sexta-feira, 1 de maio de 2015

A dar-lhe forte no 1º de Maio

Os 4 ao Km presentes: eu, João Cravo, Orlando e Eberhard. Aqui antes da prova

Tal como em Fevereiro nos 20 Km de Cascais, apontei esta corrida como uma a dar o máximo que pudesse.
Em Cascais, fui surpreendido com um fantástico record de 20 km, minutos melhor do que considerava bom para esse dia. Hoje, a fasquia era alta e a dúvida se aguentaria o tempo todo pois não sabia se o desgaste da recente Maratona de Paris ainda iria manifestar-se.

A minha táctica era: Aquecer bem. Da partida até à avenida do Brasil, começar com calma. Chegar à avenida do Brasil e indo colocando ritmo. Começar a puxar na parte dos túneis até ao Saldanha. Depois, na descida até aos Restauradores, dar o máximo. Com esse ritmo na descida, dava para baixar significativamente a média. depois aguentar e combater o cansaço e a Almirante Reis, olhando muito para o relógio para, ao ver a boa média que ia a realizar, ir buscar forças na perspectiva dum bom tempo.

Fácil no papel. Seria exequível? Pois foi quase tudo como disse. O quase é que até à avenida do Brasil não foi assim com tanta calma mas o prévio aquecimento compensou.

No aquecimento tinha dito que estava uma boa temperatura para correr mas afinal o que parecia não era. Ao fim dum par de quilómetros já se notava que estava abafado. Mas deu para aguentar.

Para se aquilatar bem do valor da marca que realizei, nas 35 anteriores corridas de 15 km, apenas por 4 vezes tinha baixado do 1.23. Aliás, menos de 1.25 já é excelente para mim. Das 4 vezes, uma tinha sido na casa de 1.21 e por 3 vezes nos 1.20: 1.20.20 na Corrida pela Saúde (Hospital Amadora-Sintra) 2007, 1.20.22 na Corrida dos Sinos 2011 e 1.20.51 também nos Sinos 2007 (ou seja, desde 2007 apenas por uma vez tinha marcado 1.20)

Para hoje, a intenção era baixar de 1.24 (o record desta prova estava em 1.24.38) e, muito optimistamente, entrar no 1.22, melhor que isso não me passava pela cabeça. Pois a marca final foi de 1.20.43, 3ª marca de sempre, a melhor dos últimos 4 anos e quase 4 minutos menos que o melhor aqui.

A menos dum quilómetro da meta. Já se nota o desgaste mas o polegar para cima já indicia o grande resultado final
Como podem calcular, fiquei muito feliz com o resultado. Confesso que lá para os 6 receei estar mesmo a abusar mas tinha combinado comigo próprio que iria dar o máximo e que se estoirasse, paciência, iria devagar para a meta mas preferia isso do que cortar a meta sem ter tentado e com a dúvida "e se?"

Razões possíveis para esta marca, extraordinária para mim, vejo como uma preparação para Maratona deixa-nos sempre numa boa forma nos tempos seguintes e o peso a menos que tenho, factores que influenciam tanto fisica como mentalmente!

No final, tempo para exultar também com a fantástica prestação do colega João Cravo que dizimou o seu record dos 15 por perto de 4 minutos! (mais um a provar da forma pós-Maratona mas também do que resulta ir ao Urbano!)

Quanto à prova em si, cujos vencedores foram Youssef el Kalay do Benfica em 47.22 e Ana Mafalda Ferreira do Sporting com 52.57, teve a habitual qualidade e o ambiente bem próprio e especial da comemoração do dia.
Em relação à participação, concluíram 1.389 atletas, menos 162 que em 2014 mas justificável por este ano coincidir com início de fim-de-semana prolongado. Em termos femininos, contabilizaram-se 233 atletas (16,8%)

Para a semana irei realizar um treino longo (para não "perder o jeito"), na semana seguinte vou apoiar amigos à Ultra de São Mamede, regressando assim a corridas a 23 de Maio na 1ª Corrida da Base Naval do Alfeite

E pronto, é tudo desta prova que me deixou muito satisfeito e orgulhoso.
Pensando melhor, ainda falta dizer que é sempre um prazer rever muitos e bons amigos das corridas. Alguns que já não via há um certo tempo.



E aqui depois, já com a missão cumprida!

12 comentários:

  1. Já sabia que tinhas feito um belo tempo, pois o Marco tinha comentado comigo que ias super bem, agora nunca pensei que depois de uma maratona fizesses esse excelente tempo amigo!!!
    PARABÉNS!!!!! :D
    Ahhh valente!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pensavas tu nem eu! Mas quando se luta... :)

      Beijinhos e obrigado!

      Excluir
  2. Bem que disseste que vinhas com bom tempo. Parabéns!
    A próxima é para sub 1h20. OK?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que a próxima é para sub 1h20. São apenas 10 km! (ih ih ih)

      Um abraço e obrigado

      Excluir
  3. Muitos Parabéns João! E isso assim, depois de uma Maratona! Mas como dizes, a preparação de uma Maratona dá-nos arcaboiço para outros voos, mais curtos e mais rápidos e o peso a menos, esse nem se fala: ajuda e muito. Tira-se logo uns bons segundos ao km, só pelo peso a menos. Estás portanto de Parabéns! Pena não te ter visto, mas parti atrás e cheguei atrás :) BEijinho e bom fim-semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ana. Pena não te ter visto, como aliás já sucedeu no 25 de Abril.

      Beijinhos

      Excluir
  4. Excelente!
    Isso é fruto do treino para a maratona e da confiança que vir de uma nos dá!
    Só acho é que essa marca aos 15 km dá, na perfeição, para baixar das 5 horas na maratona! Pelo menos em teoria e nos "manuais" dá mesmo!
    Acredito que seja em Lisboa em Outubro que isso te venha acontecer. O "jogar" em casa também é importante para isso (conhecimento do percurso, não haver desgaste com a viagem, etc). E depois um segunda maratona no mesmo ano (desde que devidamente afastadas obviamente) é excelente para um recorde pessoal!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge

      Quanto ao descer das 5 horas, é curioso que há quem esteja mais preocupado do que eu.
      Eu, numa Maratona, quero é cortar a meta e sentir que a fiz o melhor possível. O tempo é um acessório. Claro que se baixar das 5, ficarei muito contente, mas não é a minha prioridade :)

      Um abraço amigo e parabéns pelo dia de hoje!!!

      Excluir
  5. Grande João! Feito espectacular, principalmente tendo em conta que correste a maratona à tão pouco tempo! Estás numa forma brutal! Qualquer dia não sei não... ;)

    E os 4 ao km mais uma vez em grande! :)

    Beijinhos amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amiga. Estou a tirar os frutos do muito que trabalhei para Paris :)

      Beijinhos

      Excluir
  6. Grande tempo João!
    E a parte final é muito complicada.
    Continuas em grande forma, é só manter:)

    Abraço

    ResponderExcluir