quinta-feira, 3 de abril de 2014

Chamem-me esquisito, embirrante, antiquado. Chamem-me o que quiserem, mas...

Já aqui aflorei o tema a propósito do corredor/runner. Sobre os nomes das provas, tenho andado a evitar mas ao saber o nome de mais uma nova, não resisto. 

A juntar à grande invasão de runners, training, running crews e outros, agora há a moda (?) de colocar nomes de provas nacionais em inglês. Com que fim, não sei, pois nem sequer são provas internacionais, mas mesmo que o fossem, não vemos essa subserviência noutros países.

Atenção que nada tenho contra estas provas em si, mas apenas pela designação que adoptaram. 
Alguns exemplos: (tudo provas recentes...)
- Running to the Sunset
- Cork Trail Running
- Beach Run Matosinhos
- Leiria Xmas Night Trail
- BES Run Challenge
- Night Run
- Run Sintra Trail by Night
- Scalabis Night Race
Haverá necessidade destes nomes? Um Running to the Sunset será mais "cool" do que uma Corrida ao Pôr do Sol? Seria foleiro uns Trilhos da Cortiça mas Cork Trail Running já tem pinta? Corrida Nocturna não vale nada, ao contrário de uma Night Run (oh yeah!)?
Sinceramente não entendo esta fobia de inglesar tudo.

Já me disseram que é uma guerra perdida e nem vale a pena perder tempo com isto. Tanto quanto sei, ainda tenho direito à minha opinião. Se for a contraciclo, paciência. Mas também não pensem que sou um purista. Não vamos ser radicais e também emprego algumas palavras estrangeiras quando se justifica. Além de haver algumas que são tão técnicas que se compreende a sua utilização. É o caso de trail, apesar de haver a palavra trilhos, trail já tem outra abrangência. Como fartlek é um nome técnico, ou na Formula 1 existe a pole-position, etc. São casos específicos. Agora chamar de night a uma nocturna, runner ao corredor, running crew a uma equipa, não terá lógica.

Ou então sou eu que sou esquisito, embirrante, antiquado e sei lá mais o quê. E provavelmente deveria terminar este article dizendo que no Sunday vou à Running Bells, junto ao beautiful Convento of Mafra, uma race com 15 kilometers e que finishes dentro do stadium. Parvoíce por parvoíce...  

31 comentários:

  1. Se formos esquisitos, etc., tudo bem, mas também alinho nesta crítica. Costumo comentar com os meus familiares não só os nomes que teimam em atribuir às provas, como os palavrões que a imprensa, principalmente a televisão, teima em usar, mesmo que todos soubessem o que eles querem dizer. Para facilitar, e dado que somos, seguidores da alemanha, mais uma vez, que seja usada a língua alemã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pelos menos "eles" são uns paus mandados daquela senhora...

      Um abraço

      Excluir
  2. A minha guerra é: Não comento, não participo, finjo que não entendi, digo que não falo inglês, etc Por mim é assim com tudo o que está em estrangeiro.
    Concordo com tudo o que disseste e mais, assim não corro o risco de ir ao engano, tenho dito, beijinho

    ResponderExcluir
  3. Compreendo e concordo com a base do texto...mas também cometo algumas estrangeirices ;-)

    Forte abraço amigo deste LoveRunner ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço Nuno e estou a torcer por vocês domingo :)

      Excluir
  4. João, não concordo minimamente contigo. De facto, escrevi-te uma carta aberta que publiquei no meu blog. Espero que não fiques chateado.

    http://quarentaedoispontodois.blogspot.pt/2014/04/carta-aberto-ao-joao-lima-lemon-john.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito me ri agora!!!!!! Está um espectáculo!!! :)))))

      Ha ha ha ha!

      Um abraço :))))

      Excluir
  5. Não podia estar mais de acordo!
    APOIADO!

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo João,

    Não estás sozinho, pois há muitos anos que luto contra essa mania que os nomes em inglês são mais bonitos e têm mais impacto.
    Nem sei como classificar esta moda que me entristece porque acho que revela uma grande submissão e falta de amor à nossa cultura e à nossa Pátria.
    Ao contrário do futebol, que numa primeira fase da sua implantação usou muitos termos ingleses, e doutra forma não podia ser, pois se não havia por cá a modalidade também não podia haver nomes em português, nas corridas não faz sentido tal uso e abuso dos anglicismos.
    Nos 50/60 era chique e altamente culto falar francês. Nos anos 70 a moda virou para o inglês…
    Recordo que o primeiro Centro Comercial em Portugal chamava-se Drugstore Apolo 70, mais tarde vieram os Shopping Center, mas, hoje, felizmente, já é raro ouvir-se esses nomes, mas sim o tão português e não menos bonito ou interessante Centro Comercial!
    Por fim, deixo mais um nome duma prova que eu mais aprecio e acho uma pérola: Leiria Christmas Night Trail…

    Podem chamar-me Dom Quixote, mas vou continuar a lutar contra estes moinhos anglicistas!

    Um Abraço, João.

    Orlando Duarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo sempre oportuno comentário, Orlando!

      Um abraço

      Excluir
  7. ah ah ah ah João! Olha... se tu és por isto "esquisito, embirrante, antiquado e sei lá mais o quê." eu sou EXACTAMENTE o mesmo que tu!!! Tal e qual! Também as uso, as inglesas nas mesmas circunstâncias que tu, exactamente... e partilho igualmente e causa-me uma certa aversão este inglesar da lingua...só...porque sim, não encontro razões... É óptimo para tentar dizer por exemplo ao meu pai que tem a 4ª classe tirada há 70 anos, que vou á Corrida . "bla bla bla bla bla...." Nunca na vida ele vai entender o nome da Corrida, é óptimo para excluir as pessoas... isso sim! No fim, acho que é a imagem do povo: somos uns vendidos, a ideia do que vem de fora é que é bom...pensava eu que estaríamos a mudar...mas nã, nada disso, acho que estamos é cada vez pior.... E eu de patriota tenho pouco - daqueles de andar a bater no peito, mas porra! Sou Portuguesa, vivo em Portugal onde a Língua Portuguesa é A NOSSA....porque raio vou andar a meter 8 palavras inglesas em cada frase de 10 palavras? Se quero comunicar com o mundo mas o mundo que me rodeia é maioritariamente Português? Com que necessidade? nenhuma! Com que intuito? Não faço a mínima ideia...

    E se a ideia é "ser pra frentex"...eu acho que se encaixa mais em coisa de "atrasados"... Mas é como dizes, provavelmente a atrasada sou eu que devia ter comentado esta tua publicação (sempre impliquei com "post"...) totalmente em Inglês...ou outra língua, qualquer...

    ResponderExcluir
  8. Ahah! :) Pessoalmente não tenho nada contra os inglesismos (como sempre foi a minha língua de trabalho, às vezes dou por mim a usar muitos), mas entendo que se esteja a cair num exagero...
    No entanto, pelo menos na sua maioria, não creio que se trate de pedantismo por parte das organizações. Infelizmente (e digo infelizmente porque adoro a língua portuguesa), acho que é uma tendência da globalização e será cada vez mais comum.
    Pensa assim, ao menos não é Kurrida da Kortixa e Kurrer ao Por do Xol (nem imaginas a quantidade de testes, sim TESTES, que já corrigi nesta "língua"... e não estamos a falar de crianças.)
    Beijinhos, ou melhor, Kisses! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pouco tempo falei com uma professora de História de Arte do secundário que me disse que num teste avisou os alunos que descontava uma décima por cada erro de português. Acabou de desistir da ideia pois havia alunos que ficavam com nota negativa. Atenção, quando digo negativa não era menos de 10, era menos de 0, imagina!!!
      Tudo exactamente por causa dos xis, kapas, etc

      Beijinhos e força para domingo! :)))

      Excluir


  9. Concordo em tudo o que foi escrito! Dizem que não vale a pena contrariar essa tendência, mas vale a pena discordar disso!
    "Correr em direção ao Pôr do Sol" atrai-me mais que "Running to the Sunset" que até parece título de filme no clube de video!
    Mas já agora... vê lá se mudas o nome do blog para JoãoLimaRede... ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome deste blogue é igual à da minha página, JoaoLima.net, ora nas extensões de página, não existe o .rede... :)
      E tal como referi, não sou radical, há determinados termos que são específicos :)
      Concordo em absoluto que o "Correr em direcção ao pôr do sol" até era mais atractivo...

      Um abraço

      Excluir
  10. Caro amigo(Dear friend),
    Subscrevo por inteiro.
    Acrescento apenas que, face à aberração de "Acordo Ortográfico" que nos impingiram, às vezes também tenho vontade de mandar algumas calinadas (calinaith’s, kalinadas, etc.) estrangeiradas ou inventadas na hora, WTF!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois... por aí também me podem chamar de esquisito, embirrante, antiquado e sei lá o que mais mas não sigo essa aberração, como chamas e bem, desse acordo que não acordei nada.

      Um abraço

      Excluir
    2. Concordo com o texto. A conclusão que cheguei é que escrevendo em inglês podem por as inscrições mais caras. As inscrições nessas provas têm geralmente preços altos. Jose Henrique Martins

      Excluir
    3. Escrevem em inglês para anunciar que os preços da inscrição são mais caros que o costume. Parece-me que é isso que se passa quase sempre. É preciso decifrar a mensagem como no tempo da outra senhora. Saudações desportivas.

      Excluir
    4. É um ponto de vista interessante...

      Excluir
  11. Amigo João, 5 estrelas o texto está fantástico e é a verdade o que se passa no nosso país,toda a gente ou quase toda tenta inglesar aquilo que é genuinamente português, alguns dos sites para inscrições de atletismo estão completamente em inglês e eu já tive de recorrer ao tradutor para perceber o que queriam..
    Acontece no atletismo como acontece na vida geral. Os nossos governantes quando vão passear discursar á nossa conta para Bruxelas e arredores também falam em língua estrangeira, desconhecendo o país que lhe deu o ser. Acho que não há coisa mais desagradável do que estar a ouvir o Sr Paulo Porta o sr Pedro Coelho a discursar na televisão em língua estrangeira sem legendas, Claro quem não sabe línguas deliga a televisão
    Coisa idêntica passa-se no nosso Algarve, está tudo direcionado para o estrangeiro, muito poucas coisas para ver em português.
    Estamos a ser colonizados não tarda.
    Força e um abraço.
    Mário Lameirão

    ResponderExcluir
  12. Só quero dizer isto... Foste brilhante e subscrevo por baixo :)

    O que me ri :D

    Beijinhos e continua sempre a debitar a tua opinião!!! :)

    ResponderExcluir
  13. Excelente João. Não sendo um radical nesta questão, estou 100% de acordo contigo, embora dê comigo de vez em quando a "pecar" (por distração). Trilhos do Perneta teria ficado giro como One legged Trail...não...não me parece :)
    Abrace e have uma boa Running Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa do One legged trail seria espectacular! :)

      E não, não sou radical mas há coisas que são demais e caiem no ridículo

      Um abraço, Carlos

      Excluir
  14. Só agora tive tempo para comentar este teu artigo de grande importância, mas tenho desculpa :)
    Já sabes que concordo inteiramente with you.
    E identifico-me com os valores da nossa running crew hehehehe =P
    Beijinhos godfather AHAHAHAH =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos nós metemos uma ou outra palavra inglesa no meio duma conversa. Isso é uma coisa, outra é intitular eventos, que vão ficar para sempre, desta maneira. Ficam sempre conhecidos dessa maneira sem justificação...
      Kisses, colega da running crew :)

      Excluir