domingo, 13 de abril de 2014

Estafeta Cascais-Lisboa (ou voar na Marginal)

A super equipa de amigos pela ordem que entrámos, da direita para a esquerda, Carlos, Orlando, eu e Vítor

Prevariquei! É verdade, prevariquei e não foi pouco! Sabemos que a Estrada Marginal é uma estrada perigosa com elevada sinistralidade, sabemos que o cumprimento dos limites de velocidade são importantes, mas hoje excedi esses limites durante 5 kms. É que para mim, qualquer coisa abaixo de 5 ao km é excesso de velocidade e realizei a minha légua englobada na Estafeta Cascais-Lisboa a uma média de 4.59, o que para mim é equivalente a voar!

Pela 76ª vez realizou-se a Estafeta Cascais-Lisboa, hoje com a sua edição nº 75. Confusos? Há uma razão. A primeira vez que se disputou esta que é a mais antiga prova portuguesa em actividade, estávamos a 24 de Abril de 1932, foi designada como edição 0, daí a 75ª ter sido a 76ª.

Uma grande clássica que foi deixada morrer pelas entidades competentes em 2007 mas que em muito boa hora a Xistarca recuperou em 2011, passando a ter um cunho marcadamente popular com as várias equipas de pelotão a lutarem pelas melhores prestações, associando-se ainda uma prova em linha de 20 kms.


E aqui reforçados com a nossa bi-Maratonista Isa
137 equipas estiveram hoje em acção, terminando 132, mais 7 que em 2013 e a 23 do máximo das 155 registadas em 2012.
O Reboleira dominou por completo alcançando a sua 3ª vitória nas 4 edições desta nova fase (na vez que não venceram foram 2º). Triunfaram em 1.02.47 e um avanço de 1.09 sobre a Odimarq e 3.28 sobre o Praças Armada.
No capítulo feminino, vitória em estreia do NucleOeiras que, com uma muito jovem e promissora equipa, cortaram a meta em 1.17.16 e um avanço de 4.31 sobre a Garmin e 7.38 do Linda-a-Pastora.

Nos 20 kms em linha, classificaram-se 736 atletas, a 2ª melhor participação apenas batida pelos 839 do ano passado e as vitórias foram para o individual Filipe Januário em 1.10.16 e a norte-americana Amber Sayer cujos 1.16.23 deram-lhe um avanço de mais de 9 minutos de avanço e dizimou o record do percurso que estava em 1.29.42 (diferença de 13.19!)


No final, também com a Sandra Campaniço num regresso que se saúda 
Pelo 3º ano consecutivo os 4 ao Km estiveram presentes. Em 2012 com Carlos, Sandra, eu e Gil, em 2013 o Orlando entrou para o lugar da Sandra (o ano do célebre pódio em Veteranos B) e este ano o Vítor substituiu o Gil. 
Como sempre, cada um deu o que tinha e o que não tinha e realizámos a marca de 1.34.07, o que nos permitiu ocupar o 67º lugar entre 131 equipas.

No meu caso, e como já perceberam na entrada deste artigo, marquei 24.55 o que foi a 4ª vez que baixei dos 25 minutos aos 5 kms, sendo que 3 dessas vezes foram nas 3 que estive presente nesta estafeta. Em 2011 marquei 24.25 na óptima iniciativa Da Estrada à Pista, na pista Moniz Pereira, depois 24.22 na estafeta de 2012, o meu record, em 2013 fiz 24.51 e hoje 24.55

Marquei 4 segundos mais que no ano passado mas nessa edição tive uma lebre de luxo, o Nuno, enquanto hoje segui sempre sozinho. 

O meu percurso começa na subida da Praia de Oeiras para Paço d'Arcos e termina no início da descida do Alto da Boa Viagem para o Jamor, depois de passar aquela subida nada meiga de Caxias para a Boa Viagem.


Sequência da passagem de testemunho do Orlando a mim. Digam lá se não arranquei logo em força?
Arranquei no máximo e marquei 4.47 no quilómetro inicial. De seguida 4.59 no 2º e no 3º, para nos dois últimos registar 5.05 (a subida a fazer os seus estragos). 
Passei o testemunho ao Vítor e a Isa pode constatar como eu estava. Cheguei mesmo no limite e consciente que não poderia ter retirado um só segundo à minha marca. Dei tudo! E quando assim é, só podemos ficar muito felizes por isso.

O Vítor estreou-se numa distância destas e em estafeta e apenas posso dizer que esteve fantástico, como ele decerto explicará no seu blogue.   


E aqui, nas últimas, a passar o testemunho ao Vítor que saiu também a voar!!! (Foto Isa)
Depois de ter ido tanto ao limite, o que convém? Um bom retorno à calma! E foi o que fiz, correndo a quase 7 os 5 kms que distavam da meta, acompanhado pela Isa, a que se juntou entretanto o Orlando.

É sempre um prazer entrar numa prova destas pois o espírito é diverso e cria-se uma união de esforços muito forte, que nem nos permite "levantar o pé" um só segundo que seja pois a nossa preocupação é sempre o colega que nos espera e os que ficaram para trás e que aguardam de nós o mesmo esforço. 

Em suma, uma manhã ricamente passada com aquela alegria que a corrida e seu convívio nos sabem tão bem dar.  




25 comentários:

  1. E voaste! Muito bom! É o que fazem as estafetas, fazem-nos dar o litro e mais qualquer coisa! Saber que a nossa prestação conta para o grupo e não só para nós, faz-nos ir arranjar forças sabe-se lá onde! (quer dizer, saber sabe-se pois milagres não há) mas que puxam pelo nosso melhor, lá isso puxam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão, milagres não há e se damos aquilo, é que conseguimos :)

      Beijinhos

      Excluir
  2. Há dias em que me sinto mauzinho! Caramba também tenho direito!
    Hoje estou num dia assim desculpa!
    Por isso quando vejo a marca que efectuaram em 20 km por estafetas fico a pensar quando era um jovem corredor com a mania que andava alguma coisa e fico a sorrir!
    Mas lá que voaste na marginal lá isto voaste. Hoje, para mim, isso é um andamento supersónico mas não consigo deixar de sorri. Há dias assim e não há nada a fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum... normalmente costumas ser mauzinho... (ih ih ih)

      Um abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. Filipe... "matei-me" todo para fazer este tempo e não aguentava nem mais um quilómetro a este ritmo. Como sabes, 10 kms não são duas corridas de 5 kms... :)

      Também vais lá?

      Um abraço

      Excluir
    2. Tens toda a razão, está longe de ser 2x5km... Não faz mal, eles vão cair mais cedo ou mais tarde!

      Não vou não... Vou à noite à Scalabis Night Race, aqui em Santarém. Tenho pena que seja no mesmo dia, gostava de ir a Constância.

      Excluir
    3. De Constância a Santarém são, qué, 60 km?
      Dá para ires às 2!
      É o chamado bidiario ou estafetas!

      Excluir
  4. Os torpedos amarelos voltam a atacar :) ....parabéns pelo "voo".
    Nunca fiz uma estafeta destas, mas acredito que se corre muito pelos "outros", pelo que se dá o que se tem e o que se não tem.
    Hmmm...eu sei que 10km não são 2x5km....mas que é um bom treino de ritmos par chegar aquilo que a malta sabe, é....e depois estes 5km incluíam subidas que tiram preciosos segundos e fôlego...eu continuo a acreditar!!!
    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh.....esqueci-me....e gostei das fotos do teu arranque, cheio de convicção e confiança...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois Carlos... mas acho que ontem apercebi-me da limitação que tenho agora. Dar o máximo sem os pulmões estarem a 100% retira resistência e cheguei aflito ao final dos 5. Ontem acho que me apercebi que os 49.59 devem passar a miragem. No passado estive lá quase. paciência. Já consegui coisas que nunca acreditei, como estas duas maratonas, em especial a de Sevilha, como estava e como a fiz :)

      Um abraço

      ps - Mas quem me conhece sabe que nunca deixo de lutar. Nem quando aos 80 já andar de bengala... :)

      Excluir
  6. As fotos do teu arranque estão espectaculares! Isso é que garra!
    Mais uma vez repito...depois não venham dizer que os 4 ao km não correm a 4 ao km...Realmente não correm...VOAM! :)
    Grande equipa! São um orgulho!

    Quanto ao meu Vitor, esteve super bem para estreia na distância. Mesmo muito bem! Sou uma namorada babadissima :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tens toda a razão para seres uma namorada babadissima! :)

      Beijinhos :)

      Excluir
    2. Quem está todo babado sou eu ;)

      Excluir
    3. João, gostei muito de ter participado nesta estafeta.
      A equipa portou-se muito bem, todos deram o máximo em prol do conjunto.

      Abraço

      Excluir
  7. Parabéns João, excelente prestação!

    Eu estive quase sempre ao teu lado na partida do terceiro percurso (era o rapaz de laranja), mas tive vergonha e não meti conversa contigo :)

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vergonha?!? Vergonha porquê?
      Não te reconheci (são tantas as caras...) mas para a próxima fala :)

      Um abraço

      Excluir
  8. Concentradíssimo!
    Pode ser que os ares Ribatejanos tê surpreendam!
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olha João não sou muito fã das estafetas já fiz uma em 2007 (Régua -Vila real)e correu tão mal...abraço e parabéns por continuar com esta pagina a divulgar a corrida que vai muito mais alem que um simples blog.ABRAÇO

    ResponderExcluir
  10. Oh para mim ali! Muito obrigada por todo o apoio e parabéns pelo excelente desempenho! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E parabéns também a ti pela tua excelente prova :)

      Beijinhos e boa continuação

      Excluir
  11. Excelente tempo João,

    Aquela primeira subida (que coincide com o inicio da marginal á noite) e a do Alto da Boa Viagem, não são pêra doce.
    Quem dá o seu melhor a mais não é obrigado.

    Parabéns

    Manuel Nunes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. A primeira ainda se faz bem pois está-se folgado, mas a do Alto da Boa Viagem já dói! :)

      Um abraço

      Excluir