terça-feira, 20 de maio de 2014

Corrida Todos pelo Lince adiada


Deveria ser realizada no próximo sábado pelas 10 da manhã no Monsanto mas a Corrida Todos pelo Lince foi adiada devido ao parecer negativo da PSP por 9 horas e 45 minutos depois disputar-se a final da Liga dos Campeões em futebol com fortes e apertadas medidas de segurança. A nova data será anunciada brevemente.

Assim, centenas de atletas não poderão correr livremente ao ar livre por haver outro desporto que quase coloca cidades em estado de sítio. 

14 comentários:

  1. Bom, julgo ter avido aqui uma falha de alguém, pois a data do Jogo de Futebol já estava marcada com muito tempo de antecedência e a Policia sabia certamente deste acontecimento. Por isso, julgo que este adiamento seria desnecessário se as entidades competentes fossem no mínimo "eficientes" de modo a não deixar a Corrida desde logo se realizar nesse dia, evitando assim este "aborrecimento".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez ouvi alguém dizer que o futebol é como os pinheiros, seca tudo à volta. Este é apenas mais um caso.
      Julgo que mesmo com o jogo no mesmo dia, havia espaço para tudo. Ou será que às 10 já há hooligans a fazerem desacatos?
      Enfim... fiquei pior que estragado!

      Excluir
    2. Não há hooligans mas a final da champions envolve uma logística brutal! Basta ver que os hoteis em Lisboa estão todos esgotadíssimos, são milhares e milhares de pessoas envolvidas, tanto espectadores como segurança, comunicação social, etc etc. Concordo com a Marta, não é um jogo qualquer e está marcado há uns dois anos, houve aí uma distracção qualquer!

      Excluir
    3. E esta corrida está marcada há 2 meses e a 5 dias da sua realização é que a Polícia percebe?

      Excluir
    4. Concordo contigo, mas aí a culpa é da polícia, não do futebol.

      Excluir
    5. Filipe, quando ataco o futebol, não é o futebol como desporto em si que ataco mas sim no que o transformaram.
      Basta ver a importância exacerbada que lhe dão nos orgãos de comunicação social, em completo esquecimento dos restantes desportos, o aproveitamento político do mesmo e a violência que passou a estar associada. Actualmente, a paixão cega de muitos adeptos gera ódio pelos rivais e o que deveria ser um desporto, factor de união, passou a ser de desunião, ódios, guerras e violência.
      Repito, o futebol em si não tem culpa alguma mas sim no que o transformaram.

      Um abraço

      Excluir
    6. E é de salientar que os Hotéis não só estão esgotadíssimos, como no outro dia fiquei parva, ao ouvir na rádio um folano a pedir 2.500€ por um quarto(atenção era só mesmo o quarto) por uma noite (diga-se de sábado para domingo).... Não estaremos a exagerar um bocadinho não!?!?
      O pior é que tenho a certeza que até haja alguém que alugue....

      Excluir
  2. É vergonhoso! Um desastre em termos organizativos! Mas a imagem final que vai passar para o exterior é a de uma final da CL muito bem organizada, com muitos meios à disposição, ignorando-se os custos (não-económicos) para a cidade, entre os quais o adiamento de uma corrida para a qual muitos estão a investir esforço e tempo... Mais uma vez, vence o "parecer bem"!
    Abraço e saudações desportivas.

    ResponderExcluir
  3. Quando aparece gente na comunicação social a dizer que este tipo de eventos (Liga dos Campeões, Euro 2004, etc.) trazem vantagens para o país organizador, eu rio-me. É uma falácia, pois a esmagadora maioria dos portugueses não vai sentir qualquer ganho com isso.


    Para os lisboetas, vai ser um inferno circular na cidade nesse dia;

    Para a economia paralela de aluguer de quartos, vai ser excelente;

    Para os organizadores do evento, idem, na medida em que o governo achou por bem que não pagassem impostos sobre os lucros advindos da organização da Liga dos Campeões;

    Quanto à PSP, certamente têm todo o interesse em estar desde a primeira hora atrelados à liga dos campeões, para sacarem tabém o máximo de proveito (dinheiro) pelo serviço prestado. Eu penso que a recusa tenha sido mais por ai. Destacar o máximo de agentes, para, corporativamente, sacarem o máximo de proveitos, em detrimento da prestação de serviço público.

    Depois a autoridade queixa-se de nao ser respeitada...

    ResponderExcluir
  4. Uma questão “paralela”: As provas de estrada pagam “pipas” de massa à polícia pelo controle do trânsito (e as vezes são muito mal servidas como parece que aconteceu na Meia de Setúbal) mas quem paga os serviços que a polícia presta quando chegam equipes de futebol ao aeroporto ou há festas em praças públicas envolvendo adeptos de futebol e a polícia tem de assegurar a segurança?
    O futebol profissional é um espectáculo que envolve milhões e parece-me que é muito mais beneficiado que a corrida onde realmente os cidadãos praticam desporto e a esmagadora maioria das organizações se vem aflitas para realizarem as suas provas em termos económicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me interroguei várias vezes do mesmo...

      Um abraço

      Excluir
  5. A Corrida do Guincho "entre serra e mar" parece também ser uma vitima do jogo de futebol. Felizemente não foi cancelado, mas hoje recebemos um email sobre uma mudança do percurso (12km => 10.8km) e local de partida (1.5km pela autostrada do original):

    Caros Atletas e Caminheiros,

    Informados, por parte das forças de segurança, da impossibilidade de garantirem o total controlo do trânsito automóvel nos locais mais sensíveis do percurso, vimos por este meio comunicar que procedemos às seguintes alterações na 8ª CORRIDA DO GUINCHO "entre serra e mar":

    a) Novo local de partida / chegada, dos percursos dos atletas e caminheiros, deslocando o mesmo para o campo de futebol da Malveira da Serra.
    O acesso a este local é feito pela EN 247 (Malveira da Serra - Guincho), distando cerca de 1500 metros do secretariado, o qual se mantém no local anteriormente anunciado (Sede da Sociedade de Instrução e Recreio de janes e Malveira);

    b) Novos percursos competitivos e dos caminheiros, decorrendo os mesmos inteiramente nas falésias a norte da praia do Guincho e sem qualquer cruzamento de estradas asfaltadas. Estas alterações reduziram a competição para 10,84 km e 350 metros de desnível acumulado positivo, enquanto o percurso dos caminheiros mantém os 6 km anteriormente anunciados;

    c) Adiamento de 15 minutos na partida dos caminheiros, com a sua partida a ser dada em simultâneo com a partida competitiva, ambas marcadas para as 10 horas, no campo de futebol de Malveira da Serra;

    Para lá destas alterações relembramos que se mantém o local do secretariado, para recolha dos dorsais e outra documentação relacionada com a atividade, o qual estará instalado em Janes ( a 1500 da partida / meta), na sede da Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira.

    Uma vez recolhido o dorsal em Janes, solicitamos que os atletas e caminheiros se desloquem nas suas viaturas para o novo local de partida, dado que a EN 247 não oferece condições de segurança para o trânsito de peões na sua berma e, por seu lado, existe parque de estacionamento em nº suficiente, junto ao novo local de partida, para o estacionamento das viaturas automóveis de todos os participantes na 8ª CORRIDA DO GUINCHO "entre serra e mar".

    ResponderExcluir