quinta-feira, 1 de maio de 2014

Corrida do 1º de Maio quebra barreira do milhar e meio

Jorge Branco, Eberhard, João Branco, eu, Isa e Vítor. Apesar da Isa e Vítor não terem corrido, não quiseram deixar de marcar presença a apoiar os seus amigos, tal como o Orlando a meio da prova, o que denota uma vez mais o espírito da nossa equipa

33ª edição da Corrida Internacional do 1º de Maio, cuja história se inicia em 1982 e onde após várias ameaças, quebrou hoje a barreira do milhar e meio de classificados, batendo o record do ano passado de 1.493, contabilizando-se 1.551 atletas a cruzarem a meta.

Como vencedores, dois atletas em estreia neste quadro de honra, Sérgio Silva do Benfica e Ana Mafalda Ferreira do Estreito, numa prova que contou com 229 atletas femininas (14,8%) e onde o calor que se fez sentir foi um adversário a ter em conta.

A minha corrida foi o oposto da relatado no passado domingo. Ai, na Meia-Maratona de Almada, fi-la toda em prazer de corrida, enquanto hoje foi em sofrimento de início ao fim, apesar da média até ter sido ligeiramente pior que na Meia.
Notei logo nas primeiras passadas do aquecimento que hoje não era bom dia para correr. Há dias assim mas vem no seguimento de nos últimos dias não ter estado bem e tudo pela mesma origem, aquele problema bronco-pulmonar que me atacou em Janeiro e deixou ainda mais marcas do que as que receava.
Vamos aguardar pelos próximos tempos mas estou receoso do que poderá vir a influenciar a nível das minhas corridas no futuro.
O agradável foi a excelente companhia ao longo de toda a prova, (e sem companhia não sei como teria sido hoje...) como foi o caso do João Branco, Jorge Branco, João Cravo e, muito em especial, da Sandra Martins a regressar após um período de lesão e com quem já não tinha o grande prazer de correr ao seu lado há um certo tempo.





=== " === 


Entretanto, quero deixar aqui uma palavra de louvor à nossa atleta Rute Gonçalves que no passado domingo conseguiu um espectacular lugar de pódio no escalão senior feminino no 2º Trail Nabantino. Parabéns Rute!!!

=== " === 

Não poderia deixar passar esta data sem falar no meu grande ídolo. 


Não sou pessoa de ter ídolos mas sim de admirar imenso algumas pessoas, seja em que vertente seja. No entanto, tive um grande ídolo no desporto automóvel, Ayrton Senna, que nos deixou de forma trágica faz hoje 20 anos.

Não comecei a seguir o Senna quando ele começou a ganhar na Formula 1 mas sim uns anos antes, mais concretamente em 1979, tinha ele 19 anos (tal como eu pois a nossa diferença de idade era de 12 dias).
Disputou-se no Autódromo do Estoril o Campeonato Mundial de Karting e fiquei abismado com o virtuosismo daquele brasileiro de capacete amarelo com risca azul e verde. Nas bancadas, disse aos amigos que me acompanhavam que estávamos a ver um piloto que um dia iria ser um grande campeão na Formula 1. E não me enganei.


Nos anos seguintes, onde Senna trilhava o caminho para o expoente máximo do automobilismo, vencendo as diversas formulas de promoção em Inglaterra, para eu poder ir acompanhado a sua carreira, comprava de propósito o Sport-Auto francês para ver os resultados desses campeonatos onde Senna participava e que não eram divulgados cá em Portugal, numa altura que internet nem sonho era ainda.

Em 1984 chegou à F1 com um Toleman, carro que não andava mas que as suas mãos faziam milagres, conquistando 3 pódios com "aquele" carro, quase vencendo no Mónaco.

Em 1985, tive o privilégio de assistir à sua primeira vitória na F1, num muito molhado circuito do Estoril. Nesse dia, começou a nascer a lenda Senna, tal como previ 6 anos antes.


Escuso de falar na sua fabulosa carreira que alcançou nos anos seguintes, nos seus 3 títulos mundiais, 41 vitórias e 65 pole-positions, pois isso é por demais conhecido, num piloto que interagia com o seu carro como se fossem um só moldando-se um ao outro.

À parte da sua lendária carreira, Senna era um ser humano como poucos, com um coração de ouro e que lutava imenso por ajudar a vida dos mais desfavorecidos, sempre de forma anónima e desinteressada.
Criou (incógnito) institutos de apoio a jovens no Brasil, jovens sem nada a quem foram dadas oportunidades de vida.

Como grande ser humano que foi, Senna sabia que a sua fortuna podia ajudar outros seres humanos.

Faz hoje 20 anos que sofri um choque terrível. E não quis deixar passar a data sem falar no que foi, e é, o meu grande ídolo.      



26 comentários:

  1. As melhoras João. Espero que fiques bem rápido. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela excelente companhia, João. Que saudades tinha de correr a teu lado! Saudades dos velhos tempos em que passávamos todos os fins de semana a correr praticamente sempre juntos :)

    Adorei a tua companhia e a companhia dos restantes amigos. Obrigada ao João Branco e Jorge Brando e ao "novo" companheiro de corridas- João Cravo.
    É um prazer ver-vos a correr e uma Honra de ter tido a vossa companhia.

    João, os meus votos sinceros de que recuperes rapidamente, amigo! Força!

    Parabéns a Rute, grande atleta :)

    E bonita nota a Ayrton Senna :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu foste a "grande culpada" de ter feito a prova toda sem andar, pois não queria perder a oportunidade de tornar a fazer uma corrida ao teu lado :)

      Beijinhos e continua a tua recuperação o mais rápido possível :)

      Excluir
  3. Só posso dizer que foi um prazer correr na vossa companhia! Assim vale a pena sair da "toca"!
    João isso vai sitio!
    Um abraço.
    Nota: A Rute ainda vai ir muitas ao pódio!

    ResponderExcluir
  4. As melhoras João. Que esses sinais sejam apenas um aviso de que ainda não estás bom, e por isso trata de te tratar!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Foi um prazer ter ido apoiar-vos. Os amigos são para isso :)
    E desejo-te toda a força do mundo, que esta fase passe rápido pois ainda tens muito que dar ao mundo das corridas. És um exemplo para todos nós e uma referência nas provas populares.

    Beijinhos grandes

    p.s. Agora sou eu a fazer macumbas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras. Vamos ver como vai ser.

      Beijinhos e boa sorte para amanhã :)

      Excluir
  6. Fui uma excelente corrida João, só cheguei ao fim sem ter parado vez nenhuma por ir com vocês :)

    As melhoras.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João e agora prepara-te bem para o próximo Abril :)

      Um abraço

      Excluir
  7. Fui pela primeira vez a esta corrida, e gostei bastante mesmo do indo em treino. O estádio primeiro de Maio é qualquer coisa!

    As melhoras João.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim senhor. E sempre que faço aquela pista, não posso esquecer do que senti quando cortei ali a meta na minha primeira Maratona! :)

      Um abraço

      Excluir
  8. João tem calma que tudo vai melhorar!!! Estamos todos a torcer por isso :))))

    A nossa Rute é um espectáculo!!! :D Que orgulho!!!!

    Beijinhos grandeS*

    ResponderExcluir
  9. Na nossa idade (sobretudo de espírito hehe!) as maleitas físicas demoram mais um pouco a sarar, mas chega-se lá :)

    Abraço e boa recuperação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora fizeste-me rir com essa da "nossa idade" :)
      Ou consideras-me muito jovem ou julgas-te bem mais velho, eh eh

      Obrigado e um abraço

      Excluir
  10. João, é sempre um prazer estar com os amigos.
    A próxima prova vai correr melhor.
    Também gostava muito do Ayrton Senna, foi um choque quando aconteceu o acidente.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Não é nada bom quando temos estes "dias não" nas corridas... :( Mas por outro lado dá mais valor quando é "dia sim". E ainda vais ter muitos pela frente!

    Obrigada pelo apoio, João! :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. As melhoras e como disse o bluesboy, na nossa idade :) as coisas demoram mas melhoram ( opah, a partir dos 29 somos todos jovens ;) ).
    Parabens aos elementos da equipa e aos regressos em forma ( era capaz de jurar que tinha visto a Sandra nas calmas em Sintra, no BES Run).
    Abraços,

    ResponderExcluir
  13. Olá João, após uns dias de "afastamento", aos poucos e poucos vou pondo a leitura em dia :) ...que bela equipinha essa que participou nesta corrida...olha, tiveste um dia menos bom mas tens mais uma no currículo....espero que o problema bronco-pulmonar fique sobre controle o mais rapidamente possível.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se alguma vez ficará sob controlo

      Um abraço

      Excluir