Termino o mês de corridas no dia 27 na também imperdível e clássica Corrida das Fogueiras (8ª participação)

E é quase tudo por hoje, e já vou longo, falta só explicar o porquê do título falar numa equipa sem cachecol no Jamor. 
Por vezes há coisas que nos caem no goto e às quais rimos com satisfação. Foi o que sucedeu ao chegar ao Jamor. Ia eu no meu passo regular de corrida, quando vou passar por um vendedor de cachecóis, vendedor esse com um cachecol do Sporting numa mão e do Braga noutra mas com outros clubes atrás. Quando me aproximo diz "olhó cachecol! Tenho doutras equipas, qual é a sua?" Minha resposta imediata "4 ao km". Se ele tivesse falado em clube era uma coisa mas ao falar em equipa, deu-me via verde para sair com essa. Passei por ele e vi pela sua cara que ainda estava a processar a minha resposta. Ora isso caiu-me no goto e fui a rir-me com gosto um bom bocado.
Será que a esta hora anda à procura se há cachecóis da equipa 4 ao km? :)     
    

28 comentários:

  1. O amarelo fica-te muito melhor! Assim nem te conheço! Mas o NB nessa camisola deixa-me, extremamente nostálgico. Fiz 4 maratonas e umas 12 horas em cima de uma "pantufas" dessa marca!
    Agora que me reformei até me doí a alma ao olhar esse NB!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nota: vou ver se te consigo arranjar um cachecol dos 4 ao km! Aguarda! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá João!
    Foi um prazer ter-te conhecido pessoalmente. Registei todas as tuas palavras, entre elas: "Há dois momentos na vida de um atleta: antes da maratona e depois da maratona. Aquele sentimento de superação nunca mais vais deixar-te!".
    Ultimamente, tenho tido muito pouca vontade para treinar mas a partir de hoje, adoptei estas palavras como mote para os meus treinos. Obrigada!
    Muita força para a barrigada de provas em Junho e para a "vingança" na Maratona de Lisboa! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que poderei ter dado alguma ajuda. Se é muito emocionante concluir uma Maratona, ver um atleta estrear-se na mítica distância, também o é.

      Muita força, Sofia!

      Beijinhos

      Excluir
    2. A partir desta semana, e depois de ter deixado a Maratona para trás, só posso regozijar-me com aqueles que a vão tentar, pelo que deixo aqui toda a FORÇA para a Sofia.

      Aquele parágrafo sobre o que é sentir ao cruzar a linha de meta deixou-me em baixo, porque ainda não esqueci tudo, mas quero acima de tudo que a Sofia, todos os outros que a vão tentar, e acima de tudo o João (que se vai vingar de Lisboa) sintam essa enorme alegria, e .....

      ... João, conto poder apoiar-te na parte final da Maratona. pois vou à Meia Maratona.

      Abraço.

      Fernando Varela

      Excluir
    3. Obrigado Fernando e um grande abraço

      Excluir
  4. João, cuidado com dores de dentes e anti bióticos e continuar a treinar. Pode ter efeitos muito adversos nos teus músculos e tendões!

    Boa seleção de provas para tirar a barriga de misérias :) Eu também fiz a mesma coisa neste mês de Maio! E já comecei a ver o que ainda consigo encaixar em Junho eheh

    Um abraço e as melhoras João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas corridas em Junho, Vítor, e obrigado pelo aviso

      Um abraço

      Excluir
  5. Olha, não sei porque é que os '4aoKm' não mandam fazer uns cachecóis... Com tantos fãs e simpatizantes o merchandising iria ser um sucesso.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nem te reconhecia com essa camisola! :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é uma camisola muito importante, a da Maratona de Sevilha :)

      Um abraço

      Excluir
  7. Isso é que vai aí uma motivação :) ...sim senhor, gosto!!! Tanta prova em Junho, vais tirar a barriga de misérias .... eu dessas gostava mesmo de participar na das Fogueiras mas ainda não será este ano :(
    Grande abraço

    P.S. Sevilha?? Nunca corri a Maratona de Sevilha mas tenho umas luvas bem catitas e que me mantém as mãos quentinhas dessa Maratona :)

    P.S. 2 - VIP??? Só conheço os Very Important Perneta, e esses são tudo o que a maior parte desse VIP'S que referes não são :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso correr pouco mas motivação tenho-a sempre em alta :)

      Um abraço ao VIP Carlos :)

      Excluir
  8. Grande treino!
    20 km, 20 km...e depois foste aos 26! Espectáculo!
    E que estará ainda a pensar o tal vendedor de cachecóis? ;)
    Beijinhos e força para as próximas provas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Isa. Sabes que estou muito empenhado para o 18 de Outubro :)

      Beijinhos e força para as tuas próximas conquistas

      Excluir
  9. Homem...fique cansado de ler e de ver o rosário de provas que aí vêm!

    Mas, quem corre por gosto não cansa ;) dizem...

    Boa continuação de preparação para a maratona de lisboa

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Na próxima vais encontrar lá o cachecol, eheheheheeh

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Muito bem João cá estarei como sempre do outro lado da "linha"a dar força para essas maratonas que aí vêm .Só por saber que me identifico tanto, tanto , tanto com a tua maneira de pensar dá gozo ser teu amigo apesar de poucas vezes nos termos . ...adorei ler É-se VIP por ter uma conta bancária elevada, e não por se ser uma pessoa de bem, inteligente e solidária, além de que para esse título também basta participar num programa de TV, de preferência tendo sido ordinário. Enfim... conceitos de valores que não me identifico.
    isto .."sendo que o conceito de VIP é muito abstracto. É-se VIP por ter uma conta bancária elevada, e não por se ser uma pessoa de bem, inteligente e solidária, além de que para esse título também basta participar num programa de TV, de preferência tendo sido ordinário. Enfim... conceitos de valores que não me identifico.sendo que o conceito de VIP é muito abstracto. É-se VIP por ter uma conta bancária elevada, e não por se ser uma pessoa de bem, inteligente e solidária, além de que para esse título também basta participar num programa de TV, de preferência tendo sido ordinário. Enfim... conceitos de valores que não me identifico.um Grande Abraço

    ResponderExcluir
  12. Bom dia,

    já acompanho o seu blog à alguns meses e é com satisfação que o faço.
    Fiquei interessado no Challenge 3000 que falou neste post, fui pesquisar e passado algum tempo lá descobri e inscrevi-me mas a informação que encontrei na net é bastante escassa. A organização parece-me que é da Federação Portuguesa de Atletismo mas nos site apenas encontro outro Challenge 3000 ocorrido em Fevereiro, será que tem alguma indição extra que me ajude. A inscrição está feita mas falta-me informação. Desde já um muito obrigado e continuação de boas corridas.

    Cumprimentos,

    José Jorge Mota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia José Jorge Mota

      As indicações que encontrei foram aqui:
      http://fpatletismopv.bol.pt/Comprar/Bilhetes/27408-challenge_3000_jamor_2015-estadio_do_jamor_pista/

      Espero que possa ajudar e que lhe corra bem. Se me vir, venha falar-me para o conhecer.
      Eu vou na série sub15

      Um abraço

      Excluir
  13. Obrigado pelas indicações, agora basta saber em que partida sairei. Estou inscrito nos sub12. No domingo passado ainda o vi na Corrida do Oriente mas eu estava numa direcção e você noutra.

    Cumprimentos,

    José Jorge Mota.

    ResponderExcluir