domingo, 6 de abril de 2014

Corrida dos Sinos - Uma clássica imperdível

Com a Marta que fez uma prova extraordinária. Mas para saberem pormenores, terão que ler o seu blogue! :)

Há provas que nunca queremos perder por serem especiais, é o caso da que participei hoje pela 7ª vez, a Corrida dos Sinos, o equivalente a dizer que conquistei hoje o meu 7º sino. E, começando já pelo fim, o susto que apanhei, pensando que ficava sem este sino!

Ia para o carro, após a prova, e estava a descer um passeio de certa forma íngreme, com um saco na mão, onde estava o meu sempre apetecido sino. Apesar de haver estrada, um ciclista decidiu descer pelo passeio, que nem é muito largo, e ganhou balanço pela inclinação. Ao passar por mim, bate com o guiador no meu braço (por acaso não me magoou), o que foi o suficiente para atirar o saco ao chão. O ciclista desapareceu ao fazer a curva um metro a seguir, e nem uma palavra deu, eu pego no saco e... vi o meu rico sino feito em cacos! Eu que tenho um carinho tão grande por esta minha colecção de sinos mafrenses! 

De imediato voltei atrás para ir falar com alguém da organização, a ver se havia hipótese dum novo. Onde o carro ficou ainda era a uma certa distância e quando cheguei, estavam já a arrumar tudo. Mal contei o sucedido, de imediato deram-me um inteirinho, o que só abona, se mais fosse necessário, à simpatia de todos os que ano após ano mantêm de pé esta verdadeira clássica das nossas estradas.

E assim, tenho agora 7 sinos, o que perfaz uma verdadeira escala musical. (ver a última fotografia deste artigo e digam lá se não é uma colecção bem bonita? E de que me orgulho!)

Antes, tinha recebido uma prenda de anos muito especial, da parte da Sandra e Nuno. Um saco. Só que não é um saco qualquer. Vejam pelos vossos próprios olhos :)
  
Recordação dum momento muito especial vivido em Sevilha!


Foi a 32ª edição desta corrida de 15 quilómetros que viu a sua edição de estreia ocorrer em 1983 e que depois de andar por Fevereiro e Janeiro, posicionou-se, desde 2002, em Abril.

Hoje classificaram-se 1.516 atletas, mais 180 que no ano transacto e a melhor participação desde que a prova ocorre em Abril. O record continua a pertencer a 1990 quando cortaram a meta 2.027 atletas.
Dos 1.516, tivemos 195 atletas femininas (12,9%). A estes totais, juntam-se um número não divulgado de atletas e caminheiros que participaram na 13ª Corrida dos Sininhos, uma prova de carácter não competitivo com 6 quilómetros.

Carlos Silva, a representar o Reboleira, foi o vencedor em 48.36, ele que já tinha ganho aqui em 2006 e 2007, então com a camisola do Sporting. João Vieira a 3 segundos e Miguel Quaresma a 7, ocuparam os restantes lugares do pódio.
Pódio que no caso feminino foi ocupado por Ana Mafalda Ferreira, que venceu aqui pela primeira vez (54.27), sendo seguida pelas duas primeiras do ano passado, Elisabete Lopes (56.12) e Margarida Dionísio (58.04)

Rumo à meta

Quanto a mim, e apesar deste percurso não ser propriamente fácil, os meus 2º e 3º melhores tempos em 15 kms foram aqui alcançados. 1.20.22 em 2011 (a 2 segundos do meu record!) e 1.20.51 em 2007. Ora após ter feito há duas semanas 52.33 nos 10 kms da APAV, coloquei como objectivo realizar aqui 1.22, o que seria uma óptima marca. No entanto, faz hoje uma semana, constipei-me o que, atendendo ao recente problema bronco-pulmonar, deitou-me bastante abaixo e apenas treinei 5 kms durante a semana.

Assim, e ainda um pouco debilitado, o objectivo passou a ser tentar baixar de 1.30 o que consegui, 1.28.26 de tempo real. Fui certinho e apenas custou-me a subida do viaduto. Após a meta, tive uns 2 ou 3 minutos com certas dores na caixa mas que passaram.

Idealizava uma prova de ataque daqui a duas semanas em Constância, a tentar "aquele tempo", mas esta constipação veio colocar de lado essa ambição. Irei dar o meu melhor mas ainda não será desta "aquele tempo". 
E convém despachar-me pois os anos estão a passar e não sei como será com este "presente" que recebi em Janeiro.

Mas desde que possa ir correndo e seja feliz, está tudo bem! :)





Olha que bonita colecção!

28 comentários:

  1. Não contes a ninguém mas se não te dessem um sino novo eu oferecia-te o meu da primeira edição (que ninguém me venha pedir isso que eu não dou, só para ti mesmo e num caso desses), não é assim tão bonito (é apenas de barro cozido) mas é o primeiro!
    Muito feliz por estares a recuperar e um grande abraço CAMPEÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas esse não o queria pois é teu e muito teu. Tu é que o conquistaste!
      Agora o de hoje, ainda por cima quando a meio da semana andava cheio de dores na caixa torácica, dizia para mim mesmo "tenho que ir ganhar aquele sino", e agora ficava em cacos?!?
      Ainda estou para perceber porque é que aquele ciclista foi pelo passeio (com a estrada livre!) e nem uma palavra deu pelo sucedido. Aliás, nem se dignou a olhar!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Antes de mais...parabéns por mais uma prova concluída, uma que te é muito especial (nota-se bem na forma "carinhosa" como escreves sobre ela). Tens aí uma bela colecção de sinos, e seria realmente uma pena se por causa de um ciclista estúpido (acidentes acontecem, mas não parar e dar uma palavrinha, pedir desculpa e perguntar se está tudo bem seria o mínimo...por isso estúpido, e estou a ser simpático) ela ficasse incompleta.
    As melhoras rápidas, e quem sabe não possas tentar na mesma "aquele tempo".....mas o importante é ficares bem.
    Abraço e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida que esta é daquelas provas que tenho um carinho especial. É uma corrida, digamos, "à antiga" no bom sentido e penso que muitos entenderão o que quero dizer :)

      Um abraço

      Excluir
  3. Nem queria acreditar quando me contaste do sino em cacos... mas felizmente que te deram um inteirinho.
    Infelizmente à pessoas que não têm qualquer olhar sobre o outro. Mas enfim.. falemos de coisas melhores...

    Apesar de teres estado constipado e de isso ter influenciado o teu treino durante a semana, julgo que estiveste muito bem nos sinos :D

    Beijinhos e agora é treinar... porque nunca se sabe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora imagina-me quando vi o meu rico sino em cacos... Mas tudo se compôs!
      Sim, estive bem, estive. Só não gostei da sensação nos 2 ou 3 minutos após ter acabado mas tudo bem.

      Nais uma vez... PARABÉNS MARTA! Foste um espectáculo, além do espectáculo em si que é ver-te correr com essa alegria :)

      Beijinhos :)

      Excluir
  4. Muito bom, parabéns mais uma vez por uma boa prova! Fiquei cheio de vontade participar nesta prova, nem que seja por esses sinos que realmente são muito giros. Ah, e percebo perfeitamente quando dizes que é uma prova "à antiga", são as minhas preferidas também. Por falar em provas à antiga, espero encontrar-te lá para Outubro nos 20km de Almeirim :) Grande abraço e parabéns pela 294ª!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... só que este ano, excepcionalmente, não vou a Almeirim. Tenho pena mas não dá. Não vou correr 20 kms uma semana antes da Maratona do Porto.

      Só uma rectificação, foi a 292ª e não a 294ª :)

      Um abraço

      Excluir
    2. Oh..que pena..pensava que vos ia encontrar por cá... Mas compreendo, o ano passado também os corri uma semana antes do Porto, ainda por cima para record pessoal, e depois paguei bem na maratona... Enfim, fica para 2015.

      Excluir
    3. Exacto, regressarei em 2015 à sopa da pedra!

      Excluir
  5. Parabéns João! Apesar de estar debilitado fez um bom tempo. Gosto muito dessa colecção de sinos. Muito gira! Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sílvio e parabéns para ti por ontem!

      Um abraço

      Excluir
  6. Primeiro que tudo parabéns!
    Pela prova e pelos vistos pelo Aniversário ( que contes muitos, de boa saudinha, a correr muito e a contar por este canto, que vai haver muito gente a (continuar) a ler).
    Agora...tirando a má educação, falta de civismo e de ser obviamente uma....quadrada não percebo a implicância com o ciclista!
    Se não fossem os esbanjadores da organização a darem outro inteiro ficavas também com um puzzle 3D!
    Realmente! ;)
    E é realmente uma bela coleção.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Que inveja, gostava muito de ter participado este ano mas infelizmente não conseguia mesmo!

    Parabéns por mais uma prova João!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. É só sinos atrás de sinos e eu sem nenhum...
    Parabéns João! Fizeste uma óptima prova tendo em conta a semana que tiveste. Quanto aquele assunto que a gente sabe, pode estar complicado mas nunca se sabe...e esse dia vai surgir que eu sei...o meu feeling de mulher nunca me deixou mal ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso é um feeling teu... é que vai acontecer de certeza absoluta! :)))

      A ver se para o ano tens o teu primeiro sino :)

      Beijinhos

      Excluir
  9. É um bonita colecção, sim. :) E foram simpáticos em dar-te um sino de substituição.
    As constipações deitam qualquer um abaixo, ainda és um jovem com muitos kms para correr! :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E simpáticas são as tuas palavras... :)

      Beijinhos (e mais uma vez, parabéns!)

      Excluir
  10. Não fui... Snif, snif... Estou tão triste.
    Mas era impossível: primeiro dia de MDS, não dava. Acho que nem conseguiria correr.
    Parabéns pela prova! O saquinho é um belíssimo presente! Ai, os amigos! Que dádiva!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem terias agora cabeça para isso! :)

      Beijinhos e tudo a correr pelo melhor!

      Excluir
  11. Parabéns por mais um sino!
    Tenho 6 sinos e são dos troféus mais bonitos que recebi.
    Ainda bem que te deram outro sino, seria realmente um grande desgosto.
    E em Constância...nunca se sabe.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo!

      Esquece "aquilo" em Constância. Isto não anda bem.

      Um abraço :)

      Excluir
  12. Bem me parecia que o conhecia de algum lado!!! Fui eu que lhe disse já perto do final que tinha que justificar os 4 ao kms da camisola!!! Nelson Barreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já me lembro! No viaduto, não foi? :)

      Mas 4 ao Km significa outra coisa. Nós não dizemos que corremos a 4 ao km mas sim que corremos nos 4 ao km. Tem a ver com o facto de inicialmente sermos 4 amigos e não com velocidade. Mas que dá sempre azo a confusões :)

      Um abraço

      Excluir
  13. Parabéns João pela prova.

    É um luxo ter quase 300 provas. Eu tenho para aí um décimo disso, cerca de 30.

    Ainda bem que deram um sino de substituição.

    P.S.: Não sabia se a Isa tinha ido, ou não, aos sinos, mas como ela costuma passar por mim a cerca de 2/3 da prova, deve ter sido por isso que eu apertei, e bati o meu record dos 15 kms. eheheheh!

    Abraço.

    Fernando Varela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando me cruzei contigo, vi que ias bem, como se comprova pelo record dos 15 :)

      Um abraço

      Excluir